O Itaú Empresas lançou, visando se consolidar como o melhor e mais atuante parceiro do empreendedor, contribuindo para o crescimento dos negócios de seus clientes, seu novo posicionamento, que destaca sua transformação nos últimos anos, com visão focada em cada cliente e especializada em suas necessidades.
Para marcar esse momento e materializar essa proposta de valor, a campanha traz para os holofotes clientes do banco; ao lado do também empreendedor e ex-jogador de futebol Ronaldo Nazário, eles vão dividir suas histórias, compartilhar experiências e contar sua a relação com o banco. O filme Manifesto, que marca a estreia, apresenta Ronaldo sozinho na arquibancada de um estádio vazio, relembrando sua carreira no futebol e fazendo um paralelo em relação aos desafios que já precisou superar dentro e fora dos gramados, sobre como se reinventou para se tornar empresário e a importância de ter um time de profissionais e parceiros competentes ao seu lado para ajudar. Ao final, com o estádio cheio, estreia a assinatura “Itaú Empresas. Jogando junto.”
“As necessidades das PMEs mudaram muito nos últimos anos, incorporando diversos fatores que vão além da expertise original do empreendedor. Cada vez mais, ele precisa, além dos serviços e produtos financeiros, com excelência nas necessidades bancárias diárias, de assessoria estratégica que o apoie nos momentos decisivos para sua empresa. Assim, reestruturamos nosso negócio, saindo de um olhar voltado a transação e produto para um modelo consultivo, integrado e próximo. Focamos nas principais dores do empreendedor brasileiro, buscando atuar como um parceiro para resolver seus problemas e ajudá-los a prosperar. A solidão é um tema muito presente na vida do empreendedor e entendemos que poderíamos ter um papel importante para apoiá-los nas próprias jornadas. E já colhemos resultados: nossa operação quadruplicou nos últimos 5 anos, com reconhecimento dos clientes e crescimento relevante nos índices de satisfação”, afirma André Rodrigues, diretor de Pequenas e Médias Empresas do Itaú Unibanco.
A campanha será composta por mais de 15 filmes para TV e outras frentes. Em todos eles, o conceito “Jogando Junto” traduz os pilares que fazem do Itaú Empresas o parceiro ideal para impulsionar negócios e apoiar as PMEs no dia a dia. “Além de ídolo e estrela do futebol brasileiro, Ronaldo se reinventou como um empreendedor de muito sucesso nesta nova fase de sua carreira. Sua história teve desafios, contratempos, como as de nossos clientes. Colocá-los juntos, dividindo suas histórias, traduz nossa busca por entender as dores e desafios de cada cliente. Jogar junto é estar próximo e fazer a diferença de fato no que elas precisam”, afirma Aline Bozzi, superintendente de marketing do Itaú Unibanco.
O movimento do Itaú Empresas reforça a importância do setor para o banco. Atualmente, as PMEs movimentam mais de R$ 1,5 trilhões ao ano, são responsáveis por 30% do PIB do país e 50% dos empregos ativos. “Mais de 80 milhões de brasileiros têm suas vidas impactadas por esse universo. Vemos com muita seriedade a nossa ambição de ser a primeira escolha do empreendedor, para que ele concentre todas as suas principais necessidades financeiras conosco, ou então ao tomar uma decisão mais importante, menos cotidiana. Isso não é trivial; é preciso ter um negócio mais próximo e consultivo, além de uma prateleira completa de produtos e serviços para auxiliar na gestão, liberar seu tempo para o core da atividade empresarial, financiar o crescimento, proteger o negócio e rentabilizar os investimentos – o que miramos e estamos alcançando nesse processo de evolução. Estruturamos o nosso modelo buscando muita excelência para o dia a dia e especialidade com um atendimento humano e próximo, mas com o digital extremamente desenvolvido, tecnológico e complementar ao humano, permitindo que o empreendedor se sirva com facilidade e escolha a melhor forma para ser atendido em cada momento, sem deixar de lado a segurança”, detalha Rodrigues.
Essa proposta de valor customizada e contextualizada é possível devido à completude de portifólio do Itaú, com banking, adquirência (Rede), crédito e gestão, além de sua escala – somos o principal financiador de PMEs no Brasil e a cada segundo, 500 transações passam pela operação de Pessoas Jurídicas do banco. Com o uso de inteligência de dados, essas informações permitem um mais apurado entendimento dos elementos de risco, a construção de ofertas e conversas de forma hiper personalizada, entregando o que os donos de negócios realmente necessitam de uma maneira muito precisa. Isso é complementado por um arcabouço de gestão de portfólio de risco que tem permitido crescer a carteira de crédito de maneira muito forte há quase uma década, de maneira sustentável – preservando níveis de rentabilidade muito interessantes mesmo em ciclos econômicos mais adversos, indicando um diferencial claro em relação ao cenário competitivo em geral.
“Tivemos o desafio de renovar a já consolidada marca do segmento Itaú Empresas. Por meio de uma série de estudos e pesquisas, detectamos que os empreendedores se sentem sozinhos ao longo de sua jornada de construção e crescimento de seus negócios. Nosso objetivo é mostrar que o banco tem todas as qualificações, produtos e serviços necessários para sempre ser lembrado como um parceiro que está ao lado do empreendedor, como um time”, complementa Aline Bozzi. ”Para representar essa relação, criamos o conceito ‘Jogando Junto’, refletindo a relação mútua que o Itaú tem com os seus clientes. E não existiria ninguém melhor do que o Ronaldo, para apresentar este conceito. O futebol é uma paixão nacional e o Itaú Empresas quer estar presente em todos os lugares. Além disso, Ronaldo virou um empresário bem-sucedido e reconhecido pelo mercado”, acrescenta Phil Daijó, Diretor Executiva de Criação da GALERIA.ag.
A campanha, assinada pela agência Galeria, apresenta uma série de conteúdos com Ronaldo – que agora, jogam luz nas histórias de empreendedores que contam com o Itaú Empresas como parceiro. Entre os empresários que dividem suas experiências estão: Clemilson Correia, da Buysoft do Brasil; Isabela Akkari, confeiteira especializada em doces saudáveis e artesanais; Eduardo Rocha Filho, da VRZ Blindados; e Raul Matos, da Biscoitê. Em cada conteúdo, eles destacam como o banco é um grande aliado e tem contribuído para potencializar seus resultados. “Quando iniciamos este projeto, nós tínhamos uma certeza: dar à luz para os nossos clientes. O mundo de um empreendedor é desafiador e solitário, precisávamos criar identificação imediata. Nossos clientes são diversos, de vários ramos, possuem negócios em diferentes estágios de maturidade e estão em diversos locais do nosso país; eles eram as melhores pessoas para contar cada um dos pilares da nossa nova proposta de valor. O Ronaldo entra como a pessoa que cria um ambiente leve e descontraído, para que eles possam ser eles mesmos”, complementa Aline Bozzi.
Além dos filmes com o Ronaldo, a campanha também conta com vídeos de mais 11 empreendedores de diversas regiões do país, estratégia online, mídia OOH, vinhetas, rádios, mídia impressa e produção de conteúdo.
Ficha Técnica:
Títulos: Jogando junto
Cliente: Itaú Empresas
Produto: Institucional
Campanha: Reposicionamento Itaú Empresas
Agência: GALERIA.ag
CCO: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Phil Daijó
Direção de Criação: Bruno Zampoli e Mario Cintra
ACD: Marcela Vieira e Lilian Oliveira
Criação: Caio Lima, Cristal Crocker, Gabriel Rosatti, João Batista, Júlia Pimentel, Rafael Bornacina e Thiago Alves
Direção de Criação Social: Chico Medeiros e Giulio Beloto
Atendimento: Ana Coutinho, Denise Vieira, Luis Velloso, Nathália Chaves, Giovanna Verderosi, Vitória Coelho, Marcella Smith, Lucas Freitas e Arthur Leal
Aprovação cliente: Eduardo Tracanella, Aline D’ávila Bozzi, Maria Fernanda Candeloro, Ricardo Palazzin e Marcos Paulo da Silva
Mídia: Paulo Ilha, Sofia Raucci, Junior Freitas, Gabriela Loureiro, Nadia Araujo, Laís Barros, Gabrielle Rodrigues e Rafael Aguirra
Estratégia: Carol Mello, Márcio Rodrigues, Douglas Avezum, Isabela Pazzetti, Laura Loh, Isabella Maroccola Vitória Barros e Ariane Carmo
PR: Patricia Capuchinho, Mariana Novaes e Fernanda Gil
Criação: Giulio Beloto, Chico Medeiros, Antonio Fernandes, Caio Lima, Thiago Alves, Jonas Soares, Rafael Bornacina e Bruno Foscaldo
Estratégia e CM: Tainah Oliveira e Rowin Von Reninghaus
Influência: Karen Bartels, Stefanie Giannini e David Souza
Data e Tecnologia: Guido Sarti, Marcelo Azevedo, Patrícia Garcia, Karl Heinz, Rodrigo Silva e Murillo Prado
Projetos: Daniel Martins, Marione Oliveira, Joatan Jamilton, Marcos Zapater e Waldemar Neto
Direção de Produção Gráfica e Digital: Marcos Moura
Artbuyer: Bruna Costa
Produção Gráfica: Durval Brum
Coordenação de Finalização: Pablo Felix
Tratamento de Imagens: Cesar Bonfim e Marcelo Reis
Produção Digital: Gessica Salles e Natassia Santoro
Revisão: Teresa Montes
Jurídico: Rosimeire Brito e Isabelle Versannio
Produção Integrada: Ducha Lopes, Fábio Truci, Andrea Metzker, Matheus Thiago, Victória Santos, Andreza Cursino, Ana Ananias e Renata Silva
PRODUTORA DO FILME: BOILER FILMES
DIREÇÃO: DULCIDIO CALDEIRA
PRODUÇÃO EXECUTIVA: JULIANA MARTELLOTTA
HEAD DE ATENDIMENTO: LARISSA PERROTTA
ATENDIMENTO: MANU FENERICH, JONAS MONTE E SHEILA SANTOS
HEAD DE COORDENAÇÃO: JULIANA SIGOLO
EQUIPE DE COORDENAÇÃO: CYNTHIA GAMA, CINTIA VARELLA, MARINA ROHNIK E JOYCE CARVALHO
DIRETOR DE PRODUÇÃO: ROBERTINHO BELLEZIA
PRODUTOR: ALEXANDRE BENJAMIN E RODRIGO GHATTAS
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: MAURÍCIO MARCONDES
1o ASSISTENTE DE DIREÇÃO: BRUNO ROBERTI
2o ASSISTENTE DE DIREÇÃO: FELIPE LUISARI
DIRETOR DE FOTOGRAFIA: FERNANDO BERTOLUCCI
MAKING OF: GUILHERME FERNANDES E ANDERSON JOSÉ RAINONE
DIREÇÃO DE ARTE: ERICA BETBEDER
PRODUTOR DE ARTE: LELOU CARVALHO
ASSISTENTE DE ARTE: ANA PAULA DE OLIVEIRA
FOTÓGRAFO STILL: PEDRO DIMITROW
CELEBRIDADE: RONALDO LUIS NAZARIO DE LIMA
FIGURINISTA: GAJUSTYLING E HELOYSA FILIPPO
MAQUIADOR: DENISE BORRO
PRODUTORA DE LOCAÇÃO: GABRIELA SALGADO
HEAD DE PÓS PRODUÇÃO: RICARDO QUINTELA
MONTAGEM: RICARDO QUINTELA
FINALIZAÇÃO: RENATA DALBEM E RODRIGO AZAMBUJA
ASSISTENTE DE FINALIZAÇÃO: JEAN BAPTISTE NETO
COLOR GRADING: ACAUAN PASTORE
PÓS PRODUÇÃO: FLOW VFX
Fotógrafo: Pedro Dimitrow
Produtora de Som: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler
Produção musical: James Feeler e Leck Gomes
Engenharia de som: Otávio Bertolo, Eduardo Barbosa e Marcelo Filho
Coordenação: Julianna Zuppo e Letícia Nunes
Atendimento: Kiki Eisenbraun, Hingrit Nitsche e Carol Oliveira
Segunda fase – Ronaldo e Empreendedores
PRODUTORA DO FILME: LADYBIRD
DIREÇÃO: LILI FIALHO
PRODUÇÃO EXECUTIVA: JULIANA MARTELLOTTA
HEAD DE ATENDIMENTO: LARISSA PERROTTA
ATENDIMENTO: MANU FENERICH
HEAD DE COORDENAÇÃO: JULIANA SIGOLO
EQUIPE DE COORDENAÇÃO: CINTIA VARELLA E MARINA ROHNIK
DIRETOR DE PRODUÇÃO: TATIANA UEDA
PRODUTOR: SARA RIZZO
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO: BIANCA DIAS
1o ASSISTENTE DE DIREÇÃO: AMANDA FERNANDES
2o ASSISTENTE DE DIREÇÃO: BRUNA SAMPAIO
DIRETOR DE FOTOGRAFIA: LUCAS OLIVEIRA
DIREÇÃO DE ARTE: THIAGO CUSACK
ASSISTENTE DE ARTE: NATHALIA SILVEIRA
CELEBRIDADE: RONALDO LUIS NAZARIO DE LIMA
FIGURINISTA: GAJUSTYLING E MILTON FUCCI
MAQUIADOR: DENISE BORRO E OTÁVIO MACIEL
PRODUTOR DE ELENCO: VIVIANE BARBOSA SIMÕES
PRODUTOR DE OBJETO: PATRICIA DE GIORGIO LIMA
PRODUTORA DE LOCAÇÃO: CARLA TAVARES
HEAD DE PÓS PRODUÇÃO: RICARDO QUINTELA
EQUIPE DE PÓS: RENATA DALBEM, RODRIGO AZAMBUJA E JEAN BAPTISTE NETO
MONTAGEM: NATÁLIA FARIAS
ASSISTENTE DE EDIÇÃO: VILLEN MACCARINI
FINALIZAÇÃO: RUI FONTES
COLOR GRADING: ACAUAN PASTORE
PÓS PRODUÇÃO: FLOW VFX
Produtora de Som: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler
Produção musical: James Feeler, Leck Gomes e André Caminski
Engenharia de som: Otávio Bertolo, Eduardo Barbosa, André Melges e Marcelo Filho
Coordenação: Julianna Zuppo, Letícia Nunes e Juliana Pompeu
Atendimento: Kiki Eisenbraun, Hingrit Nitsche e Carol Oliveira
Terceira fase – Empreendedores
Produtora de Imagem: Café Royal
Direção: Georgia Guerra-Peixe_Joca
Codireção: Manu Carvalho
Produção Executiva: Moa Ramalho
Producer: Nanci Bonani
Coord. de Produção: Luísa Lagden / Alessandra Cipolletta
Ass. de Coord.: Thiago Guerra / Júlia Fontes
Secretária de Prod.: Bruna Guerra / Jaqueline Barbosa
Direção de Impacto: Rafis Martins
Pesquisa Criativa: Marcella Cappellaro
1a Ass. de Direção: Camila Maluhy
2a Ass. de Direção: Isabella Machado
3o Ass. de Direção: Iago Garcia
Dir. de Fotografia: Felipe Hermini
Operador de Câmera: Rafael Giacondino / Isadora Brant
1o Ass. de Câmera: Flora Pinho / Felipe Moreira
2o Ass. de Câmera: Rebeca Capece / Paul Carbone_Polvo
Eletricista: Carlinhos Cristais
Dir de Arte: Tamara Soriano
Ass. de Arte: Jéssica Moreira
Prod. de Objetos: Marina Chiapetta
Contrarregra: Thiago Ferreira
Dir. de Produção: Reinaldo Faria
Produtor: Ronder William
Ass. Prod.: Victor Pegolo / Maria Rita Miranda
Figurinista: Fernanda Selva
Make: Gislane Pimentel
Fotografia Still: Hanna Vadasz
Making Of: Julio Piccin
Supervisão de Montagem: Ricardo Gonçalves
Montagem: Ricardo Gonçalves / Lucas Camara / Marcelo Cavalieri / Saulo Simão / Oswaldo Santana / Fernanda Bernardino
Assistente de Montagem: Taly Blinder
Design Gráfico/ Motion: Sergio Rocha
Finalização: Rui Fontes / Rei Souza
Color Grading: Psycho
Produtora de Som: Jamute
Produção executiva de som: James Feeler
Produção musical: James Feeler, Leck Gomes e André Caminski
Engenharia de som: Otávio Bertolo, Eduardo Barbosa, André Melges e Marcelo Filho
Coordenação: Julianna Zuppo, Letícia Nunes e Juliana Pompeu
Atendimento: Kiki Eisenbraun, Hingrit Nitsche e Carol Oliveira
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