O segundo dia do Festival de Cannes trouxe um novo fôlego à performance brasileira, com direito a dois Grand Prix e um conjunto de conquistas que mostra a força e a variedade do talento criativo brasileiro. Foram 18 troféus nesta terça-feira (17), somando três GPs, seis Ouros, 11 Pratas e 18 Bronzes até agora, uma marca expressiva e promissora com metade do festival ainda pela frente.
Um dos destaques do dia foi a Artplan, que venceu o Grand Prix em Industry Craft com o impactante projeto “Corpo Negro”, criado para o IDOMED. Já a GUT São Paulo conquistou o Grand Prix em Entertainment Lions for Gaming com “Call of Discounts”, para o Mercado Livre, reforçando o protagonismo brasileiro nas trilhas de entretenimento e craft.
Na categoria Design, o Brasil se destacou com o maior número de prêmios. A DM9 brilhou ao conquistar Ouro e Prata com o case “Plastic Blood”, da Oka Biotech. A Artplan também faturou um Ouro com a impactante campanha “Corpo Negro”. Outras pratas foram para a VML, com “The Shakespeare Bic” (Bic), e para a Grey SP, que recebeu reconhecimento pelo projeto “The 100% Home Compostable Sticker” (Zespri). Além disso, a Grey garantiu um Bronze com “Rice of Glory”, uma parceria que envolveu as equipes da rede na Argentina e no Equador.
Na própria Industry Craft, além do Grand Prix da Artplan, a DM9 levou uma Prata, e a VML conquistou dois Bronzes com “The Shining” (Coca-Cola) e “The Shakespeare Bic”.
Em Digital Craft, o Brasil conquistou dois Bronzes: a AKQA SP foi premiada com “Body Swap” para Netflix (em colaboração com os escritórios da rede na Nova Zelândia e Austrália), enquanto a Africa Creative foi reconhecida por “The Odyssey of Wilson”, criado para Vivo.
Apesar do talento brasileiro, a categoria Film Craft não trouxe prêmios para o Brasil neste ano. O país esteve representado no júri por João Machado, da The Youth.
Na trilha de Entertainment, os destaques continuam:
-
Em Entertainment Lions, a Ogilvy conquistou Ouro com “Dungeons & Dragons: The Lost Episode”, para Hasbro, e a Artplan levou Bronze com “Cheering for the Rain”, para o Globoplay.
-
Em Entertainment for Sport, a Lew’Lara\TBWA foi reconhecida com Prata por “Running in Fear” (Alma Preta), e a Talent recebeu Bronze com “The Fan Remote”, criado para Claro.
-
Já em Entertainment for Music, a Africa Creative garantiu Bronze com o videoclipe “Jovem MK – Meu Karma”, em parceria com a Kondzilla.
Encerrando com chave de ouro, o Grand Prix em Entertainment for Gaming foi para a GUT, que criou a campanha “Caça ao Neymar” para o Mercado Livre. Inspirada no modo “prop hunt” do Call of Duty, a ação uniu games e e-commerce em uma partida ao vivo com Neymar Jr. e influenciadores, onde o craque se disfarça em objetos à venda, liberando cupons de desconto em tempo real.
Com os resultados dos dois primeiros dias, o Brasil soma três Grand Prix, seis Ouros, 11 Pratas e 18 Bronzes, espalhados por 13 categorias. Ainda faltam 17 categorias para serem anunciadas até sexta-feira (20), incluindo a aguardada Sustainable Development Goals, que sai nesta quarta.
A Africa Creative segue na liderança do ranking brasileiro, agora seguida de perto pela Artplan. Também figuram entre as mais premiadas DM9, GUT, VML, Ogilvy, Grey, AKQA e Talent.
A cobertura do Marcas pelo Mundo em Cannes Lions 2025 tem o patrocínio de: Lew’Lara\TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.
Acompanhe tudo sobre o festival em: marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes