Os seguidores do ator Babu Santana ficaram apreensivos recentemente, depois que o artista anunciou em suas redes sociais que poderia estar com Covid-19. Após realizar exames, no entanto, o artista recebeu um outro diagnóstico: o diabetes. Assim como Babu, milhões de brasileiros convivem com a doença, uma condição que embora inspire cuidados, pode ser controlada com uma rotina adequada de tratamento.
Esse foi o insight criativo da Ogilvy Brasil para a campanha #DiabetesNaRotina para a empresa global de saúde Novo Nordisk em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes. A companhia observou que em um cenário de pandemia da Covid-19, muitas pessoas têm desmarcado ou faltado a suas consultas médicas, comportamento que pode trazer riscos.
Pesquisa publicada no periódico científico Diabetes Research and Clinical Practice, da Federação Internacional do Diabetes, mostra que 59,5% dos pacientes perceberam alguma variação da glicemia durante a pandemia. E 38,4% adiaram suas consultas. Vale lembrar que o diabetes é uma doença crônica e silenciosa que precisa de acompanhamento constante.
O filme protagonizado por Babu traz seu depoimento pessoal e experiência com o problema, como forma de estabelecer uma conversa empática com todos que passam pela mesma situação. A campanha é composta ainda pelo site www.diabetesnarotina.com em que a população pode obter informações sobre como manter um estilo de vida mais saudável, além de dados da pesquisa sobre os reflexos da Covid-19 em pacientes com diabetes.
˜Precisávamos gerar empatia e lugar de fala diante do cenário que estamos vivendo. Pensamos em uma história verdadeira para uma mensagem tão importante de autocuidado como essa. Mostramos que artistas e celebridades passam pelos mesmos problemas que as demais pessoas. A força da campanha está no fato de ter nascido de uma situação real, explica Félix Del Valle, chief creative officer da Ogilvy Brasil.
De acordo com Simone Tcherniakovsky, diretora de Acesso, Relações Institucionais e Comunicação da Novo Nordisk, a campanha é uma forma de trazer um recado importante e evitar o agravamento do diabetes frente ao encontro dessas duas epidemias. “Além da Covid-19, vivemos a epidemia das doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e obesidade. Promover mudanças para vencer esses desafios é a missão da Novo Nordisk e atuar como empresa educadora, trazendo informações relevantes para a população, é fundamental nesse caminho”, reforça.
A campanha está sendo veiculada na TV, com desdobramentos no digital e mídias sociais com participação do próprio Babu Santana como propagador do movimento em seus canais sociais.
Assista:
Ficha Técnica:
Agência: Ogilvy
Cliente: Novo Nordisk
Título: DIABETES – ROTINA DO BEM
Produto: Institucional
Chief Creative Officer: Félix Del Valle
Head of art: Ricardo Leme Lopes
Diretor de Criação: Ricardo Sciammarella
Diretor de Criação Associado: Diego Wortmann
Direção de Arte: Diego Wortmann
Redator: Bruno Trindade
Assistentes de Arte: Jhonny Quinto, Tales Shibata
Motion designer: Bruno Delacerda
Atendimento: Denise Caruso e Priscilla Gonçalves
Planejamento: Thais Frazão, Thiago Krafzik, Rhianna Ghissardi e Maysa Depaula
Mídia: Vanessa Giannotti, Silvia Tajiki, Carolina Chadi e Vitória Soares
Head of Production: Fabiano Beraldo.
Producer: Juliana Henriques e Hellen Gazetta
Aprovação Cliente: Ricardo Castellani
FILME
Produtora: Sentimental Filme
Direção de Cena: Felipe Adami
Produção Executiva: Marcos Araujo
Diretora Operacional e de Atendimento: Renata Pimenta
Atendimento: Lucas Milan (Luke)
Head de Produção: Renata Picheco
Coordenadora de Produção: Cynthia Gama
Coordenador de Pós-Produção: Zeca Daniel
Diretor Fotografia: Flávio Zangrandi
Pós Produção: Sentimental Filme
Atendimento de Pós-produção: Layssa Pascher
Montador: Rafael Cereda
Color: DOT CINE