MarcasPeloMundo_branco

“Conscientizar para Reciclar” norteia estratégia de sustentabilidade da LG no Brasil

“Conscientizar para Reciclar” norteia estratégia de sustentabilidade da LG no Brasil

Para engajar consumidores e parceiros sobre a importância do descarte correto dos resíduos eletrônicos, LG Electronics conta com o apoio da ABREE

A LG Electronics considera indispensável o apoio da Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), que no ano de 2023 fez 24 iniciativas para descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, que movimentaram a população local de diversas cidades. Os pontos de coleta foram instalados, nos últimos quatro meses do ano, em Atibaia/SP (setembro), Ribeirão Preto/SP (setembro), São Caetano do Sul/SP (setembro), Palmas/TO (Outubro), Porto Alegre (Outubro), São Luiz do Maranhão (Novembro), Guarujá-SP (novembro), Quatro Barras-PR  (novembro) e Canoas, no Rio Grande do Sul. (novembro) onde diversos produtos, desde fones de ouvido até geladeiras, foram recolhidos.

“Destinar os produtos pós-consumo é parte da nossa ação e responsabilidade como empresa. Somos uma empresa que vive o futuro e está sempre comprometida em inovar. Nossa ação incluiu informar e conscientizar as pessoas sobre os benefícios do descarte correto de eletrodomésticos e eletrônicos, assim como os impactos de não o fazer”, afirma Sonah Lee, head de Marketing e ESG da LG do Brasil. Mais do que atender as metas estabelecidas no Decreto Federal (10.240/2020) de logística reversa, que regulamenta o segmento, a marca entende que é preciso envolver do colaborador ao consumidor, introduzindo a prática na rotina dos brasileiros.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, desde a vigência do decreto em 2020, o Brasil registrou crescimento de mais de 500% na quantidade de resíduos eletroeletrônicos coletado. O montante subiu para 105 toneladas em 2020 comparado a 16 toneladas de resíduo eletrônico coletado no ano anterior, em 2019. “O envolvimento ativo da sociedade é essencial para reduzir o impacto ambiental e promover práticas mais responsáveis em relação a esses produtos”, explica Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da ABREE.

“Hoje são mais de 800 pontos* de recebimento de lixo eletrônico, incluindo baterias e pilhas, espalhados pelo Estado de São Paulo – além dos espaços de coleta dos mais de 1,3 mil municípios brasileiros** – e as pessoas precisam ir até eles fazer o descarte correto. Para dar certo, esse ciclo precisa de conscientização e engajamento das pessoas sobre a importância da reciclagem”, reforça Sonah Lee.

Gestão global de lixo eletrônico

Desde 2018 a LG Electronics implantou sua gestão de ESG em âmbito global. Para instituir um ecossistema circular, a empresa recuperou um total de 472.876 toneladas de lixo eletrônico de 52 países em 2022. Em paralelo, o número de plásticos reciclados usados nos produtos da marca atingiu mais de 32 mil toneladas em 2022, um crescimento de 25% a mais do que em 2021. Os dados estão no Relatório de Sustentabilidade LG 2022-2023.

*Somando os pontos de coleta gerenciados pela Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), parceira da LG Electronics do Brasil e do Programa Coleta Inteligente, coordenado pela marca.

**Como entidade gestora, a ABREE é a responsável exclusiva por administrar mais de 4 mil pontos de recebimento nos quase 1,3 mil municípios de 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

*** crédito da imagem: ABREE

 

Leia outras notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/solucoes-de-sustentabilidade-sao-destaque-na-linha-de-tvs-oled-da-lg/