A Elgin acaba de inaugurar sua nova fábrica de motores BLDC (brushless DC), essenciais na montagem de equipamentos de climatização. Localizada no parque fabril de Manaus, a planta é considerada a mais moderna do País, e representa o maior investimento industrial da história recente da empresa, cerca de R$ 200 milhões.
A companhia, focada na produção de motores de corrente contínua, dá um passo estratégico rumo à autossuficiência nacional em componentes críticos, reduzindo a dependência de importações e reforçando sua posição como produtora e exportadora de tecnologia nacional. A nova unidade permitirá atender com mais agilidade e menor custo tanto o mercado interno quanto países da América Latina. Integrada ao complexo fabril da marca já existente em Manaus, que também passou por modernizações em toda a estrutura, a nova planta aproveita os incentivos fiscais da Zona Franca e foi totalmente projetada para operar com energia renovável. Alinhada às políticas ambientais da empresa, a estrutura utiliza motores otimizados para alta eficiência energética, em conformidade com as novas exigências do Inmetro.
Estimativas iniciais apontam que a produção local também deve reduzir as emissões associadas ao transporte internacional, reforçando o compromisso da Elgin com a sustentabilidade. “A fabricação desses motores em território brasileiro posiciona não apenas a Elgin como liderança no mercado, mas também insere o Brasil no mapa estratégico global de Climatização”, afirma Anderson Bruno, Vice-Presidente Comercial da Elgin. “Muitos mercados estão buscando diversificação de fornecedores, colocando a América Latina – e o Brasil em especial – como alternativa estratégica.”
A digitalização é outro destaque: toda a cadeia de produção foi concebida com processos automatizados e integrados, desde a linha de montagem até o pós-venda. “A Elgin vê essa iniciativa como um passo essencial para fortalecer a inovação nacional, gerar valor local e ampliar sua atuação como fornecedora integrada nos setores de Climatização e Automação Industrial”, explica Caio Guazzelli, Diretor de Operações da Elgin. O novo polo fabril também amplia o potencial de fornecimento da empresa, atendendo desde fabricantes de ar-condicionado residencial e comercial, até empresas de automação predial, climatização embarcada (ônibus, trens, embarcações) e sistemas industriais de HVAC e refrigeração.
Além disso, conta com um centro de co-desenvolvimento, onde clientes e engenheiros da Elgin poderão testar e simular soluções sob medida. A inauguração da nova fábrica e apresentação das renovações do polo industrial contou com a presença de clientes, parceiros e executivos da marca. Edy e Rafael Feder (CEO), Anderson Bruno (VP Comercial) e Caio Guazzelli (COO) conduziram a cerimônia de corte da faixa, acompanhados do ex-jogador Cafu, embaixador da Elgin, e de José Jorge do Nascimento, presidente da Eletros.
Leia mais notícias: