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Desvendando o Futuro do Varejo: Lições da NRF Big Show 2024

Desvendando o Futuro do Varejo: Lições da NRF Big Show 2024. Leia artigo de Camila Couto, Diretora de Shopper Mkt Global da The Fini Company

Como não poderia ser diferente, o mais aguardado evento de varejo, a NRF Big Show 2024, em Nova York, revelou um panorama empolgante do que está por vir no setor de Varejo e Consumo. Sob o tema principal “Make It Matter”, o evento destacou inovações que prometem dominar o cenário, com foco especial em Retail Media, Inteligência Artificial e mudanças no comportamento do consumidor.

Durante os três dias de muito conteúdo e aprendizado, a IA – Inteligência Artificial foi protagonista, não apenas como uma facilitadora de processos logísticos ou de sortimento mas, principalmente, como aliada fundamental na construção de experiências significativas para os consumidores.

Surpreendentemente, a loja física, longe de ser relegada ao segundo plano, foi destacada como um componente essencial na construção de marcas e na entrega de experiências cativantes. Nesse sentido, a tecnologia impressa na IA vem facilitar o entendimento do consumidor, trazendo uma melhor solução de compra e fazendo com que ele sinta-se reconhecido, único e bem-recebido. ‘Discovery inspiration associates vibe’ isso é o que se busca em lojas quando falamos de experiência!

Muito se falou na importância do capital humano, dos colaboradores, das empresas e dos varejos. Diante desse cenário, fica imprescindível a importância da capacitação dos colaboradores e a disseminação de que esse movimento de inteligência artificial não vem para reduzir empregos, mas para permitir que as pessoas saiam do pensamento automático e do operacional e ganhem tempo e preparo para propor ações inovadoras capazes de potencializar experiências dentro de lojas.

Outro ponto importante, que continua como protagonista no varejo é a omnicanalidade, que apresenta-se como indiscutível e deve ser trabalhada para propiciar sinergia e complementação entre ambientes on-line e off-line. A integração harmoniosa desses canais, aliada à compreensão profunda da geração Z, por exemplo, torna-se imperativa para atender às expectativas e às aspirações desse público importantíssimo para o varejo. E essa é uma questão que exige um movimento rápido das marcas para uma evolução de varejo que venha, na mesma velocidade, em prol da construção de marca, seja fora ou dentro do ponto de venda.

A NRF 2024 trouxe à tona o poder transformador da colaboração e parcerias de marcas na busca por autenticidade e singularidade. A mudança de enfoque de ‘categorias’ para ‘cultura’ sublinhou a necessidade de criatividade para estabelecer conexões significativas junto aos consumidores. No cenário digital, a tendência para 2024 vem com a busca por tornar os espaços virtuais mais envolventes, realistas e imersivos.

De uma forma geral, a personalização da experiência do cliente ressurge como a chave para o sucesso do varejo. O uso inteligente de dados, com auxílio da tecnologia, deve levar a uma compreensão profunda dos clientes, não apenas pensando em vendas, mas nas experiências únicas e na fidelização que essas conexão pode proporcionar.

O evento foi um chamado ousado para que o setor adote, rapidamente, com coragem e visão estratégica, as oportunidades únicas que surgem em um cenário de transformação acelerada. O futuro do varejo não está apenas nas vendas, mas na capacidade de realizar os desejos dos consumidores, criando laços duradouros e significativos.

Por Camila Couto, Diretora Executiva de Shopper Mkt Global da The Fini Company

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