O papel das mulheres no avanço da segurança psicológica nas empresas

O papel das mulheres no avanço da segurança psicológica nas empresas. Leia artigo de Adriana S Carreira, Superintendente de Compliance na Actionline
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

O Dia Internacional da Mulher sempre me leva a refletir sobre responsabilidade. No ambiente corporativo, responsabilidade não é discurso, é diretriz estratégica. Cuidar de pessoas não é uma virtude acessória, mas uma decisão de gestão com impacto direto na sustentabilidade e na perenidade do negócio.

Ao longo da minha trajetória na área jurídica, acompanhei a evolução do debate sobre confiança organizacional. O tema deixou de ser periférico e passou a ocupar a agenda de liderança. Trabalhadores precisam se sentir seguros para apresentar ideias, discordar de decisões e relatar situações inadequadas sem receio de exposição ou retaliação. Quando esse contexto não existe, instala-se o silêncio. E o silêncio, no mundo corporativo, representa vulnerabilidade.

Dados recentes reforçam essa preocupação. O Safety and Health at Work Report (2025) apontou que 65% dos trabalhadores entrevistados afirmam que a proteção emocional é frequentemente negligenciada nas empresas, impactando diretamente saúde, bem-estar e percepção de exposição institucional.

Estudos divulgados em 2025 também indicam que equipes que atuam em contextos de confiança e abertura apresentam melhor desempenho e maior engajamento, com correlação de até 25% de aumento na produtividade quando práticas estruturadas são adotadas. O tema, portanto, não é apenas humano, é econômico.

A área jurídica desempenha papel central nessa transformação. Não se trata exclusivamente de mitigar passivos, mas de estruturar políticas internas, diretrizes éticas, canais de denúncia eficazes e procedimentos investigativos conduzidos com técnica, imparcialidade e previsibilidade. Nesse cenário, governança significa execução consistente e cultura aplicada.

A presença feminina em posições estratégicas, especialmente no jurídico, agrega densidade às decisões e contribui para uma cultura corporativa mais consciente dos impactos institucionais de cada escolha. Diversidade não é retórica. É fator de qualidade decisória. Contextos plurais analisam conflitos com maior amplitude e constroem soluções mais sustentáveis.

Outro ponto relevante é a evolução regulatória no Brasil. Em maio de 2025, as empresas passaram a ter a obrigação de avaliar riscos psicossociais como parte da gestão de segurança e saúde no trabalho, incluindo fatores como estresse e assédio. A mensagem é clara: o cuidado com a integridade emocional deixou de ser diferencial competitivo e passou a ser requisito de conformidade.

Em comemoração a pós data do Dia Internacional da Mulher, a reflexão vai além da simbologia. Valorizar mulheres em posições de liderança, sobretudo em áreas que estruturam diretrizes e cultura organizacional, é fortalecer organizações mais éticas, transparentes e resilientes.

Promover confiança institucional não é apenas proteger pessoas.
É preservar reputação, reduzir exposição e assegurar a continuidade do negócio.

Por: Adriana S Carreira, Superintendente de Compliance na Actionline

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
A criatividade nos permite ainda sonhar, ou só otimizar? por Daniel Prestes, Saga

A criatividade nos permite ainda sonhar, ou só otimizar?

Philip K. Dick é um daqueles autores que me ajudaram a enxergar o mundo através de reflexões profundas. Seu livro “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?”, de 1968, inspirou o clássico do cinema Blade Runner. O que me fascina nessa obra é que a discussão tem menos a ver com robôs

El Ojo 2026 terá cinco brasileiros na presidência de júris

O Brasil terá cinco profissionais na presidência de júris do El Ojo de Iberoamérica 2026, que chega à 29ª edição de 11 a 13 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina. A participação brasileira está entre as novidades anunciadas pelo festival, que também incluem duas novas premiações, os integrantes do

Sabrina Sato questiona rótulos sobre TDAH em campanha da Apsen

Sabrina Sato questiona rótulos sobre TDAH em campanha da Apsen

Os rótulos e julgamentos que acompanham pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) estão no centro de uma campanha da Apsen, criada pela agência Cacau, que passa a contar com Sabrina Sato como embaixadora. Diagnosticada com TDAH, a apresentadora leva suas experiências para “TDAH Levado a Sério”,

Nestlé abre academia gratuita de gastronomia e café em São Paulo

Nestlé abre academia gratuita de gastronomia e café em São Paulo

Uma casa de 270 metros quadrados em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, passa a funcionar como espaço de formação profissional para jovens interessados em gastronomia e barismo. A Nestlé inaugurou a Academia Gastronomia & Café, que reúne atividades práticas e teóricas nas duas áreas. O projeto é

GWM usa choque de gerações para apresentar família Poer P30

GWM usa choque de gerações para apresentar família Poer P30

Pai e filho podem ter diferentes maneiras de fazer as coisas sem deixar de compartilhar valores e objetivos. É dessa relação entre gerações que a GWM parte para apresentar a família Poer P30, que passa a reunir três versões de picapes 4×4 turbo diesel. A principal novidade é a chegada

Vans cria tênis inspirados em Mira, Zoey e Derpy de Guerreiras do K-Pop

Vans cria tênis inspirados em Mira, Zoey e Derpy de Guerreiras do K-Pop

Mira, Zoey e até Derpy estão deixando as telas para aparecer nos pés dos fãs. A Vans dá sequência à parceria com KPop Demon Hunters (Guerreiras do K-Pop), da Netflix, com uma nova coleção inspirada diretamente nos personagens da animação. O drop chega três meses depois da coleção “Golden” e,

Acelerado por ecommerce.CAMP/portais Portais de alta performance com IA que aprendem a cada visita,
indexados e otimizados para SEO, GEO e LLMs, em piloto automático.