MarcasPeloMundo_branco

E quando o design se encontra com a pesquisa?

Confira o texto de Cezar Arai, design lead da MAGMA, sobre a produtora de filmes, com identidade de marca desenhada por Adriel Nunes.

A MAGMA é uma produtora de filmes, criada por Manuel Nogueira, com identidade de marca desenhada por Adriel Nunes, um dos mais talentosos designers brasileiros da sua geração. Mas é uma produtora de filmes e o que eu vim fazer aqui? Sou Designer e não trabalho com filmes – eu achava. Mas vou explicar o motivo deu ter mudado a minha percepção sobre o que faço e sobre ambientes de trabalho.

Não é à toa que o design é um dos pilares do negócio. A valorização do bom craft fez com que a produtora criasse um departamento de branding e pesquisa logo quando nasceu. O objetivo sempre foi crescer o branding de forma consistente e sistêmica do ponto de vista de design, enquanto a pesquisa sempre teve o papel de descobrir e refletir sobre pessoas, projetos e linguagens. Mas, e quando o design se encontra com a pesquisa? É aí que algo mágico acontece, pois o novo se abre e ideias surgem para romper com velhos paradigmas. Através da pesquisa é possível contar novas histórias, recortes e pontos de vista enquanto o design encontra a melhor forma de entregar essa mensagem.

Escrevemos e convidamos pessoas a relataram sobre novos imaginários e provocações sobre o que esperar do futuro do audiovisual, do fashion e da arte, trazendo reflexões mais profundas e filosóficas sobre assuntos de interesse geral do mercado de comunicação. É claro que queremos ser lembrados pelos filmes, mas também pelas outras frentes em que atuamos. E olha que não é pouca coisa! Compartilhamos conteúdo sobre temas que envolvem estética, inovação, arte generativa, arte periférica; entrevistas com profissionais que admiramos muito e além disso, temos um cuidado muito grande com as nossas redes sociais onde trazemos nosso histórico no editorial reimaginado para o digital. Por que fazemos isso?

Não se trata apenas de criar imagens bonitas, mas sim de definir um estado de espírito que reflita nossa visão de mundo. Um pôster bem projetado, por exemplo, pode gerar entusiasmo e expectativa em espectadores em potencial. Mas a importância do design gráfico não termina aí. Também enriquece as conversas entre as pessoas, pois elas poderão discutir e criticar diferentes ideias de design, levando a uma rotina de melhorias. Essa rotina de aprimoramento é essencial para o sucesso de qualquer produtora, pois garante que cada filme seja melhor que o anterior. O design gráfico também desenvolve outras habilidades da equipe, como pensamento crítico e resolução de problemas. Essas habilidades não são valiosas apenas na indústria audiovisual, mas também em outras áreas da vida. Como disse certa vez o filósofo John Dewey: “Educação não é preparação para a vida; educação é a própria vida”.

Entendemos que criar essa percepção de uma produtora, e mais do que isso, uma marca desejada é investir frequentemente no design e na pesquisa em busca de novos negócios e negócios sustentáveis. Como saber se algo já está bom e quando é preciso lapidar um pouco mais? Onde colocar mais ou menos energia? É preciso estar aberto ao inesperado, à imperfeição e à falha. É a partir desse descompromisso que surge uma espécie de estado de “flow”, onde nos permitimos e abraçamos o que surge no meio do processo.

Essa vivência transforma, melhora, recheia os dias de questões criativas e positivas que deixam o copo mais cheio do que vazio sempre, nos estimulando a pesquisar, a resolver coisas. E isso faz muito sentido aqui, mas essencialmente me fez também ver um novo valor no que eu faço e como posso colaborar com muitas áreas sendo um designer.

Essa busca constante por inovação e novas ideias, saber lidar com o imponderável, com acertos e erros, tudo isso me faz lembrar dos motivos que me fizeram escolher fazer o que faço: fazer design é bom, é pra ser bom. E aqui a gente gosta de fazer isso!

Por Cezar Arai, design lead da MAGMA.

Leia mais notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/produtoras/magma-anuncia-nova-contratacao-na-area-de-atendimento/

https://marcaspelomundo.com.br/