Profissionais da direção anunciam a ABDC

No dia 8 de novembro de 2023, uma assembleia com a participação de 97 profissionais atuantes no mercado fundou oficialmente a ABDC.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

No dia 8 de novembro de 2023, uma assembleia com a participação de 97 profissionais atuantes no mercado fundou oficialmente a ABDC – Associação Brasileira de Diretoras, Diretores e Diretories de Cena. A ABCD é a primeira associação profissional com o objetivo de zelar pelos interesses e direitos de todas as pessoas diretoras do mercado publicitário.

Buscando o diálogo constante com todos os players da indústria, a associação procura promover melhores práticas profissionais para que pessoas, em diferentes estágios de carreira, possam exercer seus ofícios em melhores condições de trabalho, realizando, assim, filmes melhores e mais criativos para toda a cadeia produtiva. Quase 1 ano depois de seu início, a ABDC faz seu primeiro comunicado de imprensa para se lançar oficialmente ao mercado publicitário.

Por cerca de 3 anos, profissionais se mobilizaram para que o movimento ganhasse força, estrutura e embasamento. Antes da assembleia, a semente de uma ideia já estava germinando. Uma comissão inicial de trabalho deu início a uma série de encontros para estudar e debater formatos que culminou no desenvolvimento de um estatuto sólido e na redação de um código de ética que refletisse os principais valores desejados. A adesão foi crescendo, se organizando, até que houve a assembleia. No mesmo dia de sua fundação, a associação também elegeu sua a primeira diretoria: Georgia Guerra-Peixe (Joca), Hanna Batista e Carlão Busato na presidência; Guilherme Petry e Pedro Tejada na diretoria financeira; Lu Villaça e João Papa na diretoria de pessoas associadas; e a dupla 2Vilão (Mary Abrantes e Peri) e Caio Rubini na diretoria de comunicação. Toda diretoria trabalha de maneira voluntária.

“Foi a realização de um projeto antigo e que parecia impossível. Durante o encontro, olhávamos ao nosso redor e víamos inúmeros profissionais que admiramos. Mas ali éramos apenas colegas de profissão com um propósito em comum”, lembra a diretoria de pessoas associadas. Assim que tomou posse, a diretoria já deu início aos trabalhos. “Foi preciso realizar um trabalho quase invisível para erguer a associação do zero. Mas toda a diretoria trabalhou de forma conjunta para que nesses poucos meses já tivéssemos uma associação operante”, afirma a diretoria de comunicação. A identidade visual da ABDC foi criada pelo Studio Cama, liderado pelo artista visual Felipe Cama. O logotipo, inspirado em uma claquete, foi desenhado para representar as iniciais ABDC, reforçando a conexão com o mundo da direção de cena e a ação coletiva que deu origem à associação.

“Nosso objetivo é ajudar a construir um ecossistema no qual o talento criativo seja valorizado e tratado como um agente transformador. Queremos que as pessoas diretoras não se enxerguem como concorrentes, e sim como aliadas”, reitera a presidência da ABDC. Desde sua fundação, a ABDC tem trabalhado intensamente e algumas de suas causas principais já estão sendo debatidas e organizadas em quatro diferentes comissões de trabalhos, são elas: “Comissão de Tratamentos”, “Comissão de Boas Práticas”, “Comissão de Inteligência Artificial” e “Comissão de Políticas Antiassédio e Descriminações”.

Com menos de um ano de operação, a ABDC já conta com a associação de mais de 140 profissionais de diferentes estados, em diversos estágios de carreira e que atuam nas principais produtoras do país. “A adesão massiva de colegas só mostra a importância do movimento que estamos construindo e a carência que a classe sentia de ter uma entidade que olhasse por ela e cuidasse de temas pertinentes. E esse é só um começo”, constata a diretoria financeira. As inscrições para se associar estão abertas a quem tiver interesse de participar. O acesso é feito pelo site, onde há a documentação prevista no estatuto para o ingresso da pessoa profissional interessada. Entre os valores das mensalidades, há duas opções solidárias destinadas a pessoas que, no momento, não podem arcar com o pagamento integral.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp