A Artplan São Paulo, agência independente que faz parte do Grupo Dreamers, é reconhecida por sua trajetória de destaque no mercado, marcada pela inovação, criatividade e uma liderança estratégica. À frente dessa jornada está Gláucia Montanha como CEO que, em dois anos de gestão, vem consolidando um novo capítulo na história da empresa. Para entender a essência dessa transformação, a jornalista Elisangela Peres visitou a nova sede da Artplan, em São Paulo, para uma entrevista sobre liderança, desafios e os rumos da publicidade.
Um início desafiador: como a trajetória pessoal moldou a liderança de Gláucia
A história de Gláucia Montanha é marcada por superações e por uma construção sólida, mas não linear. Nascida em uma família simples, ela começou a trabalhar cedo. “Minha carreira não foi planejada, mas conquistada”, afirmou. Entre as experiências de sua juventude, destaca-se o trabalho de vendedora de coco. Ao longo dos anos, Glaucia estudou processamento de dados, comunicação e administração.
A pluralidade de experiências, suas indecisões e escolhas do passado fizeram com que ela se tornasse uma profissional versátil, apta a transitar entre áreas diversas, algo que se reflete em sua visão estratégica à frente da Artplan. “Se eu pudesse falar com a Gláucia jovem, diria para não se preocupar, porque tudo faria sentido no futuro.”, comenta a executiva.
A chegada à Artplan e os primeiros desafios como CEO
Gláucia assumiu o cargo de CEO da Artplan em um momento estratégico, há dois anos. A executiva estabeleceu um planejamento ambicioso de três anos. O plano mostrou resultados concretos. “Nosso crescimento foi de dentro para fora. Antes de buscar novos clientes, priorizamos a felicidade e a satisfação dos que já estavam conosco”, explicou.
Um dos principais pontos de transformação da Artplan sob a gestão de Gláucia foi a revalorização da criatividade. Ela ressaltou que, em meio à evolução do mercado publicitário, que integrou dados, estratégias digitais e negócios, a criatividade às vezes ficou em segundo plano. “A escolha de uma agência passa pela criatividade. Resgatamos nossa essência criativa”.
Esse resgate da criatividade tem refletido nos resultados e no reconhecimento do mercado, consolidando a Artplan como referência não apenas pela robustez de suas ferramentas e processos, mas também pela capacidade de criar campanhas inovadoras e impactantes. A recente conquista da conta da Movida, por exemplo, é reflexo de um trabalho focado em oferecer excelência aos clientes.
Desafios e aprendizados na liderança
Gláucia compartilhou os principais desafios de sua posição como CEO. Para ela, liderar vai além de tomar decisões. “É sobre inspirar. Todos os dias me pergunto se estou inspirando alguém.” Outro ponto fundamental é manter-se próxima do dia a dia da agência e dos clientes. “Se você se afasta da rotina e do contato direto com o cliente, começa a errar, porque suas decisões deixam de refletir a realidade.”
Ela também ressaltou a importância de montar uma equipe forte e alinhada. “Hoje, olho para o meu time e sinto que estou rodeada de pessoas com quem quero estar.” Quando questionada sobre o que inspira a executiva, Gláucia disse: “No final do dia, o que mais me inspira é quando eu chamo o time para dar uma notícia e as pessoas olham e acreditam em mim. Então, esse sentimento de alguém acreditar em você, para mim, é muito inspirador, porque você não pode falhar”.
Transformações
O mercado publicitário passou por mudanças profundas nas últimas décadas. Para Gláucia, a maior transformação está na forma como as agências entendem e se conectam com o público. A audiência está em movimento e o consumidor de hoje é multifacetado. Ele transita entre diferentes interesses e plataformas, e a missão da agência é acompanhá-lo nessa jornada, oferecendo mensagens que realmente façam sentido.
Quando perguntada sobre o futuro, Gláucia demonstrou otimismo. O foco está em manter algo essencial: o alto nível de satisfação dos clientes, medido pelo NPS (Net Promoter Score – Uma métrica usada para avaliar o nível de satisfação dos clientes com os produtos e/ou serviços da empresa, além de medir a probabilidade de recomendarem a marca a outras pessoas). Mais do que buscar resultados externos, a prioridade é cuidar das pessoas que fazem parte da empresa, preservando o equilíbrio entre excelência nas entregas e valorização dos clientes.
Reconhecida pelo seu perfil único, a Artplan conquistou respeito e admiração. “A Artplan tem um jeito especial de ser, marcado pela humildade e pela proximidade, o que a torna querida. Recentemente, temos recebido muitas mensagens de reconhecimento, inclusive de líderes de outras agências, elogiando nosso momento atual. Eu sempre devolvo, ainda mais quando vamos dividir contas, que podem contar comigo para ser leve, sempre respeitoso, mas, acima de tudo, divertido”, conclui.
Assista!
Leia outras notícias: