Deu match: TV e Internet, por Daniel Aguado

Deu match: TV e Internet, por Daniel Aguado

Ao longo da história dos meios de comunicação, sempre que uma nova mídia surge, junto com ela, as especulações sobre a longevidade e a coexistência com as tecnologias mais antigas. Aconteceu do jornal impresso para o rádio, do rádio para a televisão, da televisão para a internet e, certamente, esse ciclo seguirá ao longo dos próximos lançamentos. No entanto, a prática tem demonstrado que a convivência e a convergência entre os mais variados meios de comunicação tendem a ser uma experiência bastante positiva para os usuários e para as marcas, criando uma oferta mais completa para a distribuição dos conteúdos.

Parte desse fenômeno pode ser observado nos resultados da pesquisa TIC Domicílios 2021 (https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/indicadores/), aplicada em mais de 20.0000 domicílios brasileiros, entre outubro de 2021 e março de 2022. Dentre os principais destaque da pesquisa estão o consistente aumento da conectividade nos lares e a televisão consolidando-se como o segundo mais mais utilizado pelas usuários para acesso à internet.

A pesquisa aponta que 81% dos entrevistados acessam a internet, um salto de 7% versus o estudo de 2019, demonstrando a ampla cobertura da rede. Na contramão desse crescimento, o computador (desktop) vem perdendo espaço ano após ano dentre os dispositivos de acesso à internet, atingindo 36%; atrás da televisão, com 50% e dos smartphones, com a liderança absoluta no ranking, com 99% dos acessos.

O insight do estudo é o papel que a televisão tem desempenhando como dispositivo de acesso à internet, reforçando o papel desse meio como um grande integrador de conteúdo – TV aberta e fechada, streaming, automação domiciliar, entre outros. Como referência, há cinco anos atrás, nesse mesmo estudo, a TV representava apenas 17% dos acessos.

Excelente momento para acompanharmos como as marcas, os veículos e os provedores atenderão a esse novo comportamento dos consumidores, oferecendo conteúdos cada vez mais integrados e pensados para o consumo em frente à TV.

Por Daniel Aguado | http://danielaguado.com.br

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