MarcasPeloMundo_branco

Os influenciadores, as marcas e o bom senso

Paulo Gustavo - influenciadores

Influenciar o comportamento de consumo das pessoas é a essência do trabalho dos profissionais de marketing desde sempre. Ao longo do tempo, os meios de comunicação passaram por profundas transformações e, com isso, a função da garota propaganda, criada no surgimento do rádio e, posteriormente, com a televisão, tem passado por muitas evoluções, desde o endosso das marcas por grandes personalidades até chegar aos dias atuais, no papel dos influenciadores digitais.

Por não ser um tema novo, então, por que abordá-lo aqui no Marcas Pelo Mundo? A resposta é simples e surgiu de uma triste observação que tive após a morte do ator Paulo Gustavo, quando muitos artistas e celebridades postaram stories comoventes sobre a precoce partida do comediante e, na sequência, muitos desses mesmos artistas já publicavam conteúdos patrocinados em suas respectivas timelines do Instagram. Será que as marcas precisavam mesmo disso?

Ressalto que não há uma regra sobre isso e cada profissional tem autonomia para veicular o conteúdo que lhe for pertinente, a qualquer tempo. Por outro lado, entendo que uma publicidade deve impactar positivamente a audiência e, assim, o contexto aonde será veiculada faz toda a diferença na percepção dos consumidores. Afinal, em muitos dos casos observados, o post patrocinado soou bastante desconexo aos conteúdos dramáticos, além de imprimirem uma certa falta de sensibilidade e bom senso por parte das marcas e dos seus respectivos influenciadores.

Enfim, uma reflexão que deve ser constantemente realizada pelos profissionais de marketing e comunicação, assegurando que as marcas apresentem-se em contextos favoráveis e mais verossímeis. Todos sabemos que as redes sociais apresentam pessoas eternamente felizes em suas vidas editadas por posts. No entanto, a vida real exige um pouco mais de empatia e bom senso com o próximo, mesmo que isso não dê muitos likes.

Por: Daniel Aguado – Diretor de Marketing do Poliedro Educação

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/daniel-aguado-1b7b229/

 

Leia outros artigos de Daniel Aguado:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/girl-from-rio/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/a-volta-da-familia-doriana/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/experimente-a-tv-cultura/