MarcasPeloMundo_branco

Ferramenta anti- COVID une Minha Vida e ONG francesa Bayes Impact

Covid - Conotify e Minha Vida 05.08

Uma dúvida paira na cabeça de muitos brasileiros: será que já tive Covid -19? Diversas plataformas de comunicação esclarecem dúvidas sobre a doença que assombrou o mundo, como o portal Minha Vida, especializado em saúde e bem-estar do Brasil, integrante do portfólio da Webedia Brasil.

Nesta semana, uma parceria importante entre o portal e a ONG francesa Bayes Impact vai ajudar milhões de brasileiros a entenderem se tiveram ou não contato com o coronavírus, através da ferramenta Conotify.

Quem acessar o portal Minha Vida e buscar informações sobre a pandemia será direcionado ao site do Conotify, onde poderá responder um questionário e informar com quais pessoas se encontrou no suposto período de infecção. “Não há captura nem retenção de dados pessoais. O objetivo é somente ajudar as pessoas a notificarem, de forma anônima ou nominal, quem possam ter tido contato com coronavírus, assim elas se isolam e ajudam a controlar o avanço do vírus”, explica Fernanda Benício, diretora geral da Webedia Life.

Lançado na França logo após o fim do lockdown em maio, o Conotify conseguiu alcançar mais de 10 mil usuários, número equivalente a 35% de todos os novos casos de COVID-19 no país desde então. “Desse total, mais de mil pessoas emitiram notificações. Para se ter uma ideia, o app StopCovid, ferramenta lançada pelo governo francês, conseguiu mais de 2 milhões de downloads que resultaram em apenas 14 alertas em todo país no primeiro mês. Acreditamos que pelo atual estágio da pandemia no Brasil, temos potencial de conseguir resultados ainda mais expressivos, principalmente tendo o Minha Vida como parceiro”, explica Paul Duan, da Bayes Impact.  Na semana passada, o Conotify também foi lançado nos EUA, que ao lado do Brasil, é hoje um dos países onde há maior número de casos no mundo.

Fernanda Benício explica que o Minha Vida irá realizar uma campanha para incentivar seus usuários a fazerem o teste online e comunicar as pessoas que eles tiveram contato caso o resultado apresente chances de ser positivo. “Queremos que essas pessoas também incentivem amigos e parentes a fazer esse teste”, explica Fernanda. A executiva conta que, após a intensa grande procura por informações sobre os sintomas da COVID-19 nos primeiros meses da pandemia, os maiores focos de questionamentos no momento são sobre como melhorar a imunidade, fazer tratamentos em casa, receitas saudáveis e cuidado em geral com a saúde.

Paul Duan destaca a importância do engajamento para quebrar as correntes de contaminação. “É importante que cada cidadão contaminado se isole e comunique a todos com quem esteve 48 horas antes dos primeiros sintomas e durante as possíveis manifestações da doença. Justamente por ser um projeto sem fins lucrativos é que não temos interesse nenhum em nos apropriar de dados, um receio que poderia comprometer a confiança dos usuários e a efetividade da ferramenta.”

https://www.minhavida.com.br/