A agência ISLA e a organização Count Us In, de Londres criaram, junto com a brasileira Onda Solidária, que atua em prol da educação ambiental e sustentabilidade, um movimento de conscientização sobre as mudanças climáticas, e anuncia o projeto Terra Futebol Clube.
Sob o conceito “Entre no jogo para salvar o jogo”, a ideia conta com uma série de ações desenvolvidas com as diretorias e bases de grandes times e tem como objetivo mostrar um movimento social relevante para que lideranças promovam transformações efetivas. Além disso, também vem marcando presença em grandes eventos que trazem diálogos sobre o tema como o Youth20, e, em breve, estará no G20 e COP30. “A missão do Terra F.C. é inspirar e engajar o mundo do futebol na luta contra as mudanças climáticas e, dessa forma, influenciar o mundo político a criar e adotar leis e medidas sistêmicas que combatam efetivamente o maior inimigo que a humanidade já enfrentou”, afirma Ricardo John, partner e ECD da ISLA.
A primeira ação aconteceu durante um dos maiores clássicos do futebol brasileiro: Flamengo x Fluminense. Na partida pelo Brasileirão, os times se uniram para lançar o Terra Futebol Clube e jogarem juntos pelo planeta. Durante o intervalo do jogo, crianças entraram em campo com máscaras respiratórias em homenagem aos brigadistas que enfrentaram os incêndios ocorridos no país nas últimas semanas, vestidas com o uniforme do Terra F.C., além de carregarem mensagens de alerta e incentivo à causa. Um vídeo manifesto que explica a iniciativa e convoca os torcedores a deixarem rivalidade entre clubes para se unirem ao novo time, foi transmitido no telão do estádio no intervalo do jogo.
Atualmente, os jogadores de futebol sofrem com o calor excessivo e baixa qualidade do ar, que podem prejudicar a performance nos treinos e em campo, e já ocasionaram também o cancelamento de partidas e pausas em campeonatos. Há, ainda, as consequências das chuvas torrenciais ocorridas nos últimos tempos, que alagaram estádios do Brasil. Contudo, a indústria global do esporte tem a sua parcela de participação na situação climática marcada pela produção de mais de 30 milhões de toneladas de dióxido de carbono anualmente, aproximadamente o equivalente ao total de emissões geradas pela Dinamarca, segundo dados publicados este ano pelo Earth.Org.
A iniciativa reuniu representantes e atletas de base dos times Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco que assinaram um compromisso na luta contra a ação climática mundial. “O Terra F.C. é um clube simbólico que nasce com o objetivo real de unir clubes e torcidas contra um adversário principal: as mudanças climáticas, e alertar que se não existe planeta, não existe futebol”, reforça Ricardo Calçado, da Onda Solidária.
Ficha Técnica:
Agência: Isla Republica
Direção Executiva de Criação: Ricardo John
Business Lead: Felipe Giacon
Redação: Vinicius Dias
Direção de Arte: Zim Hernandez
Conteúdo: Miler Alves
Direção de Planejamento: Marcus Freitas
Business Manager: Henrique Dal’ Mas
Produção: Tina Araujo
PR: M. Eugenia Humberg
Manifesto
Direção e montagem: Chico Porto
Motion e Color: Chico Carvalho
Produtora de Áudio: Mr. Pink Music
Produção Musical: Silvio Piesco e Henrique Racz
Produção Executiva: Chica Mauger e Renata Costa
Coordenação: Ligia Menegon e Malu Leite
Finalização e mix: Edilson Martins e Beto Freitas
Leia mais notícias: