Consul lança campanha de máquina de lavar para a região Nordeste

A Consul lança sua campanha de máquina de lavar roupas com estratégia de marca e comunicação feita exclusivamente para a região Nordeste.

A Consul lança sua campanha de máquina de lavar roupas com estratégia de marca e comunicação feitas exclusivamente para a região Nordeste. A categoria tem uma penetração de 66% no Brasil, enquanto na região estudada, de apenas 34%. A assinatura “Consul. Com você, a gente cuida” traz protagonismo à realidade dos lares de família desta região.

A campanha nasceu través de uma pesquisa feita em 8 cidades do Nordeste, com o objetivo de conhecer os hábitos de lavar roupa e realizar as tarefas domésticas nos lares da região. “Sabemos da importância de conhecer a realidade e o comportamento das consumidoras e consumidores dessas regiões. As pessoas são movidas por aspectos que, na maioria das vezes, são culturais, por isso não podemos ter uma estratégia padrão. Da pesquisa feita, saíram insights importantes que direcionam toda a nossa campanha, que propõe uma comunicação mais humanizada e leva em consideração as particularidades regionais”, conta Allyne Magnoli, diretora de Marketing de Whirlpool, dona da marca Consul.

Na pesquisa, a Consul identificou que a máquina de lavar ainda não faz parte do dia a dia de muitas famílias nordestinas, e que há mitos envolvidos, como o de que a máquina de lavar gasta mais água e energia, que não lava bem, não tira o encardido, dentre tantos outros.

Assim, a empresa quer se tornar uma aliada das pessoas para aliviar a sobrecarga diária, propondo uma união dos saberes e tradições. “Para criar essa campanha, estudamos a fundo o comportamento das nordestinas e nordestinos, pois sabemos que, em um país do tamanho do nosso, temos de respeitar as tradições e culturas de cada região. Por isso, fizemos questão de um time de especialistas locais para estruturar e produzir a campanha. O que vimos é que, regionalmente, a máquina de lavar não vem para substituir a lavagem manual, pois para o público do Nordeste, a tradição fala mais alto. Propusemos então uma campanha que facilite o dia a dia dos consumidores, mas dentro do que é esperado por eles”, finaliza Allyne Magnoli.

Para desenvolver uma campanha exclusiva, a marca apostou por um método de trabalho disruptivo em parceria com empresas especialistas da B&Partners.co com a Estúdio Eixo, responsável pela pesquisa com consumidor e cocriação da estratégia. Ao todo serão 4 filmes, criados pela BFerraz, que serão exibidos na Bahia, Pernambuco, Ceará e Maranhão. A identidade visual aposta em cores quentes e vibrantes, e elementos que representam diferentes identidades estéticas da região, como a tipografia. Como elemento principal da identidade, a campanha traz o Cobogó para compor as artes. “Os cobogós são elementos vazados, normalmente feitos de barro ou cimento, comuns em áreas de serviço e entrada das casas, porque favorecem a  luminosidade e ventilação, que por sua vez ajudam na secagem das roupas. A peça é um forte ícone cultural da região Nordeste, presente na arquitetura de muitas casas até hoje. É uma estética que une a tradição com o moderno, e inspirou a nossa interpretação do tema e estudo de grafismos” explica Enricco Benetti, CCO & Partner da BFerraz.

A campanha no digital ainda terá influenciadores como Maíra Azevedo/Tia Má (Bahia) e Dinah Moraes (Ceará), sendo duas das quatro parceiras da Consul no diálogo direto com as nordestinas, compartilhando experiências e dicas, desvendando mitos e apresentando as funcionalidades da máquina em vivências.

Assista:

Ficha Técnica 

Agência: BFerraz

Cliente: Whirlpool

Produto: Lava-roupas

Campanha: Com você a gente cuida

CEO: Bazinho Ferraz

CCO: Enricco Benetti

COO: Ligia Vulcano

VP Business: Carolina Pellicano

Diretor de Criação: André Kovadloff

Criação: Luiza Sá Guimarães, Renato Tagliari, Douglas Dimitrov

Estratégia: Estúdio Eixo, Kika Brandão,Filipe (Fil) Alberto, Alexandre Pereira, Marina Simões

Head of Business: Cristina Pazetti

Account Manager: Bruna Gracitele

Gerente de Projetos: Paula Lopes

Head de Mídia: Fernando Honda

Estratégia de Conteúdo: Enrico Madrulha, Leonardo Sorreano

Head de Produção Audiovisual: Patricia Oliva

Gerente de Pré-produção: Christina Araújo

Coordenador de Pré-produção: Luiz Sesti

Cliente: Allyne Magnoli, Gabriel Silva, Gabriella Rosa, Carolina Santos

Ilustração/3D: Estúdio Ícone
Produtora do Filme: Pródigo Filmes

Direção de Cena: Juh Almeida

Produção Executiva: Francesco Civita, Chico Pedreira, Ana Chrysostomo e Rebeca Broncher

Direção de Fotografia: OG Cruz

Foto Still: Maiara Cerqueira

Produtora de Som: S de Samba

Produtor: Diego Guimarães

Coordenação: Equipe S de Samba

Atendimento: Tatiana Ornellas

 

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