Esquecer aniversário de gente importante é o tipo de vacilo que quase todo mundo já cometeu, e que costuma render DR, indireta ou, no mínimo, um climão. Foi exatamente em cima dessa dor (bem brasileira, bem real) que nasceu o PresenteIA, nova marca lançada pela CRMBonus em parceria com iFood.
A novidade foi apresentada oficialmente ao mercado neste sábado (7), mas já vinha dando o que falar há semanas. O motivo: uma narrativa bem-humorada nas redes sociais que misturou celebridades, confissão pública e um enredo que parecia espontâneo, até se revelar parte da campanha.
Do “desabafo” de Teló ao plot twist da campanha
Tudo começou quando Michel Teló, ao completar 45 anos, publicou no Instagram uma sequência de conteúdos falando sobre amigos e familiares que teriam esquecido seu aniversário. Um dos citados foi Marcos Mion, que entrou na brincadeira e respondeu com um tom leve, justificando que o esquecimento seria consequência da correria do dia a dia, e não falta de carinho.
A conversa viralizou, ganhou tração nas redes, virou pauta e até atravessou para programas de entretenimento na TV, ampliando ainda mais o alcance. Como se não bastasse, Neymar também entrou no assunto, reforçando que Mion teria deixado passar seu aniversário de 33 anos, em 5 de fevereiro.
O que parecia uma sequência de “cutucadas” entre famosos, no entanto, era o fio condutor de uma ação publicitária. O PresenteIA é uma iniciativa da CRMBonus e Mion entra no projeto como sócio e embaixador.
Como funciona o PresenteIA
A proposta do PresenteIA é atuar como um agente virtual dentro do WhatsApp, capaz de organizar aniversários e ajudar o usuário a não deixar datas importantes passarem em branco.
A ferramenta permite que a pessoa compartilhe contatos com esse agente, que identifica automaticamente as datas e monta uma espécie de agenda inteligente. A partir daí, o serviço faz o resto: envia lembretes um dia antes, sugere presentes com diferentes faixas de preço e ainda oferece um cartão personalizado conforme o grau de proximidade com o aniversariante.
O diferencial é que a compra pode ser feita com um clique dentro do próprio WhatsApp, e a entrega acontece com a tecnologia e a logística do iFood, inclusive sem o usuário precisar saber o endereço de quem vai receber. Entre as marcas parceiras listadas no lançamento estão Giuliana Flores, Chocolat du Jour, Verbena, Le Blank, Natura, Sodiê Doces, Paola da Vinci, Tastingbox e Wine.
“Estamos focados em transformar o ato de presentear em um hábito cotidiano no Brasil, combinando a capilaridade logística do iFood, o engajamento natural do WhatsApp e uma estratégia de comunicação em escala. A ideia é facilitar o gesto de afeto em poucas horas e redefinir a forma como as pessoas celebram momentos importantes”, reforça Alexandre Zolko, fundador da CRMBonus.
Campanha criada pela Tech & Soul e revelação no Caldeirão
A campanha e a estratégia de lançamento do PresenteIA foram desenvolvidas pela Tech & Soul, em seu primeiro trabalho para o cliente. A proposta criativa, segundo a agência, foi construir primeiro o burburinho e só depois revelar o produto.
Para Flavio Waiteman, sócio e CCO da Tech & Soul, o PresenteIA nasce da combinação entre tecnologia e comportamento. “Ao inverter a lógica tradicional de lançamento, criamos uma narrativa que começou como uma conversa nas redes, gerando curiosidade, identificação e engajamento orgânico, e só depois se revelou como campanha, permitindo que o público se envolvesse com a história antes mesmo de conhecer o produto, que resolve uma dor bem comum entre as pessoas”, comenta.
A “virada” da história aconteceu em uma ação de merchandising no Caldeirão com Mion (Globo). No programa, o público foi direcionado para a ferramenta por meio de um QR Code, com um incentivo extra: R$ 100 de desconto em presentes selecionados.
No último domingo (8), a campanha também ganhou presença na TV, em outras emissoras, com ativações no Domingo Legal e no Programa Silvio Santos.
FICHA TÉCNICA:
Título: PresenteIA
Cliente: CRMBonus
Produto: Institucional
Aprovação Cliente: Alexandre Zolko, Arthur Blaj, André Novelino
CRIAÇÃO
Direção de Criação: Fleytcher Soares, Flavio Waiteman
Criação: Flavio Waiteman, Fleytcher Soares, Marcelo Goes, Fernando Boreiko, Gabriel Tenfen, Daniel Martinez
ATENDIMENTO
Diretor de Atendimento: Jessica Carvalho
Gerente de Atendimento: Fernanda Aguiar
Executiva de Atendimento: Bianca Zuntini e Larissa Timóteo
MÍDIA
Diretor de Mídia: Ana Ventura
Gerente de Mídia: Thales Campos
Supervisor de Mídia: Anderson Rezende
PLANEJAMENTO
Diretor de Planejamento: Van Patino
GESTÃO
CCO: Flavio Waiteman
CEO: Claudio Kalim
COO & CFO: Marcelo Zaine
Diretora Geral de Negócios: Liliany Samarão
PRODUÇÃO
Produtor Executivo: João Pedro Albuquerque
RTV: Carol Lampert
Diretor de Produção: Rogerio Gonçalves
Supervisora de Produção: Leticia Bamonte
Edição e Motion/Digital: Andrio Nascimento
PRODUTORAS
Produtora do Filme: 02 Filmes
Direção: Nando Olival
Diretora Executiva de Produção: Flávia Zanini
Diretora Executiva de Projetos e Negócios: Rejane Bicca
Produção Executiva: Edney Tamachiro
Executivo de Projetos: Ivan Caetano e Silvia Neri
Atendimento de Pós: Nany Lucena
Assistente Produção Executiva: Tiemi Fujise
Direção de Fotografia: Ralph Strelow
Diretor de Arte: Fred Pinto
Produtor de Arte: Vinicius Guimil
Diretor Produção: Fabio Monteiro
Produtor: Rodrigo Rondino
Assistente de Direção: Rafaella Della Rosa
Figurinista: Kátia Gimenez
Cabelo e Maquiagem: Carla Carrasco
Departamento Criativo de Pesquisa: Henrique Pires, Renato Ruffo e Rafael Nogueira
Pós-Produção: O2 Pós
Coordenador de Pós: Henrique Gomes
Finalizador: Leticia Sillmann
Montador: Renato Gaiarsa
Cor: O2 Pós e Psycho N’Look
Supervisor de VFX: Thiago Corá
Produtora de Áudio: In Sonoris Causa
Criação e Produção Musical: Vinícius Porto e Paulo Garfunkel
Mixagem e Finalização de Áudio: Cuca Nabar
Atendimento: Paulo Garfunkel
Leia outras notícias: https://marcaspelomundo.com.br/categorias/anunciantes/
