Boticário lança Code Her para combater manipulação de imagens por IA

Boticário lança Code Her, bot com IA que combate manipulação de imagens de mulheres e amplia debate sobre violência digital.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

O avanço da inteligência artificial vem abrindo novas possibilidades, mas também ampliando riscos. Um deles atinge diretamente as mulheres: o uso de IA para manipulação e sexualização de imagens sem consentimento. Dados recentes da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos, da SaferNet, mostram a dimensão do problema: as denúncias de misoginia, violência ou discriminação contra mulheres cresceram 224,9% em relação ao ano anterior.

É nesse contexto que o Boticário apresenta o Code Her, um movimento que combina tecnologia, informação e posicionamento de marca para enfrentar esse cenário. A iniciativa reúne um bot capaz de identificar tentativas de manipulação de imagens por IA e uma cartilha digital que orienta vítimas sobre como agir, inclusive do ponto de vista legal.

O projeto dialoga diretamente com Her Code, plataforma da marca que, desde 2023, propõe discussões sobre o prazer feminino e autonomia do corpo, temas ainda atravessados por tabus e, muitas vezes, por violações.

“É importante destacar que a inteligência artificial trouxe inúmeras possibilidades positivas e que é a intenção humana por trás do prompt que pode torná-la uma ferramenta de exposição e vulnerabilização públicas. A nossa iniciativa é para nos posicionarmos cada vez mais como aliados da mulher, avançando na construção de projetos que extrapolam o universo da beleza, promover discussões relevantes e propor soluções conectadas e construtivas”, afirma Carolina Carrasco, diretora de Branding e Comunicação de O Boticário e Quem Disse, Berenice?.

Criado pela AlmapBBDO, o Code Her se posiciona como uma ferramenta educativa e de proteção digital. A campanha ganha escala com um filme protagonizado por Marina Sena e conteúdos com a jornalista Rose Leonel, vítima de vazamento de imagens íntimas no início dos anos 2000, caso que ajudou a impulsionar mudanças importantes na legislação brasileira.

Aliás, um dos pilares do projeto é justamente reforçar o conhecimento sobre leis que protegem as mulheres, como a Lei Rose Leonel, a Lei Carolina Dieckmann, a Lei Maria da Penha e o Marco Civil da Internet.

“Esse comportamento nas redes sociais é um sintoma sério da nossa sociedade. Mas a internet não é uma terra sem lei. Com o Code Her, estamos usando IA com IA, para que as mulheres possam compartilhar as fotos dos seus corpos como quiserem e eles continuem sendo só delas”, afirmam Ana Novis e Paula Keller Perego, diretoras de Criação da AlmapBBDO.

Como funciona o Code Her

A solução foi integrada à plataforma X (antigo Twitter) e pode ser ativada pelas próprias usuárias. Após cadastro no site do projeto, basta marcar o perfil @codeherbot nas publicações para que o sistema passe a monitorar as imagens.

Caso haja tentativa de manipulação por ferramentas como o Grok (IA do X), a imagem não é exibida. Em paralelo, a usuária recebe um alerta sobre a tentativa, além de orientações com canais oficiais de denúncia e informações sobre seus direitos.

Leia outras notícias: https://marcaspelomundo.com.br/categorias/anunciantes/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
Crocs e LEGO apresentam clog inspirado no universo dos blocos

Crocs e LEGO apresentam clog inspirado no universo dos blocos

Quando duas marcas que nunca jogaram pelo básico se encontram, o resultado dificilmente passa despercebido. É exatamente isso que acontece com a colaboração entre Crocs e Grupo LEGO, que acaba de desembarcar no Brasil com o Creativity Clog. O modelo nasce do encontro entre moda casual e cultura criativa, levando