O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica 2024 reconheceu mais uma vez a importância da criatividade na geração de resultados tangíveis para os negócios. A categoria El Ojo Eficacia premiou as campanhas que demonstraram como as ideias mais inovadoras podem impactar positivamente o comportamento do consumidor e o sucesso das marcas. O júri foi liderado por Vanessa Brandão, Diretora de Marketing Global Core Beer do grupo HEINEKEN.
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O Brasil leva para casa 2 troféus na categoria, sendo 1 de Ouro e 1 de Bronze. O Ouro foi entregue para a agência AlmapBBDO, com a campanha Errata de 88, de Johnnie Walker, que homenageia Alaíde Costa. Essa campanha já ganhou Grand Prix na categoria Entertainment for Music no Cannes Lions 2024.
Johnnie Walker é uma marca que há mais de 20 anos se entrelaça com a cultura, sempre em busca de histórias e pessoas que fazem a diferença. Ao conhecer a trajetória de Alaíde Costa, uma das fundadoras da Bossa Nova, que sofreu discriminação em um show no Carnegie Hall em 1962 por ser mulher e negra, a marca viu a oportunidade de corrigir uma injustiça histórica. Em parceria com a Folha de S.Paulo, Johnnie Walker publicou uma “errata de 70 anos”, destacando Alaíde como a verdadeira protagonista que sempre mereceu ser. A iniciativa teve grande repercussão, mobilizando importantes nomes da música em reconhecimento à contribuição inestimável de Alaíde.
O Bronze foi para “De Alaska a Brasil: el gran viaje de McFish.”, de GALERIA.ag para de McDonald´s Brasil. Prod.: Creme Company. Realizador: Manimou. Prod. Audio&Sonido: Lucha Libre Audio. Post Prod.: Frame.
Gran Ojo Eficácia
“¿Es Fraude?”, de TERAN TBWA para de BBVA México. Prod.: Voces Imaginarias. Realizador: Mario Muñoz. Prod. Post Prod.: Fernando Bencomo /Effects or Films. Otras Empresas: Mindshare. País: México.
O Grand Ojo (Grand Prix) foi para o México com a campanha “Es Fraude?”. A peça foi um talk show, que mescla educação com entretenimento. Ao longo de cinco episódios, a marca convidou os participantes a enfrentar o desafio de distinguir entre comunicações bancárias reais e comunicações fraudulentas.
Orientados pelo apresentador mexicano Rodrigo Murray, o objetivo dos participantes era manter “seu dinheiro” intacto. Este formato não apenas educou os mexicanos, mas também resolveu a questão “Isso é fraude?” no primeiro passo para prevenir fraudes, reduzindo as perdas por fraude durante o mesmo trimestre vs. no ano anterior em US$ 9 milhões.
https://www.youtube.com/watch?v=GLT5IObMLyQ
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