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Criação de Salão de Honra do Talento Latino marca os 25 anos de El Ojo de Iberoamérica

Com Marcello Serpa como primeiro homenageado, criação de Salão de Honra do Talento Latino marca os 25 anos de El Ojo de Iberoamérica.

O El Ojo de Iberoamérica 2022, festival internacional de criatividade latina mais importante do mundo que está em sua vigésima quinta e histórica edição, contou com extensa programação, sucesso de público e ilustres convidados. Dentre os grandes momentos do evento realizado neste mês em Buenos Aires, na Argentina, a apresentação do Salão de Honra do Talento Latino foi um dos pontos altos dos três dias do evento. O brasileiro Marcello Serpa, um dos mais importantes publicitários da indústria criativa latina e global, foi o primeiro homenageado a entrar para o Salão de Honra do Talento Latino, reconhecimento instituído pelo festival no marco de seus 25 anos de existência.

Na ocasião, para dar início às homenagens a Marcello Serpa foi apresentado um vídeo que relembrou sua carreira, sua contribuição para a indústria, criatividade e cultura latina e como ele inspirou gerações de profissionais tornando-se uma lenda na indústria. “Fiquei muito emocionado quando recebi o convite, para mim é uma grande honra”, disse Serpa, logo de início.

Ainda durante o vídeo criado, produzido e realizado pela organização do El Ojo de Iberoamérica, alguns dos líderes mais proeminentes do setor compartilharam sua visão do talento publicitário. “Marcello Serpa une dois mundos antagônicos, opostos, e gera um personagem verdadeiramente único”, disse Toni Segarra, sócio e fundador da Alegre Roca, no vídeo. “Ele tem essa forma de se expressar brasileiro, tropical, colorido e alegre, de um mundo literalmente novo”, acrescenta.

“Como poucos, ele equilibra sua importância profissional com uma dose muito grande de humildade”, disse José Luiz Madera, ex-sócio de Serpa na Almap. “Parabéns, Marcello. Estou muito feliz por estar aqui, poder parabenizá-lo, ainda que virtualmente, mas muito feliz pela sua indicação, você sabe o quanto é importante para toda a nossa indústria. Sempre me inspirei muito em você e no tempo em que trabalhamos juntos, o quanto sempre nos divertimos”, contou Luiz Sanches, CCO América do Norte da BBDO e atual sócio-presidente da AlmapBBDO, em seu depoimento.

“A publicidade brasileira sempre teve uma característica muito forte para a história e grande parte dela é atribuída à escola Marcello Serpa. Marcello Serpa, naquela época na DM9, com um Grand Prix de Guaraná, mostrou que a simplicidade é a essência de uma peça emocional, com direção de arte requintada, mas com essa simplicidade nunca antes vista”, disse Erh Ray, fundador, CEO e CCO da BETC/Havas. No final da exibição, Marcello, emocionado, subiu ao palco e comentou: “Sou muito grato ao El Ojo por ajudar a unir talentos latinos. Vejo na indústria latina que há uma alegria irreverente espetacular. Como brasileiro, sou ainda mais grato. O El Ojo ajudou o Brasil a se reconhecer mais como latino, melhoramos muito quando nos aproximamos dos argentinos, chilenos, uruguaios, espanhóis etc”.

Simplicidade e imprevisibilidade são as duas palavras que fizeram de Marcello Serpa um dos publicitários mais importantes e reconhecidos da indústria criativa latina e global. Ele cresceu no Rio de Janeiro e, muito jovem, mudou-se para a Alemanha para estudar arte, onde permaneceu por sete anos. Foi na Alemanha que iniciou sua carreira como publicitário, como diretor de arte em agências como GGK e R.G. Wiesmeier. Ao retornar ao Brasil, continuou criando na DPZ, depois na DM9, onde conquistou o primeiro Grand Prix do Festival de Cannes para o Brasil, com uma campanha gráfica para Guaraná Diet.

Em 1993, quando ingressou na AlmapBBDO ao lado de José Luiz Madeira, a agência perdia espaço entre as melhores, ficando sem hits em meio a um mercado efervescente que começava a ter novos players. O trabalho de Marcello Serpa mudou o perfil da AlmapBBDO. Colocou a agência no topo do nível criativo regional e global com uma receita feita de suas palavras favoritas: simplicidade e imprevisibilidade. “A publicidade tem que ser simples e imprevisível”, disse Serpa na época, inspirado por seu guru da publicidade, o alemão Michael Schirner.

Foi com esta fórmula que Serpa conseguiu ser eleito nove vezes Melhor Diretor Criativo no El Ojo de Iberoamérica (1998, 1999, 2000, 2001, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2015) e levou a AlmapBBDO a ser consagrada seis vezes Melhor Agência da Ibero-América (2000, 2004, 2005, 2008, 2012 e 2015). Em Cannes, AlmapBBDO foi três vezes Cannes Lions Agency of the Year (2000, 2010 e 2011) e Serpa foi o primeiro latino-americano a presidir uma categoria no festival. Além disso, foi o primeiro latino-americano a receber o Cannes Lion de St. Mark, em 2016, prêmio que reconhece aqueles que fizeram contribuições excepcionais e significativas para a criatividade no mundo, além de inúmeros Leões e vários GPs (como o primeiro que o Brasil ganhou), prêmios e reconhecimentos que enchem de glória sua sala de troféus e a indústria criativa brasileira e regional.

Entre 2002 e 2014 Serpa obteve 9 Gran Ojos em categorias como El Ojo Interativo, Melhor Ideia Latina para o Mundo, El Ojo Produção Audiovisual, El Ojo Gráfica, El Ojo Cine/ TV e El Ojo Rádio, pelos inesquecíveis trabalhos “Los últimos deseos de la Kombi”, “85 Segundos”, “Marilyn, Amy y Bono”, “Perro pez”, “Copa de champán”, “Después de los 70” e “Mizuno Wave”.

Em 2015, decidiu se aposentar da carreira de dirigente da indústria da comunicação para reconstruir sua vida com a família no Havaí, dedicar-se ao surfe e às artes plásticas, retornando de alguma forma às suas origens, quando decidiu, ainda muito jovem, estudar Arte na Alemanha. Mas antes de se despedir da indústria, Serpa acertou mais uma vez, escolhendo Luiz Sanches, criativo formado por ele e pela Almap, como seu sucessor. A nova liderança manteve a AlmapBBDO no topo, com a mesma consistência de sempre, obtendo o reconhecimento como Melhor Agência na Ibero-América no El Ojo 2016, com Luiz Sanches como Melhor Criativo, e como Agência do Ano no Festival de Cannes do mesmo ano.

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