MarcasPeloMundo_branco

RIW 2023: mirou a inovação e acertou a desorganização, por Daniel Aguado

RIW 2023: mirou a inovação e acertou a desorganização

Entre os dias 3 e 6 de outubro, a cidade do Rio de Janeiro sediou a terceira edição do evento RIW – Rio Innovation Week, no Pier Mauá, sob o slogan “tecnologia a favor da cultura”. Autodeclarado como o maior evento de inovação do mundo, a atração chamou a atenção do público e da mídia, com uma ampla estratégia de divulgação e de cobertura dos conteúdos e ações realizadas no evento.

Infelizmente, a promessa tentadora parece não ter sido cumprida em sua plenitude e, como participante do evento, posso afirmar que o principal legado dessa edição do RIW foi o efeito catastrófico de um excelente planejamento versus uma péssima execução. Do controle de acessos, passando pelos banheiros e, finalizando, na tumultuada agenda de palestras; incluindo atrasos, alterações inesperadas e espaços bastante inadequados para exibição e troca de ideias de alto nível: tudo pareceu não funcionar bem por lá.

Se, para o participante o evento funcionou mal, imagino a frustração gerada nos patrocinadores e nos expositores, que tiveram as suas marcas e os seus produtos expostos num verdadeiro ambiente de caos. Basicamente, os estandes serviam como apoio para que os visitantes pudessem beber água e carregar os seus devices. Para um evento de inovação, parece que faltou o básico: Wi-Fi e pontos de energia.

Enfim, conceitualmente, o RIW é um projeto bastante ousado e necessário para os dilemas da sociedade e das organizações na atualidade, no entanto, merecia uma execução e um cuidado com os detalhes bem superiores ao que foi entregue em 2023. Gerar insights poderosos e inovadores, também requer um ambiente adequado para isso, afinal, as pessoas são um dos pilares centrais da inovação, da cultura, da tecnologia e das mudanças positivas que esperamos para o mundo. Desejo um (exponencialmente) melhor RIW 2024!

Leia outros artigos:

Por Daniel Aguado | https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado/

Leia outros artigos:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/a-forca-das-marcas-regionais-por-daniel-aguado/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/xuxa-60-anos-a-marca-que-construiu-tantas-outras/