MarcasPeloMundo_branco

Mulheres em cena: Conheça Thatiane Almeida “Sabothati”, diretora de filmes

Confira entrevista com Thatiane Almeida, diretora de cena da MAGMA, que aos 27 anos, carrega um olhar jovem e inovador sobre cinema.

Thatiane Almeida é diretora de cena da MAGMA, brasileira, nascida e criada na Brasilândia. Aos 27 anos, a diretora carrega um olhar jovem e inovador sobre cinema. Confira entrevista!

Unindo trabalhos que possuem grande apelo estético a mensagens que considera importantes, a diretora Thatiane Almeida já assinou a direção de filmes para marcas como Mercado Livre, Natura, Spotify, Instagram, Bradesco, entre outras. Em Cannes de 2022, a diretora assinou a direção da premiada campanha “Black Business Beats”, da Gut SP, para Mercado Livre, que levou 4 leões em Cannes, estando entre as duas que levaram bronze para a categoria Radio&Audio e para o Festival do Clube, a premiação aconteceu para os filmes “Ostentação da Cultura” e “Você que Faz”, dirigidos pela diretora de cena e Manuel Nogueira, fundadora da MAGMA.

Thatiane Almeida também foi premiada em dezembro de 2022 pelo Whext pela categoria Revelação. No entretenimento, dirigiu o longa-metragem Anastácias (premiado como melhor filme no festival irlandês Her International Film Festival em 2021) e exibido em diversos festivais internacionais e nacionais, como o Tallgrass Festival, em Kansas, no mês de outubro. Também dirigiu a série documental Creators Spotligth Brazil (Youtube Originals), além de videoclipes para artistas como Drik Barbosa, Tássia Reis e Djonga.

Vinda da periferia, a jovem já se tornou uma referência para aqueles que buscam o sonho de crescer no meio audiovisual, e que pretendem “sabotar” o sistema, chegando em lugares de destaque no meio. Contando um pouco de seu pontapé inicial, a diretora comenta: “Eu acho que meu interesse no audiovisual se origina da leitura. Eu sempre gostei muito de ler, desde muito criança eu lia muitos livros, e nesse lugar de ser uma leitora ávida, quando o audiovisual começou a aparecer com mais força ali em minha adolescência, eu vi um potencial no cinema. Conseguia me transportar para dentro daqueles universos, e me imaginava por trás das câmeras, e isso me remetia a sensação que tinha quando lia meus livros ainda criança.”

Recentemente, Thatiane Almeida assinou a direção do novo clipe da Tássia Reis e Tulipa Ruiz, “Dia Bom”. No roteiro, imagens que retratam a nossa retomada à celebração e ao astral solar depois de um longo período de introspecção.

Por fim, a diretora comentou sobre as motivações em seus filmes, onde procura valorizar as culturas com respeito, sempre buscando ressignificar conceitos populares para engrandecê-las: “Eu gosto de quebrar as expectativas ruins que a sociedade tem das mulheres pretas vindas da periferia, onde imaginam pessoas não tão complexas, coitadas, sem tanta opinião. Gosto de quebrar essa expectativa e falar ‘não, são pessoas complexas e inteligentíssimas, que podem ter muito mais a dizer do que pessoas que estão em contextos provilegiados’. Nós fizemos um projeto que foi muito premiado em Cannes, que foi o ‘Ostentação da Cultura’, um pubclipe que falava sobre a ostentação da cultura negra. Nele nós poderíamos ter colocado pessoas na frente de um carro, por exemplo, e falar ‘Olha só o que nós temos’, mas decidimos ir para um caminho muito nítido, onde retratamos e valorizamos nossa cultura de um jeito muito bonito, respeitoso e majestoso. Sempre que eu tenho a oportunidade de reconstruir o imaginário coletivo, esse pensamento geral em torno de algum tema que as pessoas tem, eu tento usar da melhor maneira possível.”

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/produtoras/produtora-da-magma-dirige-documentario-para-elle-com-atriz-bruna-linzmeyer/

https://marcaspelomundo.com.br/