MarcasPeloMundo_branco

Universidade Zumbi dos Palmares promove novo rebranding feito em parceria com a Grey Brasil

Universidade Zumbi dos Palmares promove seu novo rebranding, lançado no mês de maio, revisado e idealizado em parceria com a agência Grey.

Dá para imaginar uma instituição com um papel tão fundamental no combate ao racismo afirmar que sua missão é deixar de existir? É assim que a Universidade Zumbi dos Palmares promove seu novo rebranding, que foi lançado no mês de maio, quando se comemora a abolição da escravatura. A instituição de ensino privada, que foi fundada em 2003, é considerada a primeira na América Latina a ter como objetivo a inclusão de negros e pessoas de baixa renda no ensino superior. Agora, a marca tem sua identidade visual revisada e idealizada em parceria com a agência Grey.

A Zumbi declara, em seu novo posicionamento de marca: “Nossa missão é deixar de existir.” Por trás da decisão aparentemente radical, existe um nobre desejo: o sonho de, um dia, reduzir a zero a desigualdade étnica e social causada por séculos de racismo, assim como garantir um mundo com as mesmas oportunidades e faixas salariais para brancos, pardos, índios e negros. Quando esse dia chegar, as palavras “quota” e “racial” não serão mais usadas na mesma frase. E assim, a missão da Zumbi terá sido cumprida, tornando sua existência desnecessária para a sociedade.

Gustavo Dornelles, da Grey Brasil, afirma: “O rebranding da Zumbi é um marco importante para mostrar ao mundo, de maneira renovada, como a instituição é um lugar de vida, que acolhe quem não tem acesso à educação e emprego, num ambiente que cultiva e impulsiona a cultura negra. É para mostrar que a Zumbi é um lugar que existe para resistir contra o racismo e desigualdade que ainda persistem”.

“Para nós, o único caminho que iguala a todos é o conhecimento. É a educação plural, diversa, democrática, inclusiva e libertadora. Sem educação não há liberdade. Mudamos para focar, renovar, ampliar e começar tudo de novo. Agora com novas e diferentes cores, diferentes alvos, múltiplas formas e redobrada energia”, reforça Dr. José Vicente, Reitor e Diretor Geral e Acadêmico da Faculdade. “Comprometemo-nos a trabalhar sem trégua para combater e eliminar o racismo e a discriminação do nosso País; a construir uma educação que promova o talento, o empreendimento, o descortinamento do mundo e a grandiosidade e unicidade do individuo”, complementa.

O rebranding da Zumbi, além de reforçar sua missão diária na luta contra o racismo, pretende alimentar o sentimento de identitarismo negro entre alunos e a própria instituição. Para isso, a Zumbi convocou a artista Criola, conhecida por refletir em seus trabalhos a ancestralidade e espiritualidade africana de maneira moderna, sem deixar de ser genuína, para desenvolver uma identidade visual inspirada em patterns de tribos africanas. O trabalho da artista consistiu em ressignificar patterns africanos na criação de ícones com visuais únicos para representar cada uma das áreas de conhecimento lecionadas na Zumbi. Por exemplo, o pattern criado para representar o curso de Direito, foi inspirado na “Balança da Justiça” comumente difundida em várias civilizações além das africanas.

A Grey ainda contou com a consultoria da professora e antropóloga Edilene Machado, que deu embasamento aos materiais produzidos de acordo com a origem dos patterns e seus significados para tribos africanas. Além de ser a nova cara de Zumbi nas redes sociais, a nova identidade visual da faculdade vai virar uma série de lambe-lambes espalhados pelos corredores da faculdade, estampando também materiais escolares e de escritório utilizados no campus.

Ficha Técnica:

MARCA: Universidade Zumbi dos Palmares

CAMPANHA: Nossa missão

AGÊNCIA: Grey Brasil

APROVADO POR: Reitor José Vicente

CEO: Luciana Rodrigues

Diretor Executivo de Criação: João Caetano Brasil

Head de Estratégia e Dados: Mariana Pagano

Diretor de Criação: Tomás Correa

Criação: Fernando Rihan, Igor Cabó, Criola, Caio Camargo, Gabriella Batista Ilustração: Criola

Diretor de estratégia: Gustavo Dornelles

Diretora de negócios: Fernanda Peixe

Supervisora de negócios: Bianca Araujo

Estagiária de negócios: Gabriella Santos

Gerente de Produção Integrada: Thais Possati

Produtora audiovisual: Danielle Oliveira

Produtor Gráfico: Jomar Faria

PRODUTORAS

Produtora de som: Antfood Music & Sound Design

Direção de Produção Musical: Lou Schmidt e Fernando Rojo

Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Luis Bergmann, Pedro Curvello e Vinicius Nunes

Produção Executiva: Christiane Rachel e Renato Castro

Coordenação: Monique Munhoz

Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge, Pablo Homem de Mello e Tiago Lins

Produtora do Filme: Vândalo

Diretor de Cena: Black

Diretor de Produção: Alessandra Melo

Produtora: Natasha Siqueira

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/agencias/luiz-mota-e-promovido-a-diretor-de-grupo-da-grey-brasil/

https://marcaspelomundo.com.br/