MarcasPeloMundo_branco

Cannes Lions 2024 – Brasil conquista Grand Prix da categoria Entertainment Lions for Music, com case da AlmapBBDO

Cannes Lions 2024 - Brasil conquista primeiro Grand Prix da categoria Entertainment Lions for Music, com case da AlmapBBDO
O Brasil celebra uma conquista inédita no Cannes Lions 2024, levando o primeiro Grand Prix na categoria Entertainment Lions for Music. O prêmio foi concedido ao case “ERRATA AT 88”, criado pela agência AlmapBBDO para a marca Johnnie Walker do grupo Diageo.
O case vencedor tem como protagonista Alaíde Costa, uma das figuras mais importantes do movimento Bossa Nova que, devido a preconceitos raciais e sexistas, foi injustamente esquecida pela história. Alaíde, uma mulher negra em uma época dominada por preconceitos, enfrentou enormes barreiras, como ser preterida por grandes gravadoras e ter que entrar pelos fundos dos locais de shows. Sua ausência no histórico show de 1962 no Carnegie Hall, que introduziu a Bossa Nova ao mundo, é um símbolo dessa exclusão.
Johnnie Walker decidiu corrigir essa história e colocar Alaíde Costa em seu devido lugar: no centro do palco. A campanha multi-mídia, criada pela AlmapBBDO, recontou a trajetória dessa figura lendária em diversos canais, mostrando a trajetória de uma mulher forte que nunca desistiu de cantar o que amava, apesar do ostracismo, e ajudou Alaíde a finalmente chegar ao Carnegie Hall para representar a Bossa Nova no palco mundial.
A Bossa Nova é um gênero musical 100% brasileiro que, assim como o samba, conquistou o mundo com canções como “Garota de Ipanema”. Contudo, enquanto os fundadores da Bossa Nova (todos homens brancos) ganharam fama internacional, uma de suas mães, Alaíde Costa, foi esquecida.
A campanha começou com um anúncio de duas páginas no maior jornal do país, transformado em uma errata, ou correção, contando a vida da cantora. Em seguida, usou as redes sociais para apresentar a música de Alaíde às novas gerações. O anúncio no formato de errata foi um sucesso e despertou o interesse de milhares de pessoas. Depois, a conversa foi mantida nas redes sociais com vídeos e postagens que contavam a história da cantora e apresentavam sua música a um público mais amplo. Confira imagem do jornal:

A ideia foi um sucesso, tanto para Johnnie Walker quanto para Alaíde Costa. A campanha causou uma verdadeira comoção nacional e foi amplamente compartilhada nas redes sociais por milhares de pessoas, incluindo muitas celebridades. Com a colaboração da AlmapBBDO e o apoio de Johnnie Walker, Alaíde finalmente recebeu o convite para cantar no show que homenageava a Bossa Nova, no Carnegie Hall, o mesmo local onde havia sido injustamente esquecida décadas antes. Agora, aos 88 anos, Alaíde está finalmente recebendo o que sempre mereceu.

O Marcas pelo Mundo no Cannes Lions tem o patrocínio de Artplan, B&Partners.co, Lew’Lara\TBWA, Vox Haus e World Creativity Festival.

Leia outras notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/