Documentário mostra potencial transformador da economia criativa no Brasil

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

Nesta terça-feira (12), no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, o Instituto Brasil Criativo promoveu uma sessão première da segunda temporada do Brasil Criativo.DOC, o documentário oficial da economia criativa brasileira. Apresentada pelo Ministério da Cultura e a 3M via Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Sebrae, a produção audiovisual rodou o país para contar a história de 15 empreendedores e negócios vencedores da 4ª edição do Prêmio Brasil Criativo (2022/2023).

O documentário conta com cinco episódios e foi produzido pela Originals Media House, com produção executiva de Lucas Foster, diretor-geral da Organização Mundial da Criatividade e direção de Kaio Garcia, vencedor em 2014 da premiação Narrativas do Brasil, concedida pelo YouTube Brasil e considerado um dos grandes talentos da nova geração de diretores brasileiros.

A produção será exibida em breve nas plataformas digitais de streaming. “O desafio maior foi contar pequenas histórias em uma grande história. Criatividade como instrumento de revolução em andamento, vencedores como personagens da jornada e o Prêmio Brasil Criativo como capacitador e conselheiro dessa travessia”, afirma Kaio Garcia.

Confira aqui o trailer:

O projeto retrata a diversidade das iniciativas e a potência da criatividade por meio de criações e inovações em diversas áreas como arquitetura, design, moda, publicidade, games, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, música, expressões culturais, patrimônio, editorial e artes cênicas. “Atualmente, a economia criativa representa 3,11% do PIB brasileiro e emprega 7,4 milhões de trabalhadores no país. Precisamos contar essa história para o mundo com personagens reais que estão transformando a realidade de suas comunidades e da economia brasileira como um todo a partir de sua criatividade”, pontua Lucas Foster, idealizador do Prêmio Brasil Criativo e diretor geral da Organização Mundial da Criatividade.

Documentário mostra potencial transformador da economia criativa no Brasil

“Esperamos que os espectadores do documentário sejam inspirados pelos valores nele apresentados, como criatividade, colaboração, empreendedorismo e sustentabilidade, fortemente conectados aos valores da 3M, que apoia o Prêmio desde a sua primeira edição”, diz Layza Mesquini, líder de marca e comunicação da 3M Brasil.

No evento de lançamento que contou com autoridades, profissionais e entusiastas ligados ao ecossistema brasileiro de economia criativa, o Instituto Brasil Criativo também apresentou o calendário de atividades da 5ª edição do Prêmio Brasil Criativo 2024/2025, que também celebra os 10 anos da premiação. O lançamento da próxima edição acontecerá no dia 21/04/2024 com cerimônia de premiação prevista para o dia 14/11/2024, além da realização da Feira Brasil Criativo em 21/04/2025 e o lançamento da terceira temporada do Brasil Criativo.DOC em 17/11/2025.

Confira, abaixo, a lista completa com os vencedores do Prêmio Brasil Criativo 2023:

Arquitetura;Museu Judaico de São Paulo – São Paulo, SPProjeto que promove a salvaguarda e uso educativo de patrimônio cultural representado pelo templo Beth El, a primeira grande sinagoga da comunidade judaica da cidade.(Saiba mais)Arte UrbanaFestival Concreto – Fortaleza, CEFestival internacional de arte urbana, com eventos e intervenções voltadas para os mais diversos públicos da sociedade.(Saiba mais)

ArtesanatoMaravilhoso Mundo do Bordado Artístico – Conselheiro Lafaiete, MGFundadora e diretora do Ponto de Cultura AMAR, a bordadeira Maria Augusta Carvalho de Queiroz, de 89 anos, ministra cursos de bordado livre. Junto com suas alunas, produz coleções inspiradas em locais de Minas Gerais.(Saiba mais)

AudiovisualAva Amazônia –  Belém, PAO I Festival Internacional de Cinema Indígena da Amazônia fomenta a produção e formação audiovisual indígena por meio de um espaço inédito de pesquisa, diálogo, conexão e desenvolvimento.(Saiba mais)

Criadores de conteúdoGuia Negro – Guilherme Soares Dias – São Paulo, SPHub de conteúdo que incentiva que mais pessoas viajem e conheçam a história e a cultura negra.(Saiba mais)

DesignOlhe VoteMude – Natal, RNCampanha criada pela Politize! para informar, educar e capacitar a população brasileira sobre as eleições e o que elas significam para o fortalecimento da democracia e o futuro do Brasil.(Saiba mais)

GameNão me Toca Seu Boboca – Teresópolis, RJUm jogo de tabuleiro que ensina educação sexual de forma lúdica, com informações sobre partes do corpo, limites e sobre como buscar ajuda em casos de abuso ou violência sexual.(Saiba mais)

GastronomiaSabor de Coco / Indústria Eco Sustentável – Parnamirim, RNUma fábrica móvel sustentável, que utiliza energia solar (limpa) em sua  produção de alimentos e busca o reaproveitamento de resíduos de grande impacto ambiental.(Saiba mais)ModaMarca Foz – São Paulo, SPMarca de moda que aposta no artesanato tradicional, com produção permanente junto a quatro grupos produtivos em Alagoas, entre projetos pontuais que levam renda e capacitação técnica para as artesãs.(Saiba mais)

MúsicaRádio Sucata – Mogi Mirim, SPProjeto que fomenta o fazer criativo ligado ao artesanato musical, em diversas classes sociais e faixas etárias, sobretudo em organizações sociais e culturais públicas e da sociedade civil.(Saiba mais)

PublicidadeBamboo Stock – São Paulo, SPBanco de vídeos que tem o objetivo de representar a diversidade do povo brasileiro, além de formar novos profissionais do audiovisual por meio do compartilhamento de conhecimento de forma gratuita.(Saiba mais)

TecnologiaSmart Tour Brasil – Florianópolis, SCProjeto de inovação tecnológica, inclusão social, cultural e digital, auxiliando o setor turístico e econômico das cidades, tornando o patrimônio acessível, com novas formas de vivenciar e ampliar o conhecimento sobre ele.(Saiba mais)

Lideranças CriativasAnderson Bosh – Campo Grande, MSCriador de um movimento de moda e design, que culminou na realização da 1° Semana de Moda Autoral de Mato Grosso do Sul e que entrou para o calendário cultural do estado.(Saiba mais)

Comunidades CriativasBando de Teatro Olodum – Salvador, BAO coletivo Bando de Teatro Olodum cumpre o importante papel de divulgar a produção de arte da cultura negra, organizando eventos, festivais e Fóruns de Performance Negra.(Saiba mais)Territórios CriativosDistrito Criativo de Porto Alegre – Porto Alegre, RSProjeto que divulga e apoia economicamente os artistas e empreendedores de economia criativa, valorizando e defendendo o patrimônio histórico, a memória e o patrimônio ambiental.(Saiba mais)

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp
A criatividade nos permite ainda sonhar, ou só otimizar? por Daniel Prestes, Saga

A criatividade nos permite ainda sonhar, ou só otimizar?

Philip K. Dick é um daqueles autores que me ajudaram a enxergar o mundo através de reflexões profundas. Seu livro “Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?”, de 1968, inspirou o clássico do cinema Blade Runner. O que me fascina nessa obra é que a discussão tem menos a ver com robôs

El Ojo 2026 terá cinco brasileiros na presidência de júris

O Brasil terá cinco profissionais na presidência de júris do El Ojo de Iberoamérica 2026, que chega à 29ª edição de 11 a 13 de novembro, em Buenos Aires, na Argentina. A participação brasileira está entre as novidades anunciadas pelo festival, que também incluem duas novas premiações, os integrantes do

Sabrina Sato questiona rótulos sobre TDAH em campanha da Apsen

Sabrina Sato questiona rótulos sobre TDAH em campanha da Apsen

Os rótulos e julgamentos que acompanham pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) estão no centro de uma campanha da Apsen, criada pela agência Cacau, que passa a contar com Sabrina Sato como embaixadora. Diagnosticada com TDAH, a apresentadora leva suas experiências para “TDAH Levado a Sério”,

Nestlé abre academia gratuita de gastronomia e café em São Paulo

Nestlé abre academia gratuita de gastronomia e café em São Paulo

Uma casa de 270 metros quadrados em Santo Amaro, na zona sul de São Paulo, passa a funcionar como espaço de formação profissional para jovens interessados em gastronomia e barismo. A Nestlé inaugurou a Academia Gastronomia & Café, que reúne atividades práticas e teóricas nas duas áreas. O projeto é

GWM usa choque de gerações para apresentar família Poer P30

GWM usa choque de gerações para apresentar família Poer P30

Pai e filho podem ter diferentes maneiras de fazer as coisas sem deixar de compartilhar valores e objetivos. É dessa relação entre gerações que a GWM parte para apresentar a família Poer P30, que passa a reunir três versões de picapes 4×4 turbo diesel. A principal novidade é a chegada

Vans cria tênis inspirados em Mira, Zoey e Derpy de Guerreiras do K-Pop

Vans cria tênis inspirados em Mira, Zoey e Derpy de Guerreiras do K-Pop

Mira, Zoey e até Derpy estão deixando as telas para aparecer nos pés dos fãs. A Vans dá sequência à parceria com KPop Demon Hunters (Guerreiras do K-Pop), da Netflix, com uma nova coleção inspirada diretamente nos personagens da animação. O drop chega três meses depois da coleção “Golden” e,

Acelerado por ecommerce.CAMP/portais Portais de alta performance com IA que aprendem a cada visita,
indexados e otimizados para SEO, GEO e LLMs, em piloto automático.