APRO e ONU Mulheres juntas na Aliança Sem Estereótipos no Brasil

APRO e ONU Mulheres juntas na Aliança Sem Estereótipos no Brasil.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

A APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) anuncia a assinatura da carta de adesão à Aliança Sem Estereótipos no Brasil. A APRO se torna, assim, a mais nova aliada da iniciativa da ONU Mulheres, firmando o compromisso com ações de conscientização e fomento de melhores práticas para promover a equidade de gênero dentro dos sets de filmagem e, assim, maior diversidade nas produções audiovisuais.

“A parceria com a ONU Mulheres é extremamente importante e fundamental para toda a cadeia produtiva. A Aliança Sem Estereótipos já tem um grande engajamento por parte das empresas anunciantes. Nós já vínhamos trabalhando a pauta de equidade de gênero com o FreeTheWork e conseguimos avançar muito no que tange à representatividade de diretoras de cena. No entanto, quando olhamos para o restante do mercado audiovisual e da publicidade e a representatividade em posições de liderança de equipe, vemos que ainda existe um longo caminho pela frente em diversos setores como fotografia, edição e direção de arte, por exemplo”, afirma Marianna Souza, presidente-executiva da APRO.

Lançado no festival de Cannes Lions de 2017, a Aliança Sem Estereótipos tem o objetivo de promover a igualdade de gênero na publicidade ao eliminar a reprodução de estereótipos por meio de reflexões e ações conjuntas com os principais agentes do setor publicitário e  vem conquistando avanços com agências e anunciantes, oferecendo dados como a pesquisa Todxs, treinamentos exclusivos, participação em eventos, treinamentos internos e produzindo conhecimento por meio de indicadores-chaves de performance (KPIs).

Com uma atuação mais direta com esse público desde a sua criação, a Aliança Sem Estereótipos conquistou grandes avanços na pauta ao criar uma rede de troca de informações e experiências, que contribuíram para a construção de campanhas mais igualitárias e capazes de representar as mulheres em sua pluralidade.

Agora, em um segundo momento, a Aliança Sem Estereótipos busca expandir o movimento para toda a cadeia produtiva da indústria criativa, inclusive o mercado audiovisual. “A parceria com a APRO é estratégica para expansão da atuação da Aliança Sem Estereótipos para o audiovisual bem como para alcance de mais organizações na publicidade. Com seu compromisso de apoio às ações de conscientização, bem como levantamento de dados e o fomento de melhores práticas que visem promover a equidade de gênero dentro dos sets de filmagem, poderemos criar condições para maior presença de mulheres diversas nas equipes”, Daniele Godoy, gerente da Aliança Sem Estereótipos no Brasil

Para dar início à parceria, foram desenvolvidas algumas metas para, juntamente com as empresas anunciantes e agências, gerarem impacto no setor, sendo elas: pelo menos 1 Diretora na fase de concorrência; porcentagem progressiva na participação de mulheres nas equipes técnicas: 20% de mulheres na composição da equipe no 1º ano, 30% no segundo ano e 50% do total no quarto ano; estimular que as posições de liderança sejam ocupadas por mais mulheres diversas.

As medidas contribuem para a promover a transformação social, em que as mulheres tenham seus direitos respeitados, erradicando estereótipos prejudiciais, priorizando o seu protagonismo e incluindo abordagem interseccional, além de buscar por equipes mais diversas durante o processo criativo a fim de se alcançar um perfil mais amplo da sociedade brasileira em propagandas e conteúdos.

 

Leia outras notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/agencias/aprosom-lanca-evento-com-formato-digital-papo-sonoro/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
Spotify cria nova frente de receita para podcasts no Brasil com avanço do vídeo

Spotify cria nova frente de receita para podcasts no Brasil com avanço do vídeo

Durante anos, o podcast foi essencialmente um formato para ouvir. Essa definição, porém, já não dá conta do que acontece dentro das plataformas. O vídeo ganhou espaço, os programas passaram a disputar atenção também pela imagem e os creators encontraram novas maneiras de transformar audiência em negócio. É nesse cenário

A criatividade nos permite ainda sonhar, ou só otimizar? por Daniel Prestes, Saga

A criatividade nos permite ainda sonhar, ou só otimizar?

Philip K. Dick é um daqueles autores que me ajudaram a enxergar o mundo através de reflexões profundas. Seu livro “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?”, de 1968, inspirou o clássico do cinema Blade Runner. O que me fascina nessa obra é que a discussão tem menos a ver com robôs

El Ojo 2026 terá cinco brasileiros na presidência de júris

O Brasil terá cinco profissionais na presidência de júris do El Ojo de Iberoamérica 2026, que chega à 29ª edição de 11 a 13 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina. A participação brasileira está entre as novidades anunciadas pelo festival, que também incluem duas novas premiações, os integrantes do

Sabrina Sato questiona rótulos sobre TDAH em campanha da Apsen

Sabrina Sato questiona rótulos sobre TDAH em campanha da Apsen

Os rótulos e julgamentos que acompanham pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) estão no centro de uma campanha da Apsen, criada pela agência Cacau, que passa a contar com Sabrina Sato como embaixadora. Diagnosticada com TDAH, a apresentadora leva suas experiências para “TDAH Levado a Sério”,

Nestlé abre academia gratuita de gastronomia e café em São Paulo

Nestlé abre academia gratuita de gastronomia e café em São Paulo

Uma casa de 270 metros quadrados em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, passa a funcionar como espaço de formação profissional para jovens interessados em gastronomia e barismo. A Nestlé inaugurou a Academia Gastronomia & Café, que reúne atividades práticas e teóricas nas duas áreas. O projeto é

Acelerado por ecommerce.CAMP/portais Portais de alta performance com IA que aprendem a cada visita,
indexados e otimizados para SEO, GEO e LLMs, em piloto automático.