Adobe recorre ao humor do Porta dos Fundos para falar de IA no Acrobat

Adobe Acrobat e Porta dos Fundos apresentam IA que gera podcasts
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

A Adobe e o Porta dos Fundos ampliam a parceria entre as marcas para apresentar uma nova função do Acrobat que utiliza inteligência artificial para transformar documentos em podcasts. A novidade aparece em dois programas do grupo de humor e dá continuidade à colaboração que já resultou no vídeo “Demora pra responder” e na websérie “Os mais de 12 trabalhos de Gerson”.

A primeira inserção aconteceu em 17 de setembro, no videocast e podcast “Não Importa”, comandado por Gregório Duvivier e João Vicente de Castro. A segunda está prevista para 29 de setembro, no programa “Ela é Pior que Eu”.

A estratégia acompanha o consumo de conteúdo em áudio no país. Segundo o estudo Inside Audio, da Kantar IBOPE Media, 92% da população brasileira consumiu algum tipo de conteúdo sonoro, como rádio, streaming ou podcast, nos 30 dias considerados pela pesquisa. Entre os ouvintes de rádio, 43% afirmaram ter ouvido podcasts nos três meses anteriores, e 48% desse grupo consome o formato semanalmente.

“Os números mostram uma tendência no comportamento do brasileiro: ele quer se manter informado, mas não tem tempo de parar tudo para ler. Essa nova habilidade nasce dessa constatação. Em vez de competir com a correria do dia a dia, a ferramenta se encaixa nela, transformando documentos densos em algo que cabe no trajeto até o trabalho ou na hora de lavar a louça. A escolha pelo Porta dos Fundos para intermediar essa conversa é natural: afinal, ninguém melhor do que eles para rir da distância entre o que planejamos fazer e o que, de fato, fazemos”, afirma Vitor Gomes, Gerente Sênior de Marketing de Produtos na Adobe Latam.

Documentos ganham versão em áudio

Chamado de Gerador de Podcast, o recurso permite converter documentos como relatórios, pesquisas, apostilas, contratos e e-mails em conteúdo de áudio.

A ferramenta oferece dois formatos. O Highlights cria um resumo do conteúdo, enquanto o Deep Dive gera uma versão mais aprofundada, narrada por múltiplas vozes e com opções de ajuste de tom, nível de imersão e velocidade de reprodução.

O usuário pode carregar desde um único documento até um PDF Space com diferentes fontes reunidas. Durante a reprodução, também é possível acompanhar uma transcrição sincronizada e retomar o conteúdo em diferentes dispositivos.

“O recurso oferece dois formatos de áudio: o Highlights, um resumo direto ao ponto, e o Deep Dive, uma versão mais aprofundada, narrada em múltiplas vozes e com ajustes de tom, nível de imersão e velocidade de reprodução. O usuário pode carregar desde um único documento até um PDF Space completo, reunindo diferentes fontes em um único áudio. Durante a reprodução, também é possível acompanhar a transcrição sincronizada em tempo real e retomar o conteúdo de onde parou em qualquer dispositivo: web, desktop, iOS ou Android. Tudo isso para se adequar ao ritmo da pessoa”, completa Gomes.

Humor entra na conversa sobre inteligência artificial

Para a Adobe, a continuidade da parceria com o Porta dos Fundos é uma forma de inserir a discussão sobre inteligência artificial em conteúdos ligados ao cotidiano.

“O Porta dos Fundos sempre teve a habilidade de falar sobre os mais diversos assuntos de um jeito acessível e bem-humorado. Quando uma dupla como Gregório Duvivier e João Vicente leva a inteligência artificial para a conversa em um episódio do Não Importa, é também um sinal de como o tema já faz parte da cultura e do cotidiano. Para a Adobe, é uma oportunidade de se aproximar dessa conversa e levá-la para a audiência de forma leve e natural”, diz Danielle Geneolle, Gerente Sênior de Marketing na Adobe Latam.

Do lado do Porta dos Fundos, a proposta é utilizar situações cotidianas para inserir a tecnologia na narrativa dos programas.

“A parceria entre o Porta dos Fundos e a Adobe tem sido muito bem-sucedida, e acredito que parte desse resultado vem justamente da nossa capacidade de transformar temas e situações do cotidiano em conteúdos com os quais o público se identifica. Nesta nova etapa, a tecnologia da Adobe nos permite olhar para uma atividade tão presente na rotina quanto o consumo de documentos por uma perspectiva diferente, mostrando como a inovação pode ser incorporada de maneira simples e natural ao dia a dia. É mais uma oportunidade de explorar essa conexão de forma leve, criativa e próxima do público”, afirma Tatiana Fontanelli, Diretora Executiva Comercial do Porta dos Fundos.

O Gerador de Podcast já está disponível na plataforma Acrobat.

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
Artplan e Bling iniciam parceria com releitura da Lei de Murphy

Artplan e Bling iniciam parceria com releitura da Lei de Murphy

A Artplan é a nova agência do Bling, plataforma de negócios voltada a empreendedores e pequenas e médias empresas. A parceria contempla planejamento estratégico e criativo e tem como primeiro trabalho uma campanha que inaugura o conceito “Bling. Tem tudo pra dar certo.” A comunicação parte dos imprevistos comuns à

Adobe Acrobat e Porta dos Fundos apresentam IA que gera podcasts

Adobe recorre ao humor do Porta dos Fundos para falar de IA no Acrobat

A Adobe e o Porta dos Fundos ampliam a parceria entre as marcas para apresentar uma nova função do Acrobat que utiliza inteligência artificial para transformar documentos em podcasts. A novidade aparece em dois programas do grupo de humor e dá continuidade à colaboração que já resultou no vídeo “Demora

Galeria reforça área de Negócios com quatro profissionais

Galeria reforça área de Negócios com quatro profissionais

A Galeria reforça sua área de Negócios com quatro contratações. Carolina Lima chega como Executiva de Negócios, Henrique Leite assume como Supervisor de Negócios e Marina Aloi e Laura Jacomini passam a atuar como Supervisoras de Negócios. Carolina e Henrique respondem a Noelle Duo Silveira, Gerente de Negócios. Marina se

LG desenvolve chiller para demanda térmica dos data centers de IA

LG desenvolve chiller para demanda térmica dos data centers de IA

O crescimento dos data centers voltados à inteligência artificial também aumenta a demanda por sistemas capazes de retirar o calor gerado por ambientes com alta densidade computacional. Nesse cenário, a LG Electronics desenvolveu um Chiller Centrífugo Refrigerado a Ar (ACC) voltado ao resfriamento de data centers de IA. Disponível em

Gatos pedem mais sabor e diversão durante pronunciamento oficial em campanha da marca Friskies, da Nestlé Purina

Friskies resgata meme das “Márcias” em campanha criada pela WMcCANN

Gatos cansados da monotonia no potinho reivindicam mais sabores, texturas e diversão na hora de comer. Essa é a premissa de “Queremos Diversão, Queremos Friskies”, campanha da Friskies®, marca da Nestlé Purina, criada pela WMcCANN para trabalhar a variedade de seu portfólio e destacar os novos sachês da linha Patê

Acelerado por ecommerce.CAMP/portais Portais de alta performance com IA que aprendem a cada visita,
indexados e otimizados para SEO, GEO e LLMs, em piloto automático.