O Festival Mundial da Criatividade começou na noite de ontem, dia 12 de setembro, com a revelação dos vencedores do Prêmio Brasil Criativo, em evento realizado na Casa Natura, em São Paulo. A cerimônia, que celebrou os 10 anos do Prêmio, foi apresentada pela artista Luna Vitrolira.
O começou com um discurso de Lucas Foster, idealizador do prêmio. “Nos próximos 10 anos, não haverá somente ‘o sonhador Lucas Foster’. Haverá a Organização Mundial da Criatividade e que agora começa a encantar o mundo colocando o Brasil, com seu Festival Mundial da Criatividade, no circuito mundial dos festivais de inovação com seu ‘grand slam’. Um farol para que o país inteiro possa construir pontes com o mundo ao invés de muros”, afirmou.
Fabiana Lian, VP de Conteúdo e Parcerias do Festival, também subiu ao palco em seguida destacou o compromisso principal do Festival: “Somos comprometidos com o coletivo”. Já Paulo Gandolfi, da 3M, patrocinadora do prêmio, destacou “o quanto a economia criativa é fundamental para o Brasil” e como ela gera impactos positivos para as comunidades brasileiras e para a economia do país. Edna Duisenberg, presidente do Conselho Nacional da Economia Criativa, revelou detalhes sobre a escolha dos projetos: “Tivemos de decidir entre mais de 300 iniciativas e empreendimentos de todas as partes do Brasil”. Edna também fez um desejo para o evento: “Que essa noite seja apenas o começo de mais ideias criativas e inovadoras”.
Os grandes vencedores da noite, em suas respectivas categorias, foram:
Arquitetura: Cura Circuito Urbano de Arte – Belo Horizonte, MG
Artesanato: Bruaca – Miranda, MS
Audiovisual: Curta Caicó – Festival de Cinema (Agência Referência) – Caicó, RN
Música: Frequências Preciosas – São Paulo, SP
Game: Sinaliza (Libras Lab) – Niterói, RJ
Inteligência Artificial: Move-e – Belo Horizonte, MG
Tecnologias Acessíveis: Festival de Invenção e Criatividade (FIC) – São Paulo, SP
Criadores de Conteúdo: Localiza 021 – Rio de Janeiro, RJ
Design: Urucuna – Bem-estar Floresta Viva! – São Paulo, SP
Gastronomia: Maré de Sabores – Rio de Janeiro, RJ
Moda: Equal Moda Inclusiva – Niterói, RJ
Publicidade: Caixa Criativa – Aracaju, SE
Além das categorias tradicionais, o prêmio também reconheceu iniciativas que fortalecem o desenvolvimento de lideranças e comunidades criativas:
Lideranças Criativas: Samantha Almeida, Globo – Rio de Janeiro, RJ
Comunidades Criativas: Confeitaria do Oliveira – Jaboatão dos Guararapes, PE
Territórios Criativos: Cidade Criativa Cidade Feliz – Santa Rita do Sapucaí, MG
Leia mais notícias: