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[Entrevista] “A qualidade da luz tem um grande impacto nas nossas vidas”, Daniel Tatini, presidente da Signify

[Entrevista] "A qualidade da luz tem um grande impacto nas nossas vidas", Daniel Tatini, presidente da Signify

A Signify foi lançada em 2018, como o novo nome da Philips Lighting. Líder mundial em iluminação, a marca oferece ao mercado brasileiro produtos para B2B e B2C.

A empresa possui sete marcas globais e cerca de vinte e cinco regionais em diversos país, incluindo o Brasil.

Projetos como a iluminação dos estádios do Palmeiras, Allianz Parque e Corinthians, Neo Química Arena, fazem parte do portfólio da Signify.

No Allianz Parque, o projeto de iluminação, entregue em 2022, revolucionou a experiência do público dentro do estádio com uma iluminação dinâmica e inteligente. O ecossistema é composto por 180 projetores de LED Philips ArenaVision para iluminar o campo, que substituíram os antigos 274 projetores convencionais de lâmpadas metálicas. A redução estimada de gastos com iluminação é estimada em 73%, considerando os custos de energia elétrica e de manutenção dessa solução.

“A mudança da iluminação nos estádios é um dos segmentos mais interessantes e divertidos para nós. Quando você entra em uma parte que mexe com a emoção das pessoas é fantástico. Tem torcedor que chega mais cedo para ver o show de luzes“, comenta Daniel Tatini, presidente da Signify Brasil.

Mercado de iluminação no Brasil

Em entrevista ao Marcas pelo Mundo, Tatini comentou sobre as dificuldades que o mercado enfrenta no Brasil. “Infelizmente o mercado de iluminação do Brasil é um dos setores que mais sofre. Não é pela quantidade de concorrentes ou de marcas disponíveis. Hoje o setor de iluminação tem mais de 80% das marcas que os produtos não fazem o que está escrito na caixa e, pior, alguns desses produtos não são certificados e não atendem as normas de segurança. Então, fica muito difícil porque é uma concorrência desleal no nível técnico e cria uma diferença de preços que são impraticáveis”, ressalta o executivo.

No mundo da iluminação isso tem um grande impacto por três fatores, segundo Daniel Tatini. “O primeiro problema é a segurança; o segundo é que o consumidor é enganado; e o terceiro é que a luz tem um impacto muito importante e relevante em nossas vidas e isso está se perdendo”.

Desafios para construção de marca

Como líder mundial, o executivo destaca que é necessário continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento de maneira contínua. “Além disso, se você quiser melhorar um setor, você também precisa investir em comunicação. Você precisa dar treinamento aos profissionais”.

A marca possui a Signify Lighting Academy, que oferece uma ampla gama de recursos educacionais para avançar os conhecimentos de iluminação. Desde webinars mensais até eventos sobre iluminação, os materiais educacionais são fornecidos por especialistas e profissionais de iluminação de classe mundial.

ESG

No Brasil, o programa global “Light for Better Learning” (Luz Para Aprender Melhor) da Fundação Signify, foi desenhado para iluminar escolas em áreas urbanas e rurais, além de centros de saúde. O “Dando Luz ao Futuro”, projeto implementado pela Signify, tem levado  iluminação para escolas em áreas isoladas do país com o objetivo de melhorar as condições de aprendizagem, estimular e ampliar o acesso à educação.

Um outro projeto realizado foi o Ilumina Paraisópolis,  que beneficiou diretamente cerca de 25.000 pessoas em Paraisópolis, ajudou a potencializar a 2ª maior comunidade da cidade de São Paulo. Foram mais de 190 luminárias LED Philips GreenVision Xceed utilizadas e que são até 50% mais econômicas e eficazes do que as convencionais, com uma vida útil de até 50.000 horas. As soluções foram projetadas para obter uma iluminação de qualidade, com uniformidade e conforto aos pedestres e com menor consumo de energia.

Marketing

A marca aposta em marketing voltado ao conteúdo, em dois pilares: “Encantar e levar o extraordinário poder da luz para a experiência, mas, ao mesmo tempo, garantir que em um país com tanta falta de informação, de educação, que os profissionais tenham esse apoio”, diz Tatini.

Planos para o futuro

A marca vai expandir a família de produtos da Hue no país, com o portfólio de luminárias a partir de 2024. “É uma linha de design, com acabamentos fantásticos, que realmente muda seu ambiente”.

Com sua gama de lâmpadas LED, luminárias, sensores e interruptores inteligentes, a Philips Hue oferece iluminação conectada para o dia a dia em casa. O sistema de iluminação inteligente permite definir o clima com belas cores e cenas de luz, configurar cronômetros e automações convenientes para ajudar o consumidor a se sentir mais seguro, usar a melhor luz para suas atividades diárias e ajudar a tornar sua vida muito mais fácil.

Além disso, a família da marca Wiz também deve crescer no Brasil em 2024.

 

Veja entrevista completa:

 

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