Diretamente do Festival Cannes Lions, Matheus Gugelmim, sócio de Head de Projetos da produtora de áudio Vox Haus, conversou com o Marcas pelo Mundo, em entrevista concedida para a jornalista Elisangela Peres.
No bate-papo, Matheus compartilhou a inspiradora trajetória da produtora musical que já conquistou diversos prêmios em festivais internacionais. A Vox Haus nasceu no interior do Rio Grande do Sul, em Santa Maria, onde Matheus e seu sócio Daniel se formaram em Música e Tecnologia, em 2016. Juntos, decidiram seguir um caminho que unisse a paixão pela música com algo que pudesse proporcionar retorno financeiro, e encontraram essa oportunidade na publicidade.
A Vox Haus começou produzindo curtas e outros projetos menores. Logo ficou claro que, para alcançar o sucesso desejado, precisariam sair do interior e se estabelecer onde as grandes marcas produziam, como São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo fora do Brasil. Matheus, então, se mudou para Porto Alegre, onde a Vox Haus começou a ter suas primeiras oportunidades de trabalhar com agências nacionais e internacionais.
Atualmente, a Vox Haus é uma produtora global, atendendo clientes nos Estados Unidos, Europa, Dubai, Brasil e muitos outros lugares. Em Cannes, Gugelmim ressaltou que vê as premiações como extremamente importantes no mercado, pois representam o reconhecimento da criatividade e inovação.
Com 23 Leões no Cannes Lions, além de prêmios no Clio, D&DA, Dubai Lynx, entre outros, a música certamente desempenhou um papel crucial nessas conquistas. Em, 2023 a Vox Haus ficou classificada entre as 20 melhores produtoras de áudio do mundo no ranking One Club for Creativity. Só no Cannes Lions 2024, a produtora participou de trabalhos premiados com Leões de Prata e Bronze, totalizando sete troféus.
As campanhas premiadas foram:
Dinner after Dinner; Mc Donalds; McCANN, Dubai; com 2 Leões de Bronze
0.0 Prohibition Shelf, Heineken, Publicis Buenos Aires, com 1 Leão de Bronze
Sing to Remember, Coca-Cola, VML Mumbai – India , com 1 Leão de Prata e 1 Leão de Bronze
Fake Readers, Kinokuniya Books, Saatchi & Saatchi Dubai, com 1 Leão de Prata
Literacy Pen, World Literacy Foundation, MEDIA.MONKS, Hilversum, 1 Leão de Prata
Analisando o que ganha ou não os cobiçados Leões em Cannes, Matheus diz que acredita que os projetos premiados são aqueles que abordam problemas comuns de uma perspectiva diferente e criativa. “Na Vox Haus, o objetivo é usar a música para emocionar, encantar e fazer com que as pessoas se engajem com as campanhas”.
A criação de uma trilha sonora é um processo intrinsecamente ligado ao desenvolvimento do filme. Há uma grande interação entre a equipe da Vox Haus, o diretor, a agência e o cliente. Matheus acredita que compreender o que o público gosta e como cativá-lo através do áudio é fundamental.
No contexto brasileiro, a música tem uma importância especial na publicidade. O brasileiro possui uma conexão emocional muito forte com a música, e muitos jingles e comerciais se tornaram memoráveis justamente por causa de suas trilhas sonoras. A música é um elemento poderoso na publicidade e muitos criativos brasileiros já reconhecem essa importância.
Atualmente, a Vox Haus atende grandes marcas como Honda, Hyundai, Brastemp, McDonald’s, Coca-Cola, entre outras. Trabalhar com essas marcas é a realização de um sonho para Matheus, pois elas entendem o valor da trilha sonora nas campanhas publicitárias, o que facilita muito o trabalho da produtora.
Quanto ao futuro, a Vox Haus deseja focar nas categorias técnicas de premiação, como o Leão de Craft, que valoriza a excelência na produção. Matheus tem total convicção de que a Vox Haus irá provar ainda mais o poder do áudio e conquistar essas categorias técnicas.
Assista:
O Marcas pelo Mundo no Cannes Lions tem o patrocínio de Artplan, B&Partners.co, Lew’Lara\TBWA, Vox Haus e World Creativity Festival.
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