MarcasPeloMundo_branco

Wieden+Kennedy Latam contrata Rodrigo Jatene como CCO

A Wieden+Kennedy anuncia Rodrigo Jatene como Chief Creative Officer para a América Latina, que irá atuar a partir de 2024.

A Wieden+Kennedy acaba de anunciar o profissional Rodrigo Jatene como Chief Creative Officer para a América Latina. A partir de 2024, o executivo passa a liderar os escritórios de São Paulo (Brasil) e Cidade do México (México), além do hub de Buenos Aires (Argentina).

A partir do escritório na capital paulista, Jatene passa a ser responsável pelo desenvolvimento da rede na região ao lado do presidente André Gustavo, respondendo pela criação de marcas como Ford, Google, Nubank, Nike, PEPSI, Uber, entre outras. “O Rodrigo tem um talento incrível e um histórico impressionante de excelentes trabalhos para diferentes agências e clientes mundo afora. Isso é difícil em qualquer mercado, mas especialmente quando se fala em criatividade. Estamos felizes em contribuir para o retorno do Rodrigo ao Brasil para conduzir um escritório que está em um momento tão bom. Nós seguimos com a missão de elevar nossa liderança criativa em toda a rede e estamos orgulhosos que o Rodrigo vai fazer parte disso”, destaca Karl Lieberman, Global CCO da Wieden+Kennedy.

Com mais de 25 anos de experiência, Rodrigo Jatene esteve à frente da criação da DDB Chicago como CCO desde 2021. Ocupou também a posição de co-presidente & CCO na Grey Brasil de 2015 a 2018, quando foi convidado para assumir a cadeira de CCO nos escritórios de Los Angeles e São Francisco, nos Estados Unidos. Ao longo dos sete anos na rede, foi ainda membro permanente do seu Conselho Global de Criação. “Estou feliz por essa parceria com o Rodrigo. Ele é um líder criativo talentoso e uma ótima pessoa para estar por perto. Seu repertório multicultural, experiência internacional e sensibilidade vão ampliar nossa perspectiva, contribuindo para elevar o nível criativo e a relevância cultural do nosso trabalho, destaca André Gustavo, presidente da Wieden+Kennedy Latam.

A rede tem fortalecido seus negócios no mercado latino-americano nos últimos anos, e Jatene chega para fazer parte desse movimento. A operação teve crescimento de 46% em sua receita em 2022 e deve manter em ritmo acelerado, sobretudo, com a abertura do primeiro escritório da Wieden+Kennedy de fala hispânica no mundo, na Cidade do México, em janeiro de 2023. A operação nasceu tendo a Ford como cliente, e em menos de um ano, trabalha também com outras grandes marcas, como InBev, Nike, Uber, Aeromexico e Google. Caminho semelhante tem feito o hub criativo de Buenos Aires, que além de Ford, desenvolve trabalhos para a Nike Argentina e Uruguai.

Já em São Paulo, o escritório segue consolidado em seus 13 anos, ampliando sua relevância global e regional, através de campanhas para a Budweiser, Ford e Nike, entre outras. Tem também ampliado sua relevância dentro dos próprios clientes, como para Nubank, Uber e Google, além de desenvolver novos negócios, como a recente conquista da conta da PEPSI no Brasil. Não à toa, a receita da agência teve crescimento de 22% nos últimos cinco anos.

“Nosso entusiasmo está nas alturas com a chegada do Rodrigo na rede Wieden+Kennedy. Acompanho seu trabalho desde sempre, e tenho certeza de que seu talento e experiência vão contribuir na manutenção do excelente momento que vivemos na América Latina, e nos conduzir a patamares ainda mais elevados nos próximos anos”, reforça Felipe Ribeiro, que segue como CCO da Wieden+Kennedy Latam até o fim de dezembro. A partir de 2024, além de assumir o posto de co-CCO do escritório de Portland, Ribeiro manterá a cadeira de líder criativo global para Budweiser, conta atendida pelos escritórios de São Paulo e Nova Iorque.

Com passagens por algumas das principais agências do mundo, como Grey, Leo Burnett, Wunderman, McCann, DM9DDB, entre outras, Jatene é diretor de arte por formação. Ao longo de sua carreira, realizou inúmeras campanhas de renome e recebeu mais de 70 leões em Cannes, além de mais de 50 Grand-Prix nos principais festivais do mundo. Destaque para o Cannes Lions, Effie, D&Ad, The One Show, Clios, Art Directors’ Club, LIA, El Ojo e Clube de Criação. “No ano que vem eu começo um novo capítulo da minha história com a W+K – uma marca icônica que tenho admirado e respeitado nos últimos 20 anos. A cultura criativa, a independência, os relacionamentos duradouros com alguns dos clientes mais conhecidos e atrativos do mundo, e o incomparável trabalho construído nas últimas quatro décadas são uma inspiração para mim e para toda a indústria”, completa o criativo.

Jatene esteve a frente de campanhas icônicas globalmente, como “Apologize the Rainbow” (2023) e Chillboards (2022), além de trabalhos no Brasil que também ganharam receconhecimento internacional, como “Detector da Corrupção (2018), “O enterro do Bentley (2014), “Vem Pra Rua” (2013), e “Meu sangue é rubro-negro” (2012). “Estou ansioso para trabalhar em parceria com o André, Felipe, Karl e todo time extremamente talentoso da W+K na América Latina. E ainda mais animado com a ideia de retornar para casa com a minha família depois de seis longos e felizes anos nos Estados Unidos. Eu sempre serei grato e honrado pela oportunidade de ter feito parte da história da DDB Chicago, uma das agências mais icônicas da nossa indústria. E também muito orgulhoso do time que ajudei a formar, as marcas com as quais colaborei, os trabalhos que fizemos e todas nossas conquistas juntos”, finaliza.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/agencias/wiedenkennedy-expande-presenca-na-america-latina-e-inaugura-wk-mexico/

https://marcaspelomundo.com.br/