MarcasPeloMundo_branco

ABA anuncia novas lideranças do Comitê de Sourcing

Gerente de Compras de Marketing e Retail da L'Oréal, a profissional Lívia Barros acaba de assumir a presidência do Comitê de Sourcing da ABA.

Gerente de Compras de Marketing e Retail da L’Oréal, a profissional Lívia Barros acaba de assumir a presidência do Comitê de Sourcing da ABA, no lugar de Sheila Vieira, Procurement Director do Grupo Boticário. Sheila possui uma sólida carreira no varejo e, com passagem por grandes marcas, como Mc Donald’s e na Johnson&Johnson, participou por sete anos do Comitê de Sourcing da ABA, sendo os três últimos na posição de presidente.

Lívia Barros, que já atuava como vice-presidente do Comitê, está há sete anos na L’Oréal Brasil, sendo responsável pela gestão das categorias de e-commerce, mídia, digital, influenciadores, eventos, CRM, pesquisa de consumidores, materiais e serviços de marketing e retail, com aplicação de soluções estratégicas nas aquisições com foco em inovação, sustentabilidade, responsabilidade social, custos competitivos, relacionamentos sólidos com fornecedores e compromisso ético. “Seguirei engajada nas entregas do Comitê, compartilhando conhecimento, tendências e boas práticas, seja em reuniões, eventos ou publicações, para cumprir com sua missão, de debater conceitos, definir e compartilhar as melhores práticas, apoiando os profissionais da área para otimizarem a competência e a sinergia de Compras e Marketing”, discorre.

O Comitê de Sourcing da ABA recebe também Aline Meneses, que passa a atuar como vice-presidente ao lado de Aline Rabboni, Gerente de Compras de Marketing da Natura&CO – Cluster Brasil. Aline Meneses tem 17 anos de carreira na área de compras de Serviços e Materiais de Marketing, Publicidade e Propaganda, Mídia, Industrial, MRO e Logística em empresas Multinacionais de Grande Porte, como Heineken, Coca-Cola e atualmente no Grupo Boticário, onde atua há quase 9 anos, exercendo o cargo de Gerente de Suprimento para as categorias de MKT, Eventos e Comunicação e liderando uma equipe de compras de Marketing com foco em desenvolvimento de pessoas, projetos de geração de valor, automatização e simplificação de processos. “Chego a este time com muito entusiasmo e a missão de contribuir com os profissionais de Marketing e Compras, compartilhando boas práticas sobre como comprar melhor, identificando oportunidades e trazendo inovações que possam otimizar adequadamente os investimentos da área”, pontua.

“Recebemos Aline Meneses com muita alegria no Comitê. Ela traz todo seu know-how para contribuir com as iniciativas da ABA para apoiar os profissionais de marketing e compras para que, juntos, possamos transformar nosso ecossistema publicitário em um mercado mais justo, ético, transparente, responsável e sustentável”, discorre Aline Rabboni.

Os Comitês coordenados e promovidos pela ABA têm a importante responsabilidade de compartilhar conhecimento, debater e refletir temas relevantes, e propor soluções que apoiem nossos associados e o mercado, como tendências e boas práticas globais de marketing e comunicação, cumprindo o propósito da Entidade, de mobilizar o marketing para transformar negócios e a sociedade.

Lívia Barros substitui Sheila Vieira, que realizou um excelente trabalho no Comitê de Sourcing da ABA, contribuindo com entregas relevantes, difundindo boas práticas no que diz respeito aos setores de Compras e Marketing, reforçando sempre a defesa pela livre negociação e a importância do contrato certo como base para um relacionamento contínuo e de confiança entre agências e anunciantes. Como presidente do Comitê, nos últimos três anos, Sheila liderou a entrega dos guias, “Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Live Marketing e Clientes”, e “Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes”, ambos publicados em 2019, em parceria com a Q&A, Associados, Consultoria Especialista no Relacionamento entre Agências e Clientes, sendo o primeiro com apoio da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade e da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda. Em 2020, o Comitê foi sponsor da tradução e adaptação do estudo “A revolução de Procurement: Desenvolvendo a percepção e a contribuição do Marketing Procurement global” que faz parte do “Project Spring”, uma iniciativa internacional que teve início em 2018 pelo Conselho de Sourcing da WFA, e que foi publicado no Brasil em formato de Guia.

Ainda sob a presidência de Sheila, o Comitê de Sourcing da ABA entregou este ano o “Guia de boas práticas para a contratação de serviços de produção publicitária”, em parceria com a APRO – Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais e, junto dos Comitês de Mídia e Jurídico, foi responsável pela tradução e tropicalização do “Guia de Melhores Práticas Globais de Contratos em Mídia”, da WFA. “O principal objetivo deste Guia é garantir total transparência em troca de uma remuneração justa, protegendo os interesses dos anunciantes e incentivando a ampla adoção das melhores práticas”, comenta Sheila. “Deixo a presidência do Comitê com o sentimento de missão cumprida, mas com a certeza de que minhas parceiras, líderes natas e excelentes profissionais, continuarão realizando um trabalho relevante no Comitê e propagando as boas práticas do marketing em nome da ABA”, completa.

“Sheila teve um papel importantíssimo no Comitê de Sourcing e destaco sua atuação direta no GT 1 de Livre negociação e estruturas de negócios, do Movimento de Boas Práticas do Mercado Publicitário Brasileiro. O Grupo de Trabalho teve como objetivo promover discussões sobre modelos de negócios éticos, transparentes e responsáveis, em apoio à livre negociação do mercado”, diz Sandra Martinelli, presidente-executiva da ABA.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/veiculos/mercado/aba-promove-ena-encontro-nacional-de-anunciantes-de-2022/

https://marcaspelomundo.com.br/