MarcasPeloMundo_branco

Para tornar as áreas urbanas mais verdes Heineken promove plantio de espécies da mata atlântica

Para tornar as áreas urbanas mais verdes Heineken promove plantio de espécies da mata atlântica.

Com intuito de deixar um legado positivo para as regiões metropolitanas de São Paulo e Porto Alegre, a Heineken organizou o plantio de vegetação da mata atlântica nativa que foi utilizada no paisagismo e cenografia do projeto “Heineken Green Your City”, idealizado pela agência Atenas e que aconteceu no período de janeiro a março de 2020, nas capitais paulista e gaúcha, respectivamente.

Encabeçado por Ricardo Cardim, botânico e consultor em biodiversidade nativa e arqueologia botânica para restauração da paisagem natural das cidades, a primeira ação de plantio aconteceu na cidade de Carapicuíba (SP), e contou com a presença do Projeto Ressavanar, coletivo local de preservação da mata atlântica, no qual revitalizou uma área carente de vegetação nativa e de aproximadamente 852 m². Clique aqui para ver imagens deste plantio. Créditos: Luciana Prézia.

Já a segunda ação de reflorestamento aconteceu na capital gaúcha e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O local escolhido foi a Praça Symcha Melon, espaço de 700 m², e que anteriormente estava desprovido de verde e sem cuidados ambientais. Clique aqui para ver fotos deste plantio. Créditos: Ângelo Bonini.

A escassez de vegetação nativa, a falta verde e excesso de cinza dos locais escolhidos, foram fatores decisivos para a decisão da Heineken® em realizar essa ação. Com isso, a iniciativa ambiental promovida pela marca ajudou a resgatar a natureza original dos locais e fez o cultivo de aproximadamente 700 mudas de quase 30 diferentes espécies nativas, entre elas, mudas e árvores de araçá, aroeira-vermelha, palmito-jussara, araucária, mutambo, para citar algumas.

“Para ter um futuro melhor é preciso incentivar e sensibilizar as pessoas sobre a importância de tornar áreas urbanas mais verdes e agradáveis. Por isso, iremos cada vez mais elevar esse tema em nossas ações, pois é extremamente necessário o engajamento comunitário, e só assim, juntos em coletivo, conseguiremos gerar mudanças positivas no meio-ambiente em que vivemos”, comenta Guilherme Retz, gerente de marketing da marca Heineken no Brasil.

“Hoje, nas cidades brasileiras, a maior parte da vegetação é de origem estrangeira, mesmo sendo o país de maior biodiversidade do planeta. Esses plantios promovem a valorização da biodiversidade nativa e serviços ecossistêmicos, que atendem a década da restauração da ONU e as suas ODS. Essas centenas de árvores plantadas são nativas do bioma regional, com algumas espécies que podem viver mais de dois séculos, e na técnica da Floresta de Bolso o crescimento é acelerado e de menor manutenção. É incrível imaginar que muitas dessas arvores nativas estarão ainda vivendo daqui a 1 ou 2 séculos. A ação Green Your City se reverbera por um prazo de gerações”, diz Ricardo Cardim, botânico e consultor em biodiversidade nativa e arqueologia botânica para restauro da paisagem natural.

“Cerca de 72% da população brasileira vive em território de Mata Atlântica, mas muitos não se dão conta, já que a floresta teve 90% de sua área original destruída e está muito fragmentada. As ações de conscientização e a recuperação da floresta são muito importantes para garantir a sobrevivência desse bioma tão importante para nossa qualidade de vida. Se todos plantarem um pouco, o resultado será muito positivo”, afirma Rafael Bitante Fernandes, gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica.

“Nós, do Projeto Ressavanar, ficamos muito contentes com a oportunidade de trabalhar junto à Heineken® no plantio dessas 300 mudas de espécies tão emblemáticas da Mata Atlântica e Cerrado Paulista. Esta iniciativa acrescenta muito ao processo de recuperação ambiental do bioma”, comenta Hamilton Cezar, um dos líderes do projeto. “Levando em conta que as mudas apresentam excelente qualidade e tamanho, acreditamos que o crescimento das árvores será rápido e homogêneo, assim garantindo agilidade na recuperação de nossa mata ciliar, que protege três nascentes no terreno”, complementa Marcelo Costa, ambientalista e líder do Projeto Ressavanar.

“A comunidade de Porto Alegre agradece a iniciativa louvável de uma empresa que preza pelo futuro do nosso planeta. Nosso trabalho agora é conscientizar os moradores do entorno para cuidarem e preservarem as novas mudas”, orienta o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm.

A ação de plantio estava prevista para acontecer logo após o término do projeto “Heineken Green Your City”, em março de 2020, porém teve que ser suspensa em virtude da situação de anormalidade que trouxe a pandemia da COVID-19. Durante todo este período de aguardo, para manter as melhores condições de desenvolvimento e cuidado da vegetação, as plantas ficaram armazenadas em estufas especiais que reproduziam seus respectivos biomas, protegidas de pragas e sob os cuidados ecológicos rigorosos.

 

Leia outras notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/anunciantes/heineken-green-cast-os-bastidores-do-rock-in-rio-e-tema-de-novo-episodio/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/para-celebrar-um-futuro-mais-verde-heineken-muda-a-cor-do-museu-do-amanha/