Cannes Lions 2025 – Bad Bunny transforma ruas de Porto Rico em faixas de álbum e conquista Grand Prix de Music com ação da DDB Latina

Cannes Lions 2025 - Bad Bunny transforma ruas de Porto Rico em faixas de álbum e conquista Grand Prix de Music com ação da DDB Latina (3)
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

Um dos Grand Prix mais comentados da semana foi para a campanha “Tracking Bad Bunny”, criada pela DDB Latina Porto Rico para o lançamento do álbum DeBÍ TiRAR MáS FOToS, do artista Bad Bunny. A ação conquistou o júri da categoria Entertainment Lions for Music ao transformar coordenadas geográficas em uma experiência interativa de alcance global, e uma poderosa estratégia de branding cultural.

Em parceria com a Rimas Music, Google Street View e Spotify, a campanha ocultou os títulos das faixas do álbum em coordenadas de latitude e longitude. Cada coordenada direcionava os fãs a um local específico de Porto Rico no Street View, mural, quadra de basquete, beco ou praia que inspirou a composição. Os nomes reais estavam escondidos fisicamente nesses locais: pintados em paredes, objetos ou elementos do cenário urbano. Sem instruções, os fãs começaram a decifrar o enigma por conta própria, gerando uma mobilização massiva nas redes.

Cannes Lions 2025 - Bad Bunny transforma ruas de Porto Rico em faixas de álbum e conquista Grand Prix de Music com ação da DDB Latina (3)

Além da caça ao tesouro virtual, a campanha se desdobrou em uma mídia out-of-home geolocalizada que ocupou San Juan com cartazes, painéis e anúncios de transporte com estética de GPS, coordenadas, carimbos de horário e mensagens cifradas. Cada peça funcionava como um ponto de conexão entre Bad Bunny, a cidade e seus fãs. O storytelling urbano, conduzido em tempo real, reforçou a imagem do artista como símbolo contemporâneo da identidade porto-riquenha.

A ideia uniu dados, cultura e comunidade em uma estratégia que elevou o lançamento de um álbum a um movimento coletivo. Resultado: DeBÍ TiRAR MáS FOToS tornou-se o álbum mais pré-salvo da carreira de Bad Bunny no Spotify, alcançou o topo global no dia do lançamento com todas as faixas no Billboard Hot 100, gerou mais de US$ 40 milhões em mídia espontânea e provocou um aumento de 350% nas buscas sobre Porto Rico no Google. Ao todo, 182 milhões de pessoas de 61 países participaram da experiência. Confira case:

Com direção criativa de Edgardo Manuel Rivera e liderança conjunta de Jorge López, Lorena Berges, Juan Fernández, Andrés Díaz e Pedro León, a campanha contou ainda com o próprio Bad Bunny como co-diretor criativo, lado a lado com o time da Rimas Music.

A cobertura do Marcas pelo Mundo em Cannes tem o patrocínio de Lew’Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.

Leia outras notícias: https://marcaspelomundo.com.br/categorias/coberturas-especiais/cannes/

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp