O Samsung Recicla, programa de logística reversa da Samsung, registrou um aumento de 58% no volume de resíduos eletrônicos coletados e destinados à reciclagem em 2024 em comparação ao ano anterior. O resultado foi atingido a partir de diversas iniciativas da Samsung, que contribuíram ecologicamente com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A Samsung apontou, entre os tipos de produtos mais coletados e enviados à reciclagem, os televisores em primeiro lugar, seguidos por baterias, máquinas lava e seca, refrigeradores e dispositivos móveis/tablets, respectivamente. Além disso, o balanço de massa ecológica eficiente entre os anos de 2023 e 2024, equivalem à preservação de energia em cerca de 555 mil casas, 122 mil caixas d’agua preservadas, 16 campos de futebol sem árvores desmatadas e 178 mil tanques de combustível sem emissão de CO2.
O Samsung Recicla é uma iniciativa que estimula pessoas de todo o Brasil a descartarem corretamente seus produtos eletrônicos quebrados e sem uso, destinando-os a um processo de reciclagem que respeita o meio ambiente. Após o descarte do aparelho, o rigoroso processo de reciclagem do programa envolve parceiros da Samsung que são licenciados pelos devidos órgãos ambientais (conforme legislação e normas vigentes), para submeter os materiais ao processo de logística reversa de maneira segura. Eles transportam os produtos descartados para onde é feita uma triagem rígida, composta por desmontagem, trituração e separação dos componentes do produto. Em seguida, os materiais recicláveis são processados de maneira a serem reinseridos na cadeia produtiva como matéria-prima de acordo com suas particularidades.
Para além do programa de logística reversa, a Samsung conta com uma série de iniciativas voltadas à sustentabilidade, que estão ligadas ao compromisso da empresa em alcançar metas específicas para diminuir seu impacto ambiental. Entre elas estão os programas de Eco Trade In (como o programa Eco Troca), que oferecem descontos na compra de novos produtos em troca de eletrônicos descartados corretamente pelos usuários.
Leia mais notícias: