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Grupo de Mídia de São Paulo anuncia suas novidades para 2024

Grupo de Mídia de São Paulo anuncia suas novidades para 2024, como o novo destino e a data da "Innovation Journey".

O Grupo de Mídia de São Paulo divulgou novidades em suas atividades para este ano. A primeira é que já está definido o novo destino e a data da viagem técnica internacional direcionada para todos os profissionais de agências e de anunciantes que tenham atividades relacionadas à comunicação. A “Innovation Journey” vai acontecer entre os dias 21 e 26 de abril, tendo como destino Singapura.

A iniciativa resulta de uma parceria do GMSP com o KES, plataforma de conteúdo de inovação baseada em tecnologia, comportamento e criatividade, para proporcionar experiências imersivas de aprendizagem realmente transformadoras. O início do período de inscrições para a viagem técnica internacional para Singapura será anunciado em breve. “A ‘Innovation Journey’ oferecerá aos participantes atividades em diferentes formatos, como workshops (atividade hands-on), exchange sessions (visitas e conversas em profundidade dentro e fora de empresas), palestras seguidas de dinâmica, encontros de relacionamento para fortalecimento de networking, entre outras”, conta Fábio Freitas, presidente do Grupo de Mídia de São Paulo.

Cresce e se fortalece em 2024 a parceria do Grupo de Mídia com a SoulCode nos bootcamps do Programa Martech Academy, que teve início no ano passado para promover a formação de profissionais de mídia e performance para atuação no mercado. O foco continua voltado para a inclusão com diversidade, com ampliação das oportunidades a diferentes grupos do espectro social brasileiro. Até então, os cursos tinham como público-alvo principal pessoas negras e LGBTQIAPN+. No primeiro bootcamp, 67% eram estudantes mulheres; 60% com etnia declarada como preta ou parda e 40% branca; 100% deles estava no desemprego ou fora da área tech; 46% se declararam LGBTQIAPN+; todos tinham entre 18 e 50 anos de idade; e 50% eram de São Paulo, 27,55 eram de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, e 17,5% eram de outras regiões.

Há alguns dias foi realizada a cerimônia de formatura do primeiro bootcamp do Grupo de Mídia em parceria com a Soul Code. São 36 novos profissionais capacitados a iniciar a atividade em mídia e performance. Dentro de algumas semanas será promovida uma feira para empregabilidade, com o objetivo de inserir os formados no bootcamp em postos de trabalho de empresas do mercado. Ou seja, além de formar novos profissionais, a iniciativa também busca a empregabilidade para aqueles que completaram todo o bootcamp. Em breve, nova edição do curso será anunciada, assim como a ampliação das disciplinas que serão oferecidas por meio do Programa Martech Academy.

Além disso, a parceria com a Soul Code, implementada em 2023, terá a sua atuação ampliada para recém-chegados à área de mídia, com a finalidade de colaborar para que esses profissionais aprofundem e/ou reciclem seus conhecimentos e fundamentos relacionados à mídia, dados e tecnologia, para melhor aplicação no dia a dia. Ao mesmo tempo, o bootcamp e a parceria do Grupo de Mídia com a Soul Code serão incrementados, inclusive com a meta de transformar o formato em uma plataforma MasterClass (EAD). Isso permitirá incluir profissionais de mídia experientes e com grande conhecimento de mercado como professores.

Em 2024, o Comitê de Educação do Grupo de Mídia de São Paulo terá ainda mais atividades para criar e oferecer oportunidades educacionais abrangentes para os profissionais de mídia em todos os níveis. Entre as novidades está um plano de treinamentos focados em melhorar as habilidades estratégicas relacionadas a negócios para profissionais nos níveis de diretorias e supervisão das empresas que atuam com comunicação, a fim de potencializar carreiras e perspectivas de sucesso profissional. Também está em desenvolvimento uma série de módulos de treinamento técnico e de reciclagem relacionados à dados e tecnologia para recém-chegados à área de mídia, desde assistentes até coordenadores.

Também será criado um cronograma de eventos pontuais que inspirem líderes de mídia a colaborarem para a progressão das carreiras de seus melhores profissionais, por meio do desenvolvimento de soft skills. Essa iniciativa nasceu a partir de feedbacks recebidos na pesquisa “Que Mídia é essa?”, realizada no final do ano passado pelo Grupo de Mídia de São Paulo em parceria com a Kantar IBOPE Media. O estudo traçou uma fotografia do profissional de mídia no Brasil e está municiando a entidade com informações para que ela ofereça cursos e oportunidades de qualificação ainda mais assertivos para as necessidades dos profissionais.

O Comitê de Educação também está desenvolvendo, em parceria com uma outra prestigiada instituição de ensino do país, ainda a ser revelada, uma série de módulos de treinamento para profissionais de mídia ampliarem seus níveis de conhecimento e, com isso, potencializarem ainda mais o crescimento em suas atividades. Outra novidade é que, ainda neste ano, será criado e implementado, pelo Grupo de Mídia, um evento inspiracional voltado para lideranças, com foco em desenvolvimento de soft skills e painéis de discussão sobre retenção de talentos na área de mídia.

Outra novidade para a indústria da comunicação como um todo é que o anuário Mídia Dados, que disponibiliza ao mercado informações que representam um panorama da evolução da mídia e de seus canais de contato com os consumidores, consolida a sua atualização constante no formato nativo integralmente digital, adotado desde 2023. Isso reforça o relatório em seu olhar amplo sobre o mercado, embasado em dados importantes que ajudam a planejar e a realizar trabalhos precisos em comunicação. O Mídia Dados, contém informações que até a pouco tempo não estavam disponíveis e sistematizadas, como referentes à Diversidade e Inclusão, atualmente fundamentais para abrir qualquer conversa, com dados relacionados não só à sociedade brasileira como um todo, mas também relativos especificamente ao setor de publicidade e ao mercado da mídia.

No compilado de informações, também ganharam destaque temas que cada vez mais fazem parte do novo universo de mídia, como os jogos e conteúdos veiculados em TVs conectadas, com estudos sobre o perfil e o comportamento dos gamers, categoria que está entre as que mais cresceram em visitantes únicos no último ano. E ainda estão previstas para 2024 diversas outras novidades no Mídia Dados, que serão incluídas ao relatório periodicamente ao longo de todo o ano.

Na área de Relações com o Mercado, o Grupo de Mídia de São Paulo está empenhado em apresentar seus preceitos, metas e filosofia para outras regionais da entidade pelo Brasil, o que é realizado por meio de aproximações pontuais. A meta e não apenas apresentar o “Novo Grupo de Mídia de SP” para mais estados brasileiros, mas espalhar em GMs de todo o Brasil o conceito de “Grupo de Mídia para Todos”. Nesse sentido, o GMSP já tem mantido conversas com GMs do Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco e Minas Gerais e já projeta esse intercâmbio com outros mercados ao longo de 2024.

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