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Futuro do processo criativo passa pela inteligência artificial

Confira este artigo esrcito por Renato Abdo, onde ele fala sobre o futuro do processo criativo passa pela inteligência artificial.

A evolução na robótica já possibilita que os chamados exoesqueletos auxiliem os seres humanos em funções de transportes pesados, para a modernização de treinos de musculação e até em causas mais nobres, como processos de reabilitação e suporte para pessoas com restrições de mobilidade ou deficiências físicas.

Gosto de pensar no exoesqueleto como um instrumento de apoio para a execução de tarefas que são inerentes aos seres humanos. De igual maneira, considerando o processo criativo em áreas como publicidade e conteúdo, acredito que a tecnologia é colocada à disposição para aprimorar a performance da mente criativa que conduz cada projeto, agindo, dessa maneira, como “exocriatividade”.

Nesse sentido, as soluções de inteligência artificial (IA) serão cada vez mais inseridas na rotina de trabalho desses profissionais. Isso significa, então, que essas pessoas serão sumariamente substituídas por máquinas e robôs? Definitivamente, não.

A inteligência artificial já é uma realidade consolidada nos processos industriais. Esse é um caminho indiscutível e sem volta. Mas o que tenho acompanhado de perto e testado, com o entusiasmo de um aprendiz e curioso que me considero desde que iniciei na área de web, em meados da década de 90, é a inserção das ferramentas de IA nos processos criativos de agências dos segmentos de publicidade, comunicação e marketing.

Um bom exemplo disso são os programas que configuram imagens com base em descrições feitas em formato de texto (prompts) e possibilitam um resultado refinado ao briefing inicial. É válido ponderar, porém, que funcionalidades desse tipo são efetivas somente sob a condução de profissionais qualificados tecnicamente, antenados, com boas referências  e com criatividade aguçada.

Outra boa demonstração ficou evidente para mim quando acompanhei  – pela primeira vez presencialmente – o Web Summit 2022, que posiciona-se como o principal evento de tecnologia e inovação do mundo. Com as pessoas como fator central, muito foi falado sobre como o entendimento de IA e dados pode facilitar o trabalho de profissionais das áreas de negócios, marketing, comunicação e publicidade.

Muito do que vi no Web Summit e do que tenho acompanhado no mercado também já faz parte do processo de criação no meu dia a dia profissional e no trabalho do meu time, com o desenvolvimento de projetos de locução, storytelling e conteúdo que utilizam IA; experimentos em programas de geração de imagens via texto para conteúdos de redes sociais, entre outros exemplos de ferramentas que enxergo como importantes meios para potencializar a capacidade criativa das pessoas e trazer ganhos de produtividade e agilidade para os processos.

Entendo também que a adoção de algumas das ferramentas de IA no processo criativo, assim como outras tecnologias emergentes apresentadas no evento, passam por uma fase de aculturamento e exploração de possibilidades, um movimento comum de inércia que ocorre após os desdobramentos iniciais de soluções emergentes, como aponta o Hype Cycle for Emerging Tech 2022, desenvolvido pela Gartner.

Apesar desse atual cenário, as ferramentas de inteligência artificial são um caminho incontornável, e a proximidade com essa evolução deve estar no radar dos profissionais que desejam aprimorar suas habilidades criativas e processos de trabalho.

Refutando algumas visões extremistas de que ferramentas e softwares de IA substituirão o trabalho humano, acredito que o efeito será justamente o contrário, pois essas funcionalidades devem impulsionar o processo de criatividade, ou seja, quanto mais qualificado e criativo o profissional for, mais benefícios dessas tecnologias ele vai usufruir.

Por: Renato Abdo, diretor de Estratégia e Criação da RPMA Comunicação.

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