Da roda ao pneu, a Dunlop traz novidades para o consumidor

Marketing da Dunlop Pneus - Empresa comemora 10 anos de atuação no Brasil. Papo com Rodrigo Alonso

A roda foi uma invenção do homem e, mesmo parecendo simples, mudou definitivamente a história, dando uma mãozinha na evolução humana.

As primeiras rodas eram feitas de madeira resistente e, ao longo do tempo, ela foi modificando para trazer uma locomoção melhor. Mas foi John Boyd Dunlop que em 1888 percebeu a dificuldade do seu filho de andar no triciclo e inventou o primeiro pneu movido a câmara de ar. A invenção resultou em um pneu mais leve, estável e confortável.

Essa nova mobilidade foi um sucesso e, por isso, Dunlop patenteou de imediato a sua ideia e começou a desenvolver um empreendimento comercial com o nome de Dunlop Pneumatic Tire, a empresa de pneus mais antiga do mundo.

A marca se expandiu e começou suas operações no Brasil em 2011, com inauguração de sua fábrica no ano seguinte, comemorando 10 anos de atuação no país. Com essa história cheia de reconhecimentos, Rodrigo Alonso, diretor de marketing e vendas da Dunlop Brasil, trouxe para o Marcas Pelo Mundo um pouco de como é a estratégia de marketing da marca no Brasil.

Rodrigo destaca que a empresa tem 130 anos no mundo e que sempre esteve no mercado para suprir a necessidade dos seus consumidores. Na pandemia a marca continuou produzindo seus pneus com inúmeros protocolos de segurança e, no marketing, a Dunlop melhorou a comunicação interna da empresa através de treinamentos e reuniões online. Além disso, a marca também investiu em canais de vendas, com o e-commerce e o Contêiner, distribuído em diversas estradas para estar mais próximo dos caminhoneiros.

Rodrigo afirma que “todos os canais de venda continuam. Ainda teremos loja, mas o e-commerce é uma necessidade pela pandemia e também pela mudança de hábitos dos consumidores. Vemos que é uma ideia promissora e o objetivo é realmente continuar olhando novos canais para facilitar o consumidor em relação aos nossos produtos.”

Um outra novidade é a nova agência de comunicação da marca, a Forte Apache. A marca fará um trabalho intenso nas mídias digitais e investimentos em conteúdos para que o consumidor tenha um pleno conhecimento dos produtos. “O produto no Brasil é 100% feito sem emenda, que é o mais moderno que existe no mundo. O caminhoneiro já conhece o produto porque faz parte do trabalho e do dia a dia dele. O consumidor comum, muitas vezes, não tem conhecimento. Então vamos atuar em algumas áreas para que possam entender o pneu e vamos continuar buscando soluções para o consumidor” ressalta Rodrigo.

Assista:

 

https://www.dunloppneus.com.br/