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O poder social da mídia OOH, por Paulo Moura

Paulinho da Três Meios - OOH

Uma das mídias mais tradicionais que existem, a mídia exterior ou Out Of Home (OOH), já passou por diversas transformações nos últimos anos, como comentei no meu último artigo aqui mesmo no Marcas Pelo Mundo. Assim como a tecnologia, que evoluiu muito com o passar dos anos, melhorando as nossas vidas principalmente no ambiente digital, esta mídia também foi incorporada neste universo high tech e, hoje, podemos dizer que ela é ainda mais eficiente do que era quando começou a ser usada nas campanhas.

Isto porque não só atinge milhões de pessoas, no on e no offline, mas porque a mídia OOH carrega hoje uma força maior, um poder social para divulgar ações em prol da sociedade neste momento difícil que estamos passando com a pandemia da Covid-19. E com a ajuda do digital tudo pode ser potencializado.

Muitas marcas estão patrocinando e/ou capitaneando projetos importantes. Nós vimos uma grande campanha de mídia exterior do Itaú Unibanco valorizando a força e o empenho dos nossos profissionais de saúde durante a pandemia.  Empresas como a Kroton – que detém marcas como a Faculdade Anhanguera por exemplo – distribuiu wi-fi gratuito em comunidades carentes da capital paulista para promover a inclusão digital neste momento difícil em que muitos não podem sair de casa. E esta comunicação de largo espectro só foi possível graças ao poder da mídia exterior. Com tecnologia, foco, inovação, rapidez e eficiência.

Outra ação diferenciada da mesma empresa, que contou com a divulgação em mídia exterior, e que me chamou atenção foi a concessão de cupons de viagens do Uber com desconto aos candidatos do exame do Enem, no ano passado. Foram quase 90 mil cupons digitais no valor de R$ 5 para trajetos ao local de prova, evitando estresse adicional com o planejamento do transporte. Olhar o próximo é incrível e ter este meio como ferramenta para transmitir a mensagem é sensacional, não?

E o poder da OOH não para. Lá fora, em águas internacionais, também foi utilizada até pela rainha Elizabeth II, que se valeu de um painel eletrônico icônico de Londres para dar um recado de esperança aos súditos durante este momento delicado em que vivemos.

Eu costumo dizer que quando usamos a tecnologia em favor do bem e, principalmente, para melhorar o dia a dia das pessoas todos saímos ganhando. Claro que as marcas querem divulgar seu negócio, seu produto, suas ações diferenciadas, e a mídia OOH terá sempre este papel e estará presente na jornada dos clientes, seja através de anúncios em outdoor, empena, transporte urbano, relógios ou abrigos de passageiros de ônibus, entre tantos outros pontos. Somado a isso, tem o cross com a internet aumentando o impacto significativamente das mensagens.

Agora quando uma marca/empresa planeja e executa uma ação mais profunda, de melhorar a vida das pessoas, de transmitir esperança, o poder da mensagem é multiplicado ainda mais. O sentimento é multiplicado! Como CEO de uma das principais empresas deste mercado, me orgulho de fazer parte deste movimento social, que está envolvendo a mídia OOH atualmente. Estamos sendo capazes de mudar vidas!

Segundo pesquisas, os espectadores valorizam e passam a desejar ainda mais as marcas que se posicionam sobre o contexto com alguma ação ou atitude e esperam que as marcas ajam durante a crise da Covid-19, que infelizmente, ainda perdura.

Que a mídia OOH tenha sempre uma mensagem de esperança para captar a todos. Que possamos sair dessa crise em breve, ainda melhores do que éramos.  Que a mídia OOH continue sendo um importante meio para atingir – além dos olhos, tablets e celulares -, cada vez mais os corações das pessoas.

Por Paulo Moura, CEO da Três Meios

http://www.tresmeios.com.br

Sobre o autor: Paulinho, como é conhecido, possui uma vasta experiência em mídia exterior. É fundador e CEO da Três Meios, uma empresa especializada em planejamento e gestão de mídia OOH por todo Brasil, com mais de 30 anos de mercado.

 

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