MarcasPeloMundo_branco

El Ojo de Iberoamérica completa o painel de presidentes de júri do Festival

El Ojo de Iberoamérica completa o painel de presidentes de júri do Festival

O El Ojo de Iberoamérica avança nas preparações das comemorações de seus 25 anos e divulga mais oito presidentes de júri. Com isso, completa o painel de dezesseis presidentes do Júri 2022. O brasileiro Erh Ray, um dos criativos mais respeitados e aclamados do mercado, está entre os presidentes anunciados agora.

Os líderes de corpos de jurados anunciados agora são: Erh Ray, CEO e CCO BETC Havas, Brasil (Presidente do júri do El Ojo Via Pública); Flavio Pantigoso, fundador e CCO da Zavalita Brand Building, Peru (Presidente do júri do El Ojo Sports); Yune Aranguren, diretora da Victoria e Corona AB InBev, México (Presidente do júri do  El Ojo Eficácia); Federico Ahunchain, sócio-fundador e diretor geral de criação da Rocknrolla, Guatemala (Presidente do El Ojo Rádio & Áudio e El Ojo Produção de Áudio & Som); Papón Ricciarelli, CEO da Don, Argentina (Presidente do El Ojo Conteúdo); Patricia Cavada, diretora sênior de engajamento da LLYC Madrid, Espanha (Presidente do El Ojo PR); Daniel Payan, CCO Wunderman Thompson, Colômbia (Presidente do El Ojo Design); e Mireia Pujol, diretora da Primo Content, Espanha (Presidente do júri do El Ojo Produção Audiovisual e El Ojo Novos Realizadores).

Com o cenário completo de um total de 16 presidentes, cada um deles terá a tarefa de liderar os diferentes júris que escolherão as melhores ideias e trabalhos da região, bem como os melhores trabalhos criados por profissionais latinos de todo o mundo. O Festival vai ocorrer entre 9 e 11 de novembro no Centro de Convenções La Rural, no bairro de Palermo, na cidade de Buenos Aires, Argentina.

Na primeira etapa, os jurados, formados pelos profissionais mais destacados de toda a região, irão analisar e selecionar de forma online os finalistas nas primeiras etapas de votação, entre todos os trabalhos inscritos da Ibero-América. Em uma segunda etapa, os presidentes de júri de cada um dos prêmios se reunirão pessoalmente em Buenos Aires para escolher, juntos e com um olhar diverso e abrangente, os GPs de cada prêmio. Uma fórmula inovadora e característica da visão integradora promulgada pelo El Ojo, já que todos os Grandes Prêmios são definidos graças à contribuição do grupo de presidentes.

Nos próximos dias, o festival anunciará os mais de 200 jurados dos diferentes prêmios e reconhecimentos, assim como mais conferencistas da edição de 2022.

Conheça os novos oito presidentes anunciados pelo festival para sua edição 2022: 

Erh Ray, CEO e CCO BETC Havas, Brasil – Presidente do El Ojo Via Pública

Com uma carreira de mais de 25 anos, Erh Ray é um dos criativos mais respeitados e admirados do mercado publicitário. É sócio-fundador, CEO e CCO da BETC Havas, uma das maiores e principais agências do Brasil. Ao longo da carreira, surpreendeu o público com campanhas como “Mamíferos”, da Parmalat, e o “Digital ‘i’” do Banco Itaú, que lhe renderam inúmeros prêmios em festivais de criatividade brasileiros e internacionais. Vencedor de dezenas de Leões no Festival de Cannes, do Prêmio Abril de Publicidade por três anos consecutivos, entre outros, é o único brasileiro a integrar o júri do Cannes Lions na categoria Film por três vezes.

Tem vasta experiência em agências como DM9DDB, agência na qual recebeu o prêmio de Melhor Agência da Ibero-América em 1994 e em1998. Foi VP Criativo para a América Latina e, em 2001, foi capa da LatinSpots pela DM9. Quando estava na DDB New York, no final de 2002, decidiu fundar sua própria agência, a BorghiErh, posteriormente associada à Lowe, que se tornou BorghiErh/Lowe. Em 2012, Erh saiu da BorghiErh/Lowe e, após dois anos, abriu em São Paulo a operação da maior e mais premiada agência da França, a BETC. Nos primeiros anos, a operação lhe rendeu o prêmio de melhor liderança de agência pela ABP (Associação Brasileira de Propaganda) e foi nomeado um dos dez anunciantes mais admirados do país, segundo a Agency Scope. 

Em 2017, a Havas Worldwide foi incorporada à BETC São Paulo e, em março de 2021, o Grupo Havas anunciou a fusão entre a até então BETC/Havas e a HavasPlus (antiga Z+), dando origem à BETC Havas, uma das maiores e principais agências do Brasil. Erh comanda a operação, sendo responsável por construir uma liderança forte e uma equipe diversificada e multidisciplinar – ele considera que isso ajudou a solidificar a cultura da agência. É também membro do Comitê Executivo do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), do Advisory Board do The New York Festivals, preside ainda o Latam Creative Council do Grupo Havas, além de ser membro do Global Creative Council desta grande holding de comunicação.

 

Flavio Pantigoso, Fundador e CCO da Zavalita Brand Building, Peru – Presidente do El Ojo Sports

Flavio Pantigoso é fundador e CCO da Zavalita Brand Building, eleita a Melhor Agência Independente do Peru no El Ojo de Iberoamérica 2021. Estudou Comunicação Social no Brasil e trabalhou no mercado publicitário da Espanha, Holanda, Bélgica, Chile, México e Peru. Foi considerado o Melhor Criativo do Peru em três edições do El Ojo de Iberoamérica (2010, 2011 e 2012). Liderou o ranking mundial de diretores de criação da revista Archive, foi membro do Conselho Criativo Mundial da Y&R e júri do Festival de Cannes, além de colunista em importantes meios de comunicação peruanos.

Sob sua liderança, a Y&R Peru quadruplicou a receita e ficou em segundo lugar no ranking mundial de agências de publicidade em 2014. Já a FCB Mayo foi nomeada Agência Digital do Peru 2016 no Digi Awards; a Lowe México foi Agência do Ano pelo Círculo de Criativos do México, e Leo Burnett Tailor Made o melhor escritório da rede.

Desenvolveu campanhas emblemáticas como “Peru, Nebraska” para a Marca Peru, vencedora do El Ojo PR 2011 e a mais premiada da história da publicidade peruana. E fez parte do lançamento do primeiro spot peruano na história do Super Bowl: “Água”, para a Colgate. Foi reconhecido em quase todos os prêmios do mercado: ao longo de sua carreira, ganhou vários leões em Cannes, 3 Gran Effies e Effie Latam, WARC for Innovation e mais de 400 prêmios em Clio, One Show, London International Awards, New York Festivals, Webbys, Art Directors e festivais locais.

Mas, além dos prêmios, o que realmente deixa Flavio feliz é provar que “o impossível é possível e que um trabalho extraordinário, que constrói marcas, pode ser feito de e para qualquer parte do globo”. 

 

Yune Aranguren, diretora da Victoria e Corona Anheuser-Busch InBev México – Presidente do El Ojo Eficacia

Yune Aranguren é uma das 100 mulheres mais poderosas do México, segundo a Forbes. Foi listada como Women to Watch da AdAge, Marketing Monster do Grupo Expansión (2020 e 2021), e ocupa o terceiro lugar no ranking das profissionais de marketing mais admiradas do México, segundo o Agency Scope. 

É reconhecida por representar as grandes mulheres da InBev, a maior cervejaria do mundo, há sete anos. É diretora da Victoria e Corona, duas das marcas de cerveja mais importantes do portfólio do Grupo Modelo. Como diretora da Victoria, conseguiu aumentar a liderança da marca. Sob seu comando, Corona e Victoria foram premiadas no Cannes Lions 2022 com 14 Leões: 5 de ouro, 4 de prata e 5 de bronze, com campanhas como “Campeonato de Pesca de Plástico”, “Narradores Indígenas” e “Victoria Cempasuchil, o sabor do reencontro”. Desde 2021 é diretora da Corona México, com o objetivo de continuar mantendo o legado de “La Cerveza Más Fina”, um ícone do México há quase 100 anos.

Yune especializou-se em comunicação audiovisual no Instituto Tecnológico de Estudios Superiores Monterrey (ITESM) e estudou Cinema Documentário na Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV), em Cuba. Trabalhou como produtora de televisão por cinco anos na MTV Latin America. Como  diretora de criação, trabalhou na La Doble Vida e VICE Media Mexico por quase três anos. Em 2016 ingressou na AB InBev, somando 17 anos de experiência como produtora de televisão, diretora criativa e hoje líder empresarial exemplar.

Como conferencista, em 2021, Yune surpreendeu o público do El Ojo de Iberoamérica com apresentação online realizada ao lado de Jessica Apellaniz, CCO da Ogilvy LATAM e México. A bordo de um carro, com câmeras e no melhor estilo de reality show, as duas líderes revisaram as campanhas publicitárias de maior sucesso da Ogilvy para a marca de cerveja Victoria.

Em 2021, a AB InBev consagrou-se como Melhor Anunciante do México no El Ojo de Iberoamérica, conquistando 2 GPs. Um no El Ojo Conteúdo, por “El Clásico de la Historia”, criada em parceria com We Believers, e outro no El Ojo Produção Audiovisual, com “Nuestra Tierra”, criado em conjunto com a Ogilvy México e produzido pela Oriental Films. Esses prêmios contribuíram para que a AB InBev fosse classificada entre os dois Melhores Anunciantes da região. No Cannes Lions 2021, depois de receber 40 Leões, incluindo dois Grand Prix e dois Titanium Lions, a AB InBev foi nomeada Anunciante do Ano para o Cannes Lions Festival 2022.

 

Federico Ahunchain, sócio-fundador e diretor da Rocknrolla, Guatemala – Presidente do El Ojo Rádio & Áudio e El Ojo Produção de Áudio & Som

Uruguaio baseado na América Central, Federico Ahunchain é sócio-fundador e diretor geral de criação da Rocknrolla Guatemala. Com 20 anos de carreira, é profissional de sucesso no mundo da comunicação, com vasta experiência em branding e entretenimento.

Trabalhou em redes como EURO RSCG, LOWE, DDB, BBDO e JWT, quando decidiu criar “mais do que uma empresa, uma ideia rebelde”. Hoje, 12 anos depois, essa ideia evoluiu para o que é o Rocknrollla Group. Um grupo de empresas impulsionadas pelo pensamento inovador, que trabalha em projetos de branding, ideias e entretenimento para praticamente todos os territórios das Américas. Alguns de seus clientes são Apex Global, CBC, CMI, PepsiCo e PDC Latam, para quem desenvolve projetos para marcas como Adrenaline Rush, AMP365, Rockstar, Pollo Campero, Toledo e Magia Blanca, entre outras. Além disso, sua profissão permitiu que ele pudesse trabalhar com o queria ser quando criança: é o criador, diretor geral e principal roteirista da série animada do YouTube mais assistida da história da América Central: “Arturo y Los Frumojis” e “La Chiripa F.C”, ambos projetos educacionais de entretenimento desenvolvidos em conjunto com alguns de seus clientes.

No El Ojo 2021, Federico e Julio Corado (gerente de marca da Energy Drinks – Marketing Regional de CBC / PepsiCo Guatemala) apresentaram a conferência: “Centroamérica Superstar”.

 

Papón Ricciarelli, CEO da Don, Argentina – Presidente do El Ojo Conteúdo

Papon Ricciarelli é CEO da Don, reconhecida como agência independente com uma grande trajetória e experiência, e como a melhor agência independente da Argentina e região no El Ojo de Iberoamérica em quatro ocasiões (2018, 2019, 2020 e 2021). Também foi escolhida como a mais eficaz da América Latina e a 4ª do mundo pelo Índice Effie.

Criada em 2008, em Buenos Aires, a agência Don tem com filosofia que cada pessoa, cada objeto, cada marca tem seu próprio dom. Para encontrá-lo é questão de tempo. Tempo de escutar. Tempo para pensar. Tempo para entender. Tempo para elaborar. E esse é o dom da agência que ele dirige. Dessa forma, nesses 14 anos de vida, a agência conseguiu se consolidar como uma referência efetiva para a construção de marcas. Entre as empresas e marcas que a agência já trabalhou estão: Flow, Telecom, Amstel, Arcor, MODO, Prosegur, Unicenter, Easy Argentina e Colômbia, Branca Menta, Sinteplast, Granja Tres Arroyos, Green Hills, Vista Oil & Gas, Philco, Siglo 21, Grodej, Cagnoli, Fiserv, PepsiCo México, Vemo México e Tresmontes Lucchetti Chile. 

Desde 2020 a agência Don iniciou um processo de expansão na América Latina, chegando na Colômbia e depois no México. Nesses anos foi considerada Global Small Agency of the Year pela revista Ad Age e reconhecida como Melhor Agência Independente. Foi protagonista da capa da LatinSpots #142, comemorando na época 10 anos de um caminho que a colocou entre as mais sólidas independentes e que mais crescem na região.

Papón é vice-presidente do Círculo de Creativos Argentino, depois de ter sido presidente da Associação Argentina de Agências de Publicidade por três anos. Ele também é membro do conselho de AA, Agencias Argentinas. Começou sua carreira na David Ratto como diretor de arte. Em 2000, junto com Carlos Pérez, lançou a BBDO Argentina. Em 2005, foi convocado pela McCann Latin America para assumir a gestão do escritório da Argentina e a direção geral de criação para a região. Rapidamente, tornou-se um dos cinco principais escritórios da rede e um centro criativo de excelência para a McCann Worldwide.

Foi palestrante no El Ojo de Iberoamérica em 2005, 2013 e 2017, com suas conferências intituladas “Publicidad no seas tan puta”, “Nos movilizan las convicciones” e “Círculos Creativos: Desafíos y Oportunidades”, respectivamente.

 

Patricia Cavada, Diretora sênior de Engajamento na LLYC Madrid, Espanha  – Presidente do El Ojo PR

Patricia tem uma longa trajetória na área de planejamento estratégico, acompanhando marcas e criando soluções de comunicação relevantes, capazes de conectar com o contexto e as pessoas. 

Trabalhou em agências como TBWA, Wysiwyg e Neolabels como diretora de estratégia, e como Head of Brand Marketing & Content para Espanha e Portugal na IQOS – Philip Morris. Ao longo de sua carreira, trabalhou para clientes como McDonald’s, Play Station, ONCE, Mahou, Telefónica, Ecoembes, Bankia, Barclays, Cetelem, Ballantines, Cutty Sark e Burger King, na criação e definição de campanhas reconhecidas no mercado internacional. Tem reconhecimento em festivais de publicidade como Cannes Lions, El Ojo de Iberoamérica, Efficacy e Inspirational Awards, entre outros. Tem também experiência como júri nos Prémios CdeC e Inspirational National Creativity, entre outros.

 

Daniel Payan, CCO da Wunderman Thompson Colombia – Presidente do El Ojo Design 

Daniel Payán é um executivo entusiasmado e pragmático, focado em combinar inovação com metodologias de trabalho e alta performance. “Sinto que estamos apontando para uma direção diferente e isso é realmente revigorante para o nosso trabalho, pois nos permite desenvolver outro tipo de criatividade”.

Em 2021, Payán foi nomeado o melhor criativo da Colômbia pelo El Ojo de Iberoamérica. Em seu trabalho, lidera a estratégia criativa e seus produtos, além de ser o principal contato criativo na Colômbia para a rede global Wunderman Thompson. Vencedor do Gran Ojo Inovação 2021 por “Waterlight” para WaterLight de Edina, ele é reconhecido como um verdadeiro agente de mudança no ambiente colombiano, por isso está focado em transformar os modelos tradicionais de publicidade, trabalhando de forma consistente e buscando inspiração por meio da  equipes mais modernas.

Seus 17 anos de experiência em diversas agências trouxeram resultados para várias empresas: Snap INC, GSK, Toyota, Kellogg’s, McDonald’s, Samsung, DirecTv, Ford, SnapChat, WWF, P&G, adidas, Jaguar, AB InBev, Land Rover, Davivienda, Seguros Bolívar, Koaj e Alpina, entre outras.

Foi premiado em Cannes, El Ojo de Iberoamérica, D&AD, Clio, One Show, Effie, New York Festival, London International Awards, El Sol, El Dorado, Epica Awards e Webby Awards, entre outros. Foi ainda destacado em diversas reportagens, como LatinSpots, FastCompany, Creativity Online, Contagious, Fast Company e Lürzer’s Archive, entre outros.

 

Mireia Pujol, Diretora da Primo Content Espanha – Presidenta do El Ojo Produção Audiovisual e El Ojo Jovens Realizadores

Após graduar-se em Comunicação Audiovisual pela Universidade Ramón Llull em Barcelona e obter uma licenciatura em Direção Cinematográfica pela NYFA, em Nova Iorque, Mireia Pujol iniciou sua carreira no mundo da ficção. Durante os anos universitários, dirigiu e exibiu dois curtas-metragens: “Boda de heroes” (filmado em 16mm, incluindo o filme “Caótica Ana” de Júlio Medem) e “Quédate” (35mm, estrelado por Juan Echanove). Nesse período, trabalhou em várias produções cinematográficas como “A Educação das Fadas” e “Os Girassóis Cegos”, de José Luis Cuerda, e “Princesas”, de Fernando León de Aranoa. Esses anos no mundo do cinema a transformaram em produtora audiovisual.

Atualmente trabalha em publicidade, nacional e internacionalmente, dirigindo campanhas para Audi, Chevrolet, Coca-Cola, Tous, American Express, Dewars White Label, Vodafone, McDonalds, Asics e Decathlon, entre outras marcas. Seus trabalhos foram premiados em alguns festivais internacionais como El Ojo de Iberoamérica e CdeC.

Um de seus últimos trabalhos pessoais é o curta-metragem documental sobre o conflito migratório na Europa intitulado “Diário da Fome” (16mm), reconhecido em inúmeros festivais, incluindo o Documentary Film Festival of Amsterdam (IDFA) e o Festival de Málaga. Atualmente está escrevendo seu primeiro longa-metragem, intitulado “Vera”, ao lado da premiada roteirista Valentina Viso.

 

Lista de presidentes de júri finalizada

Com o anúncio desses oito últimos presidentes de júri do El Ojo de Iberoamérica 2022, essas personalidades juntam-se aos ao oito presidentes já apresentados anteriormente: Maximiliano Anselmo, Fundador, CEO e CCO de Santo Buenos Aires, que liderará o júri do El Ojo Film e El Tercer Ojo; Luciana Haguiara, Diretora Executiva de Criação da Media Monks Brasil, no El Ojo Digital e Social; Nacho Oñate, Diretor Executivo de Criação da LOLA MullenLowe Barcelona, no El Ojo Media; Damasia Merbilháa, Vice-Presidente América Latina da TBWA\Worldwide, que liderará o Júri El Ojo Sustentável; Angerson Vieira, Diretor Executivo de Criação da África São Paulo, que será responsável pelo El Ojo Gráfica e El Ojo Produção Gráfica; Jessica Apellaniz, CCO da Ogilvy LATAM e Ogilvy México, que liderará o El Ojo Direct; Ignacio Jardón, Diretor Executivo de Criação da R/GA Buenos Aires, no El Ojo Inovação e El Ojo Creative Data; e Diana Triana, Diretora Geral de Criação da McCann Worldgroup Colômbia e Co-Presidente do Conselho de Liderança Criativa da McCann Latam, no El Ojo Experiência de Marca & Ativação.

Os reconhecimentos do El Ojo 2022 O El Ojo reconhecerá os melhores trabalhos da região por meio dos seguintes prêmios: El Ojo Film, El Ojo Gráfica, El Ojo Radio & Áudio, El Ojo Via Pública, El Ojo Digital & Social, El Ojo Mídia, El Ojo Direct, El Experiência de Marca e Ativação, El Ojo PR, El Ojo Design, El Ojo Sustentável, El Ojo Sports, El Ojo Conteúdo, El Tercer Ojo, El Ojo Inovação, El Ojo Creative Data, El Ojo Eficácia, El Ojo Melhor Ideia Latina para o Mundo, El Ojo Produção Audiovisual, El Ojo Jovens Realizadores/as, El Ojo Áudio e Produção de Áudio & Som, El Ojo Produção Gráfica, El Ojo + Mulheres (Criativas e Diretoras).

Além disso, para reconhecer os melhores profissionais e empresas da região, o El Ojo concede o prêmio Desempenho do Ano Ibero-Americano nas seguintes categorias: Melhor Agência, Melhor Criativo, Melhor Agência Independente, Melhor Produtor, Melhor Diretor/a , Melhor Anunciante e Melhor Rede de Comunicação da Ibero-América, com base na soma dos pontos obtidos pelas peças inscritas que se tornaram finalistas ou vencedoras nos diferentes prêmios apresentados pelo Festival em nível ibero-americano e internacional.

Em nível local, o El Ojo reconhecerá a Melhor Ideia País para cada país ou sub-região participante. O El Ojo também reconhecerá a Performance Local nas seguintes categorias: Melhor Agência, Melhor Agência Independente, Melhor Criativo, Melhor Produtor, Melhor Diretor e Melhor Anunciante para cada um dos países participantes, com base na soma dos pontos obtidos pelas peças inscritas que se tornaram finalistas ou vencedores nos diferentes prémios apresentados pelo Festival, tanto em nível ibero-americano como em El Ojo Melhor Ideia País.

 

Patrocinadores 

Nesta edição de 25 anos, além de apresentar os aclamados palestrantes e um destacado grupo de profissionais como presidentes de júris, o El Ojo de Iberoamérica irá contar com o patrocínio das mais importantes empresas do setor de comunicações. As grandes marcas confirmadas como patrocinadoras do festival até o momento são: R/GA, Ab InBev, The Walt Disney Company, Media.Monks, Bitso Latam, DDB Latina, MullenLowe, TBWA, McCann, Havas, Draftline, VMLY&R e Ogilvy Latina.