Com patrocínio da Heineken, o Festival FotoDoc chega à sua terceira edição como um dos principais eventos de fotografia documental do país. Entre os dias 26 e 30 de novembro, a Panamericana Escola de Arte e Design, em São Paulo, será palco de uma programação que une grandes nomes da fotografia brasileira e internacional, com destaque para a presença da fotógrafa Elspeth Diederix e do curador Erik Vroons, ambos da Holanda.
O festival, que tem como tema “Paraísos Artificiais”, busca explorar as conexões entre inteligência artificial e fotografia documental, incentivando a reflexão sobre novas formas de criar e interpretar imagens. Com entrada gratuita, o evento oferece exposições, premiações, workshops e leituras de portfólio, com inscrições abertas no site oficial (www.fotodoc.com.br).
A programação inclui workshops conduzidos por fotógrafos renomados como Marcio Scavone e Karime Xavier, além de Elspeth Diederix, que pela primeira vez visita o Brasil. Conhecida por suas imagens de plantas e jardins, a artista holandesa usará o workshop “Play”, no dia 30, para compartilhar técnicas criativas de composição com um público ávido por inspiração.
Outro destaque internacional é o curador Erik Vroons, editor da revista GUP, reconhecida como referência no universo da fotografia contemporânea. Vroons conduzirá leituras de portfólio, oferecendo análises profundas sobre os trabalhos apresentados.
A abertura acontece no dia 26 de novembro, às 18h, com três exposições de destaque: “Distopia”, que retrata as enchentes no Rio Grande do Sul com imagens de Carlos Macedo e Tadeu Vilani; “Utopia”, com fotografias de Lucas Lenci; e a mostra dos vencedores do Prêmio Portfólio FotoDoc 2024, que reúne 73 imagens impactantes. As exposições serão gratuitas e estarão disponíveis até 5 de janeiro de 2025.
Neste ano, o júri do Prêmio Portfólio FotoDoc avaliou 60 finalistas e premiou 20 trabalhos. O grande vencedor foi Fabio Teixeira, com o ensaio “Entre a vida e a morte nas ruas”, que retrata os desafios enfrentados por pessoas em situação de rua no Rio de Janeiro.
“A cada ano, o festival ganha maior importância como iniciativa para a valorização da cultura, da diversidade e da narrativa visual no país. Esta edição marca um posicionamento internacional e ao mesmo tempo reforça nosso objetivo de ser um espaço aberto e fundamental para a troca de experiências, a exposição de talentos e o diálogo entre artistas, críticos e o público em geral”, diz Érico Elias, idealizador do evento e diretor do festival.
A Heineken, patrocinadora oficial, também celebra sua participação. “Estamos muito felizes por estarmos presentes na terceira edição da FotoDoc, inspirando novas perspectivas e olhares culturais por meio da fotografia. O evento é estratégico para fortalecer nossa presença diante de eventos culturais relacionados ao território da arte”, afirma Guilherme Bailão, diretor de patrocínios do Grupo Heineken.
O FotoDoc 2024 tem patrocínio oficial da Heineken. Uma realização da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e Vertente, o festival conta também com apoio da Panamericana Escola de Arte e Design, Vento Leste, Frida!, Origem, Lovely Home e Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de São Paulo (Arfoc-SP).
Leia outras notícias: