AMARO questiona respostas do Chat GPT que ignora recordes das mulheres no futebol

AMARO lançou, no dia 26, uma iniciativa que tem como objetivo questionar o porquê do futebol feminino ainda receber tão pouco reconhecimento.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

A AMARO lançou, no dia 26, a campanha “Bora Falar Delas”, iniciativa que tem como objetivo questionar o porquê do futebol feminino ainda receber tão pouco reconhecimento, mesmo quando as mulheres têm conquistas incríveis no esporte.

Apesar da proximidade do início da Copa de Futebol Feminino 2023, a maioria das pessoas não sabe quando e onde o campeonato acontece. De acordo com uma pesquisa realizada no perfil oficial da marca no Instagram, 71% responderam que não sabem quando a Copa Feminina vai acontecer e 82% responderam que não sabem onde será sediada. Ainda, a pesquisa mostrou que 71% das pessoas acompanharam a Copa Masculina no ano passado, mas apenas 43% vai acompanhar os jogos do Brasil na Copa Feminina. A partir do resultado desta pesquisa, a marca resolveu testar o que uma das tecnologias mais disruptivas do mercado tem a dizer sobre o assunto. O vídeo apresenta imagens geradas por inteligência artificial e mostra uma interação real com o Chat GPT, onde são feitas perguntas sobre recordes e destaques da história do futebol.

Ao ser perguntado “Quem jogou mais partidas oficiais pela seleção brasileira de futebol?”, a inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI responde que foi o ex-lateral-direito Cafu, com 142 jogos. No entanto, a informação omitida é que Formiga é a atleta, tanto entre homens quanto mulheres, que mais jogou pela seleção, com 234 partidas oficiais. Quando questionado sobre “Quem fez mais gols pela seleção brasileira de futebol?”, o Chat GPT responde que foi o Pelé, com um total de 77 gols. Mais uma vez, a inteligência artificial desconsidera o futebol feminino, e deixa de informar que Marta já marcou 119 gols em partidas oficiais pela seleção brasileira, sendo 17 deles em Copas do Mundo, se tornando o maior número entre homens e mulheres.

Natalia Fujii, creative lead da AMARO, explica: “Essa ferramenta de inteligência artificial é uma base de conhecimento que se alimenta de informações coletadas da internet. Se ela não está trazendo as conquistas femininas nas suas respostas, significa que nós não estamos falando delas o suficiente. Queremos que o futebol feminino seja comemorado e reconhecido”. Diante de vários outros questionamentos, como “quem ganhou mais vezes o prêmio FIFA de melhor do mundo” ou “quem participou de mais Copas”, as conquistas femininas continuam sendo ignoradas. O Chat GPT tenta se justificar, mencionando que não possui informações atualizadas após setembro de 2021, pois foi lançado em novembro de 2022, mas todos os recordes das mulheres da nossa seleção foram estabelecidos antes dessa data.

“Somos uma marca comprometida com o futuro das mulheres, e o empoderamento feminino é uma das nossas principais frentes. No nosso time, temos 68% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. Queremos que as conquistas femininas sejam reconhecidas tanto no mundo da Inteligência Artificial, quanto na vida real, para que meninas cresçam sabendo que elas podem ser o que quiserem ser”, conclui Denise Door, VP de Marketing da AMARO. Além do vídeo da campanha, a AMARO também produzirá uma série de conteúdos durante o mês de Julho em seu instagram para compartilhar os recordes e realizações históricas da seleção feminina, além de transmitir os jogos da Copa Feminina no escritório. O torneio terá início em 20 de julho e será sediado na Austrália e Nova Zelândia.

Ficha Ténica:

Anunciante: AMARO

Título: Bora Falar Delas

VP Marketing: Denise Door

Direção Criativa: Natalia Fujii

Direção de arte: Lele Isola

Fotos e edição de imagem: Angélica Marinacci e Renan Kiss.

Identidade visual: Gabrielle Lima e Bruna Rosa

Redação: Marina Gama

Coordenação de projeto: Carolina Pires

Edição e montagem: Movioca

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/anunciantes/placar-inaugura-camarotes-nos-principais-estadios-de-sao-paulo/

https://marcaspelomundo.com.br/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
Eudora inspira personagem em ‘Quem ama Cuida’ em parceria comercial inédita com a Globo

Eudora inspira personagem inédita em novela das nove da Globo

Pela primeira vez, uma marca de beleza inspira o nome de uma personagem em uma novela das nove da Globo. Em Quem Ama Cuida, Mariana Ximenes interpretará Eudora, chamada de Dora na trama, uma empresária sofisticada e criativa criada a partir do universo da marca do Grupo Boticário. A iniciativa

Volkswagen embala sonho do Hexa em campanha estrelada por Carlo Ancelotti

Volkswagen embala sonho do Hexa em campanha estrelada por Carlo Ancelotti

O futebol sempre foi um território fértil para a imaginação brasileira. Antes mesmo da bola rolar, o País inteiro já projeta cenas de comemoração, buzinaço, abraços coletivos e lágrimas de felicidade. É justamente essa atmosfera de esperança compartilhada que inspira “Sonhos”, nova campanha da Volkswagen do Brasil criada para marcar

Toyota destaca relação da Hilux com o Agro em campanha criada pela Mutato para celebrar 10 anos de liderança.

Hilux lança campanha inspirada em histórias do Agro

Ao completar uma década consecutiva na liderança do segmento de picapes médias no Brasil, a Toyota escolheu olhar para quem ajudou a construir essa trajetória: os produtores rurais. A marca apresenta uma nova fase de comunicação da Hilux, assinada pela Mutato, que ressalta histórias reais de clientes ligados ao universo