MarcasPeloMundo_branco

OOH 2.0? Temos!

Paulo Moura (Paulinho) da Três Meios - Mídia OOH

Com todos os desafios que estamos passando em tempos de pandemia, a mídia out of home ou mídia exterior teve que se reinventar, assim como todos os segmentos e setores. Mas, o que nem todo mundo sabe é que este tipo de mídia já vem em uma curva ascendente há muitos anos. A mídia OOH era o nosso antigo outdoor, depois foi evoluindo e hoje possui uma vasta gama de produtos, além das tradicionais tabuletas de formato 9m x 3m.

Sem dúvida, sentimos o impacto do isolamento social. Afinal, como fazer mídia exterior se as pessoas não saem às ruas como antes? Poderia ter sido catastrófico, mas a mídia OOH ocupou um papel importante na pandemia: o de informar, homenagear os profissionais de saúde e vender produtos de forma criativa. O outdoor foi além do espaço físico e ganhou força com tecnologia e com a internet.

Eu, como CEO de uma das principais empresas deste segmento, posso afirmar que quando você tem bons parceiros e ferramentas inteligentes, tudo é possível. Como? Com planejamento estratégico.

Planejamento é a chave do negócio. A geolocalização, por exemplo, te ajuda a identificar o público daquela determina localização e quais são os veículos que estão dentro daquele polígono, para te dizer quais mídias são possíveis adquirir.

A oportunidade de crossmídia é muito interessante neste momento. A convergência entre OOH e Mobile é algo que tem dado muito certo. Com a inteligência dos meios é possível fazer uma entrega casada com o produto. Este “casamento” te dá uma audiência ímpar, pois além da mídia exterior nas principais ruas e avenidas, você também tem à sua disposição no seu celular, como é o caso do Waze. Em plataformas como esta, é possível contratar a mídia e a entrega, juntos. No final, temos métricas somadas em prol do sucesso dos anunciantes e, claro, da satisfação do cliente.

Algumas pesquisas indicam que mais da metade das pessoas pretende retomar suas principais atividades de antes nos próximos seis meses e estes números mostram o quanto as pessoas querem e necessitam retomar suas rotinas nas ruas.  No meio dessa vontade, tem os anunciantes e o nosso trabalho é ajudar a construir essa retomada, com segurança e responsabilidade.

Aumentar o formato de crossmídia e desenvolver ainda mais parcerias com lives, por exemplo, são algumas expectativas do nosso segmento para este ano.  As mídias OOH, como o mobiliário urbano, transportes e estabelecimentos comerciais, seguem tendo uma audiência muito importante, mesmo em tempos de isolamento social, e pode ser expandida para a palma de sua mão, através do smartphone. Isto é OOH 2.0.

Por Paulo Moura, CEO da Três Meios

http://www.tresmeios.com.br

Sobre o autor: Paulinho, como é conhecido, possui uma vasta experiência em mídia exterior. É fundador e CEO da Três Meios, uma empresa especializada em planejamento e gestão de mídia OOH por todo Brasil, com mais de 30 anos de mercado.