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Cannes Lions 2022 – Pepsi + Alma DDB: os desafios por trás de uma grande ideia

Cannes Lions 2022 - Pepsi + Alma DDB: os desafios por trás de uma grande ideia

A temporada do Debussy começou com um tango em dançado entre agência e anunciante, mostrando como levar a parceria para outro nível

O Cannes Lions 2022 contou com o painel alma and Pepsi: Yielding Unapologetic Creativity Through “Collaborativity”, no primeiro dia do festival. Logo no início, a dupla Tood Kaplan (CMO da Pepsi) e Luis Miguel Messianu (fundador & chairman da Alma DDB) já deixaram claro o segredo da receita: pararam de se ver como agência e cliente e passaram a ser co-criativos. Parece algo simples e básico, mas a realidade é outra e o dia a dia acaba levando as relações para outros lugares.

Kaplan e Messianu organizaram um painel para apresentar o case e mostrar o processo criativo por trás do resultado, que foi criado a partir de um projeto sem briefing e aberto para todas as agências atendidas pela Pepsi.

A grande ideia estava em olhar para outros logos e enxergar o logo da Pepsi. A Alma apresentou, a Pepsi co-criou. Uma pesquisa norte-americana apontava que 60% dos entrevistados preferem comer hambúrguer acompanhado por uma Pepsi, pois assim o sabor do sanduíche era ressaltado.

Lindo, certo? Se não fossem grandes desafios no caminho:

  • O jurídico do anunciante instruiu a não manipular logos de forma alguma
  • Mc Donalds é cliente da Alma DDB
  • As maiores redes de fast food tem contrato com a Coca-Cola

O caminho encontrado pelos times de Tood e Luis Miguel foi em transformar logos em origami. E assim saiu a campanha que conquistou as redes sociais e levou o consumidor a preferir a marca de refrigerantes mesmo que não estivesse oficialmente no menu.

Ficou bem claro que o anunciante queria colocar a ideia de pé, que criou junto e que fez o impossível para que a campanha se tornasse realidade. Quando marca e agência se colocam lado a lado para viabilizar uma ação, não existe jurídico que derrube.

Por Giovanna Ricci, jornalista

 

 

A cobertura do Festival Cannes Lions 2022 tem o apoio de: LG, Três Meios e E-Content Lab.

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