MarcasPeloMundo_branco

Pesquisa VANPRO registra crescimento das agências no 1º semestre e perspectiva positiva para o fechamento de 2023

Segundo a última edição da pesquisa VanPro, as expectativas das agências para os negócios e a publicidade seguem positivas em sua maioria.

Segundo a última edição da pesquisa VanPro, realizada pelo Ecossistema SINAPRO/FENAPRO, as expectativas das agências para os seus negócios e o setor de publicidade seguem positivas em sua maioria. Os dados, colhidos em julho de 2023, apresentam a avaliação do primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022.

Na sondagem atual, a pesquisa VanPro – considerada um importante termômetro dos negócios e gestão das agências – mostra que 80% das agências apontaram estabilidade ou crescimento de receita (valor recebido pelas agências, excluídos os investimentos dos anunciantes), sendo que 27,5% cresceram mais de 30% no primeiro semestre de 2023 em comparação ao mesmo período de 2022. “A nova sondagem confirma a tendência de crescimento das agências tanto em relação à receita quanto à percepção de estabilidade e de um futuro melhor para o setor. Além disso, também mostra a penetração das ferramentas de Inteligência Artificial no trabalho diário das agências, que, em sua maioria, já estão se adaptando para atuar com tecnologia de ponta e como a sua adoção deve impactar positivamente no crescimento das agências”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda).

As agências que ampliaram sua receita no 1º semestre de 2023 foram 45% das entrevistadas, e, entre estas, a maior parte, ou seja, 60% (o equivalente a 27,5% do total das entrevistadas), tiveram um aumento da receita entre 10% e 30%, enquanto 23% (ou 10,3% do total) cresceram mais de 30%, e 16%, menos de 10%. A pesquisa mostra ainda que 35% das empresas apontaram estabilidade do faturamento, e 20% tiveram perda na comparação com o primeiro semestre de 2022. Entre as que tiveram queda, em 33% delas (ou 6,6% do total), as perdas foram superiores a 30% do faturamento.

A percepção dos entrevistados sobre o futuro foi próxima ao identificado na pesquisa realizada em março de 2023 e relativa ao desempenho do ano de 2022. A quantidade de empresas que apontou as perspectivas para o futuro de sua empresa como boas ou muito boas ficou em 66% (em comparação com 65% na última sondagem). Os que apontam como ruim, muito ruim ou possibilidade de interromper as atividades diminuíram de 7% para 5%, e os que não conseguem prever, diminuíram de 3% para 2%. Os que apontaram previsão estável subiram de 25% para 27%.

Sobre as perspectivas, 93% apontam neutralidade ou boas perspectivas, sendo que 66% veem um bom cenário para o próximo ano. Esses números estão levemente melhores do que os da sondagem anterior (90% e 65%, respectivamente). Isso mostra que o crescimento empresarial e do setor talvez passe mais por aproveitar as oportunidades e criar possibilidades de aumento de receita do que de condições externas.

A pesquisa VanPro também detectou que o uso de ferramentas de automação e Inteligência Artificial no trabalho criativo apresenta excelentes avanços, com quase 2/3 das agências já utilizando este tipo de tecnologia para apoiar as entregas criativas. “Esse número dobrou em relação às respostas da sondagem feita há apenas seis meses, em que 31% já tinham implantado e outros 33% pretendiam implantar. Entretanto, agora há outros 17% adicionais que pretendem implantar essas tecnologias ainda em 2023, podendo elevar esse número para 80% das agências ao final do ano”, conta Ana Celina Bueno, diretora da Fenapro.

Sobre a aplicação de ferramentas de automação e Inteligência Artificial (IA) no trabalho criativo das agências, tais como ChatGPT e DALL-E, a pesquisa apontou que 63% das agências ouvidas já adotaram tais recursos, mais do que o dobro da pesquisa anterior (31%), e 17% pretendem implantá-los ao longo de 2023. Por outro lado, 11% não pretendem utilizar ferramentas de automação e IA no trabalho criativo (1/3 da proporção apontada na pesquisa anterior) e 9% pretendem utilizar estas tecnologias a partir de 2024.

O perfil predominante dos participantes da pesquisa VanPro é similar ao das sondagens anteriores. A maioria dos respondentes foi de agências full-service (95%), com equipe de até 20 pessoas (56%), que têm mais de 20 anos de existência (41%) ou entre 11 e 20 anos (36%). E 90% delas são associadas ao Sinapro de seu estado, e 72% ao CENP. Sobre o perfil de receita anual das empresas entrevistadas, a maior frequência é de agências de até R$ 1 milhão de receita, representando cerca de 34% das entrevistadas. Aproximadamente 29% do conjunto dos participantes da sondagem tem receita anual entre R$ 1 milhão e R$ 3 milhões; 13%, entre R$ 3 milhões e R$ 5 milhões, e 12%, entre R$ 5 milhões e R$ 10 milhões. As empresas com receita anual superior a R$ 10 milhões representaram 12% dos respondentes.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/anunciantes/gerdau-promove-concurso-musical-com-ivete-sangalo-como-embaixadora/

https://marcaspelomundo.com.br/