A partir de março de 2021, os consumidores brasileiros serão apresentados à uma nova marca de companhia área: a ITA Linhas Aéreas. Como parte de um tradicional grupo empresarial brasileiro, a ITA terá o desafio de enfrentar três marcas bastante consolidadas – AZUL, GOL e LATAM – e com diferenciais bem definidos no mercado. Além dos concorrentes diretos, a nova companhia aérea precisará superar outros desafios, como o início de suas operações em meio a uma pandemia, o desconhecimento da sua marca e, por fim, o lastro do transporte rodoviário que a originou.
A ITA promete chegar a 3.000 voos mensais para 17 cidades brasileiras, oferecendo um serviço de bordo diferenciando, resgatando o prestígio da nossa aviação. Seria a nova VARIG? É impensável não trazermos esse tema para o Marcas Pelo Mundo, pois trata-se de um recall de marca ainda muito presente na vida dos brasileiros, mesmo tendo encerrado as suas operações há tantos anos.
Sinceramente, o sonho de todo profissional de marketing e comunicação é construir uma marca com a força e o awareness positivo da VARIG. A companhia é frequentemente mencionada em rodas de amigos, na imprensa especializada e é referência em todos os comparativos do setor. Um feito excepcional!
No entanto, a realidade atual da aviação brasileira é muito diferente da experimentada pela VARIG em seus áureos tempos de operação. As expectativas dos consumidores mudaram, a tecnologia passou a fazer parte da experiência, os custos são impraticáveis, os problemas de infraestrutura intermináveis. Enfim, nem a marca da VARIG sobreviveria ilesa nesse contexto.
De qualquer forma, é sempre muito positivo celebrar a chegada de uma nova marca brasileira ao mercado, pois isso gera inúmeras oportunidades aos nossos profissionais, às agências e a toda a cadeia de serviços que envolvem um lançamento como esse. Por isso, damos boas-vindas à ITA Linhas Aéreas!
Por: Daniel Aguado – Diretor de Marketing do Poliedro Educação
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/
Leia outros artigos de Daniel Aguado:
https://marcaspelomundo.com.br/destaques/2021-o-lancamento-mais-esperado-das-nossas-vidas/
https://marcaspelomundo.com.br/destaques/2020-acabou/
https://marcaspelomundo.com.br/destaques/o-que-vamos-aprender-com-o-carrefour-e-a-tv-globo/