A temporada do Debussy começou com um tango em dançado entre agência e anunciante, mostrando como levar a parceria para outro nível
O Cannes Lions 2022 contou com o painel alma and Pepsi: Yielding Unapologetic Creativity Through “Collaborativity”, no primeiro dia do festival. Logo no início, a dupla Tood Kaplan (CMO da Pepsi) e Luis Miguel Messianu (fundador & chairman da Alma DDB) já deixaram claro o segredo da receita: pararam de se ver como agência e cliente e passaram a ser co-criativos. Parece algo simples e básico, mas a realidade é outra e o dia a dia acaba levando as relações para outros lugares.
Kaplan e Messianu organizaram um painel para apresentar o case e mostrar o processo criativo por trás do resultado, que foi criado a partir de um projeto sem briefing e aberto para todas as agências atendidas pela Pepsi.
A grande ideia estava em olhar para outros logos e enxergar o logo da Pepsi. A Alma apresentou, a Pepsi co-criou. Uma pesquisa norte-americana apontava que 60% dos entrevistados preferem comer hambúrguer acompanhado por uma Pepsi, pois assim o sabor do sanduíche era ressaltado.
Lindo, certo? Se não fossem grandes desafios no caminho:
- O jurídico do anunciante instruiu a não manipular logos de forma alguma
- Mc Donalds é cliente da Alma DDB
- As maiores redes de fast food tem contrato com a Coca-Cola
O caminho encontrado pelos times de Tood e Luis Miguel foi em transformar logos em origami. E assim saiu a campanha que conquistou as redes sociais e levou o consumidor a preferir a marca de refrigerantes mesmo que não estivesse oficialmente no menu.
Ficou bem claro que o anunciante queria colocar a ideia de pé, que criou junto e que fez o impossível para que a campanha se tornasse realidade. Quando marca e agência se colocam lado a lado para viabilizar uma ação, não existe jurídico que derrube.
Por Giovanna Ricci, jornalista
A cobertura do Festival Cannes Lions 2022 tem o apoio de: LG, Três Meios e E-Content Lab.
Leia outras notícias: