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APAS SHOW traz os vencedores do Prêmio POPAI e temas do Congresso de Gestão

O Congresso de Gestão da APAS SHOW 2023 debateu essas transformações e traçou as principais tendências de mercado.

As mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros, principalmente no pós-pandemia, trouxeram novas perspectivas para o segmento supermercadista e impulsionaram o chamado comércio local. O Congresso de Gestão da APAS SHOW 2023 debateu essas transformações e traçou as principais tendências de mercado.

O terceiro dia de evento também foi marcado pela entrega do Prêmio Stand APAS SHOW, uma iniciativa da APAS com POPAI Brasil (The Global Associoation for Marketing Retail), que reconhece os expositores mais criativos e inovadores nas categorias melhor conceito, melhor ação promocional, melhor comunicação visual, melhor visual merchandising, melhor estande sustentável e melhor estande internacional.

Neste ano, além dos expositores, a APAS SHOW também premiou as montadoras, destacando e reconhecendo quem atua nos bastidores de um grande evento. A Supernova faz uma metáfora entre a explosão de uma estrela em milhares de pedaços e o surgimento de novas estrelas e galáxias e a hiper segmentação do varejo, dando origem a outros formatos e canais de vendas, conforme explica Lee Peterson, autor deste conceito e um dos palestrantes do Congresso de Gestão. O especialista relata que a pandemia trouxe mudanças significativas na sociedade, como a adesão ao home office e o crescimento contínuo do e-commerce. “Os consumidores querem trabalhar de casa e, quando se propõe a sair para realizar suas compras, quer ir a uma loja próxima, confortável e onde encontre tudo o que precisa”, explica.

Esse comportamento traz oportunidades para o varejo de vizinhança, ou comércio local, se desenvolver a custos menores, por meio de lojas menores, agradáveis, com um bom mix de produtos, de fácil acesso e localizado a 15 minutos do comprador. “Lojas menores fazem parte do futuro e temos que estar próximos dessas ideias se quisermos acompanhar o futuro”, reflete Peterson, que complementa alertando que este modelo de comércio está totalmente ligado aos conceitos de sustentabilidade, ao possibilitar o acesso sem a necessidade de um veículo, operação com menor consumo de energia e produção de resíduos e geração de renda na economia local, como exemplos.

De acordo com Dácio Andrade Moraes, palestrante do tema “Traduzindo a Estratégia na Operação da Loja de Vizinhança”, lojas de conveniência, de postos de gasolina, casa de carnes, farmácias, autopeças e casa e construção são alguns exemplos de varejo que têm sido encontrados no segmento do mercado de proximidade. “O cliente busca na proximidade padronização, preço justo, atendimento a qualquer hora e frescor. Precisamos estar focados em parcerias”, afirma.

Com o tema “A grande disrupção”, a especialista britânica em consumo e mercado Kate Ancketill discutiu as transformações no mundo atual e as novas oportunidades que podem se abrir para o setor supermercadista. Ancketill chama atenção dos empresários e executivos para a necessidade de se trabalhar com as novas tendências de mercado. Muitas dessas questões estão ligadas a sustentabilidade e aos direitos humanos. “Não se pode lutar contra elas. Será uma batalha perdida”, enfatiza.

A britânica trouxe exemplos de empresas varejistas que usaram criatividade para se tornarem mais sustentáveis, como um supermercado de Boston, em que os consumidores escolhem seus produtos pelo aplicativo e vem retirá-los na loja com preços mais baratos. Com o novo modelo, o estabelecimento teve uma economia de 25% em energia. “É um mundo novo e complexo, no qual é preciso inovar e construir resiliência”, alerta. Para o palestrante Filipe Pereira, quando se fala em inovação, trata-se da necessidade de o ser humano ter novas experiências, novos resultados. Minoru Wakabayashi alerta sobre a necessidade de as lojas físicas se reinventarem e proporcionarem vivências que só o ponto físico oferece, como a escolha de um produto perecível, por exemplo.

Outro destaque do evento foi a entrega do tradicional prêmio Stand APAS SHOW Popai ¬– iniciativa da Apas em parceria com Popai Brasil (The Global Association for Marketing Retail). Na categoria Mega, a Nestlé venceu em melhor conceito de estande, melhor ação promocional, melhor comunicação visual e melhor estande sustentável. A Heineken foi premiada na categoria Grande com conceito de estande, melhor visual merchandising e melhor estande sustentável.

Outras premiadas: Ontex (Médio – Conceito de Estande, Ação Promocional e Comunicação Visual); Capricche (Pequena – Comunicação Visual e Visual Merchandising); Ledax (Pequena – Ação Promocional e Estande Sustentável); Univeler (Mega – Visual Merchandising), Coca-Cola/Femsa (Grande – Ação Promocional); Inoar (Grande – Comunicação Visual); Babasol (Médio – Visual Merchandising); Manteiga Aviação (Médio – Estande Sustentável); Pado (pequena – Conceito de estande).

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