MarcasPeloMundo_branco

Women on Walls se transforma em Femtech

O Instagrafite mostrou, ao longo de uma década de atuação, que “Art Is Female” através do WOW, o Women on Walls.

O Instagrafite, plataforma de curadoria e produção da arte urbana e contemporânea com atuação global e um dos maiores hubs de arte pública do mundo, mostrou, ao longo de uma década de atuação, que “Art Is Female” através do WOW, o Women on Walls. A dupla por trás do Instagrafite é brasileira e o braço feminino, Marina Bortoluzzi, conduz a idealização e curadoria do WOW, o primeiro programa internacional e gratuito de capacitação para mulheres artistas lançado em 2020 que oferece às mulheres as ferramentas necessárias para evoluirem e se destacarem no mercado das artes.

Entre as novidades para este ano de 2022, o programa se transforma e se posiciona agora como uma FemTech, com uma plataforma colaborativa e mundial de ensino livre, oportunidades e financiamento para todas as mulheres nas artes visuais. Com um sistema automatizado e um passaporte para a valorização da mulher nas artes, o WOW irá compilar em um só lugar todos os vídeos com aulas sobre artes produzidas de mulheres para mulheres. As participantes poderão compartilhar suas aulas ou assistir de outras cadastradas, além da possibilidade de testes randômicos com emissão de certificado digital pelas aulas assistidas. Na seção de workflow, modelos de contratos e outros materiais estarão disponíveis gratuitamente para download. A plataforma contará ainda com um fórum para trocas de assuntos recorrentes das mulheres no universo artístico.

Além das aulas que serão compartilhadas pelas mulheres cadastradas na plataforma, o novo portal já será lançado com as 47 aulas gratuitas, de 1 a 2 horas de duração, geradas nas última duas edições do WOW, com mulheres expressivas do universo das artes como Criola, Hanna Lucatelli, Anne Galante, Mag Magrela, Igi Ayedun, Arissana Pataxó, Pati Rigon, Daiara Tukano, Gleo,  Ledania, Faith47, Lady Pink, Rosana Paulino e Nina Pandolfo. A intenção é que futuramente, a plataforma seja trilingue, atingindo também os mercados internacionais. Com a credibilidade e a chancela do Instagrafite no circuito mundial, contratações de diversos cantos do mundo poderão acessar ao perfil das artistas, ou outras profissionais femininas das artes, ampliando as chances delas conquistarem seu espaço artístico globalmente.

Em apenas 2 anos de existência, o WOW já formou mais de 146 alunas expoentes da nova geração da arte visual brasileira, e também de países de língua portuguesa como Cabo Verde, na África, e Portugal, conectando-as a mais de 60 articuladoras mulheres influentes das artes do Brasil e do mundo, no intuito de enaltecer a trajetória da mulher na indústria das artes. Women on Walls também questiona o problema ainda existente da invisibilidade da mulher no mercado das artes com o propósito da reparação histórica.

Mais do que capacitar e profissionalizar as artistas na teoria, o WOW sempre apontou como objetivo ampliar o banco de talentos do Instagrafite para a contratação de mais mulheres e seu desempenho na prática. Assim, na primeira edição em 2020, após a conclusão do programa, o Instagrafite assinou a curadoria e produção de um festival em que 80% das convidadas eram as alunas do Women on Walls, pintando um dos maiores corredores de arte urbana da região metropolitana do Estado de São Paulo e do Brasil.

Já em 2021, no fechamento da segunda edição, o WOW criou com as Sandálias Ipanema, patrocinadora master do ano passado e também apoiadora deste ano, um concurso possibilitando as novas artistas a estamparem uma sandália da marca. O resultado foi tão satisfatório, que a marca parceira resolveu criar com o WOW uma coleção cápsula Ipanema WOW com três alunas selecionadas: Larissa Paredes Ramos, Thaiz Zafalon e Fabiana Mimura. A coleção é lançada neste mês das mulheres, com 2 estampas de cada artista, à venda no site da marca.

Atualmente, o WOW acolhe cerca de 140 artistas por WhatsApp, oferecendo consultoria profissional gratuita, divulgação de oportunidades, além de apoio emocional diário. Com este canal, o Instagrafite acelera sua conexão com artistas do Brasil todo, alargando sua rede de relacionamento e contratando mulheres de diferentes regiões, especialidades, idades e subjetividades. Hoje, a empresa tem um time 90% feminino, espalhado pela fundação / CEO, área administrativa e financeira, jurídica, assessoria de imprensa, conteúdo, design, artistas, assistentes de pintura e produção. Neste março de 2022, o Instagrafite apresenta 3 projetos em andamento, com alunas do WOW contratadas como assistentes de pintura ou como artistas em uma equipe majoritariamente feminina.

“Muitas marcas ainda associam projetos com mulheres artistas apenas no mês de março. Mas ser mulher, ainda mais nas artes, é uma luta e uma vitória diária. O WOW criou essa rede de apoio que fortalece umas as outras e impulsiona a carreira das artistas o ano todo. Criei o programa na missão, como curadora, de promover mais equidade no mercado das artes; e acabei encontrando uma egrégora que também me potencializa como mulher. Com a plataforma, queremos expandir o conhecimento colaborativo e reforçar a potência da mulher nas diversas atuações dentro da indústria artística. Esse glossário com todas as profissionais mobilizará os contratantes a enxergarem nossa pluralidade e capacidades. Eles não terão mais desculpas em não nos contratar”, conta Marina Bortoluzzi, idealizadora do WOW.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/