MarcasPeloMundo_branco

Da raiz gaúcha aos holofotes do Cannes Lions: conheça a trajetória da produtora de som Vox Haus

Da raiz gaúcha aos holofotes do Cannes Lions: conheça trajetória da produtora de som Vox Haus. Entrevista com Matheus Gugelmim

Diretamente do Festival Cannes Lions, Matheus Gugelmim, sócio de Head de Projetos da produtora de áudio Vox Haus, conversou com o Marcas pelo Mundo, em entrevista concedida para a jornalista Elisangela Peres.

No bate-papo, Matheus compartilhou a inspiradora trajetória da produtora musical que já conquistou diversos prêmios em festivais internacionais. A Vox Haus nasceu no interior do Rio Grande do Sul, em Santa Maria, onde Matheus e seu sócio Daniel se formaram em Música e Tecnologia, em 2016. Juntos, decidiram seguir um caminho que unisse a paixão pela música com algo que pudesse proporcionar retorno financeiro, e encontraram essa oportunidade na publicidade.

A Vox Haus começou produzindo curtas e outros projetos menores. Logo ficou claro que, para alcançar o sucesso desejado, precisariam sair do interior e se estabelecer onde as grandes marcas produziam, como São Paulo, Rio de Janeiro e até mesmo fora do Brasil. Matheus, então, se mudou para Porto Alegre, onde a Vox Haus começou a ter suas primeiras oportunidades de trabalhar com agências nacionais e internacionais.

Atualmente, a Vox Haus é uma produtora global, atendendo clientes nos Estados Unidos, Europa, Dubai, Brasil e muitos outros lugares. Em Cannes, Gugelmim ressaltou que vê as premiações como extremamente importantes no mercado, pois representam o reconhecimento da criatividade e inovação.

Com 23 Leões no Cannes Lions, além de prêmios no Clio, D&DA, Dubai Lynx, entre outros, a música certamente desempenhou um papel crucial nessas conquistas. Em, 2023 a Vox Haus ficou classificada entre as 20 melhores produtoras de áudio do mundo no ranking One Club for Creativity. Só no Cannes Lions 2024, a produtora participou de trabalhos premiados com Leões de Prata e Bronze, totalizando sete troféus.

As campanhas premiadas foram:

Dinner after Dinner; Mc Donalds; McCANN, Dubai; com 2 Leões de Bronze

0.0 Prohibition Shelf, Heineken, Publicis Buenos Aires, com 1 Leão de Bronze

Sing to Remember, Coca-Cola, VML Mumbai – India , com 1 Leão de Prata e 1 Leão de Bronze

Fake Readers, Kinokuniya Books, Saatchi & Saatchi Dubai, com 1 Leão de Prata

Literacy Pen, World Literacy Foundation, MEDIA.MONKS, Hilversum, 1 Leão de Prata

Analisando o que ganha ou não os cobiçados Leões em Cannes, Matheus diz que acredita que os projetos premiados são aqueles que abordam problemas comuns de uma perspectiva diferente e criativa. “Na Vox Haus, o objetivo é usar a música para emocionar, encantar e fazer com que as pessoas se engajem com as campanhas”.

A criação de uma trilha sonora é um processo intrinsecamente ligado ao desenvolvimento do filme. Há uma grande interação entre a equipe da Vox Haus, o diretor, a agência e o cliente. Matheus acredita que compreender o que o público gosta e como cativá-lo através do áudio é fundamental.

No contexto brasileiro, a música tem uma importância especial na publicidade. O brasileiro possui uma conexão emocional muito forte com a música, e muitos jingles e comerciais se tornaram memoráveis justamente por causa de suas trilhas sonoras. A música é um elemento poderoso na publicidade e muitos criativos brasileiros já reconhecem essa importância.

Atualmente, a Vox Haus atende grandes marcas como Honda, Hyundai, Brastemp, McDonald’s, Coca-Cola, entre outras. Trabalhar com essas marcas é a realização de um sonho para Matheus, pois elas entendem o valor da trilha sonora nas campanhas publicitárias, o que facilita muito o trabalho da produtora.

Quanto ao futuro, a Vox Haus deseja focar nas categorias técnicas de premiação, como o Leão de Craft, que valoriza a excelência na produção. Matheus tem total convicção de que a Vox Haus irá provar ainda mais o poder do áudio e conquistar essas categorias técnicas.

Assista:

 

O Marcas pelo Mundo no Cannes Lions tem o patrocínio de Artplan, B&Partners.co, Lew’Lara\TBWA, Vox Haus e World Creativity Festival.

Leia outras notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/