MarcasPeloMundo_branco

Bradesco aborda o assédio contra as mulheres

Bradesco aborda o assédio contra as mulheres.

Em 2020, a BIA, Inteligência Artificial do Bradesco, recebeu em torno de 95 mil mensagens de ofensas e assédio sexual. Ainda que ela não seja uma mulher real, essa constatação revela uma realidade que as mulheres enfrentam. Em campanha, o Bradesco mostra agressões verbais reais sofridas pela BIA e quais eram as respostas dadas.

As interações são representadas por meio de locuções em off e projeções em paredes. Em seguida, o filme mostra a mudança de tom das respostas da BIA, posicionando-se de forma contundente contra o assédio.

Anteriormente, quando a inteligência artificial do banco recebia algum xingamento, a resposta era passiva: “Não entendi, poderia repetir?”, em uma tentativa da pessoa mudar o tom da pergunta. A partir de agora, o posicionamento torna-se mais direto, forte, sem subserviência ou passividade.

“Essas palavras não podem ser usadas comigo e com mais ninguém” e “Para você pode ser uma brincadeira. Para mim, foi violento” são algumas das novas devolutivas da inteligência artificial do banco. A ação está alinhada com a iniciativa “Hey Update My Voice”, da UNESCO.

Apesar das interações acontecerem de forma online com a BIA, a campanha traz mulheres de verdade no filme, representando todas aquelas que sofrem assédio no dia a dia. No começo, elas estão tristes e indignadas com as ofensas. Depois, conforme as novas respostas aparecem, as mulheres sentem-se respeitadas e fortalecidas.

A campanha ilustra o trabalho de meses, envolvendo os times de RH, Marketing e Tecnologia do Bradesco, em linha com movimentos corporativos mais amplos, como o #AliadosPeloRespeito e as frentes de Recursos Humanos com a Universidade Corporativa Bradesco (Unibrad), com ações e posicionamentos que provocam  reflexões sobre gênero, etnias, pessoas com deficiência e LGBTI+.

“Através dessa iniciativa, o Bradesco amplifica ainda mais as vozes da sociedade e joga luz sobre um tema que precisa ser combatido com coragem, sem hesitação, promovendo atitudes mais respeitosas frente a situações de assédio”, comenta o diretor de Marketing do banco, Márcio Parizotto.

A campanha também prevê anúncios, Midia Exterior, ativações nas redes sociais com vídeos de funcionárias do Bradesco mostrando os bastidores do projeto e uma landing page com o manifesto do posicionamento, conteúdos sobre as diversas formas de assédio, canais de denúncia e projetos sobre o tema.

Ao longo da semana de lançamento, o banco fará ainda uma ação no Twitter, convidando as inteligências artificiais de outras marcas para se juntarem a este movimento de combate ao assédio.

Assista:

Ficha Técnica:

Cliente: Bradesco

Agência: Publicis Brasil

Produto: Institucional – Inovação

Título: Novas Respostas da BIA contra o assédio

Aprovação no Cliente: Márcio Parizotto, Carla Mita e José Maurício Lilla

CEO: Eduardo Lorenzi

CCO: Domenico Massareto

Diretor Executivo de Criação: Gustavo Victorino

Diretores de Criação: Rico Lins e Juliana Utsch

Diretores de Criação Associados: Bernardo Correa e Rafael Campos

Criação: Luana Grybosi, Douglas Reis, Gabriela Moura, Rafael Barbosa, Mariella Coimbra e Thales Contri

Conteúdo: Claudia Cecília, Aline Botelho, Julia Miranda, Henrique Dantas e Icaro Linconl

Projetos e Tecnologia: Márcio Bueno, Renata Carvalho e Daniela Terng

Atendimento: Tatiana Chiari, Marcelo Trivilato, Livia Toledo, Tahnee Riente, Otávio Santos, Daniel Siqueira e Isabella Misko
Planejamento: Gustavo Leite, Rodrigo Magalhães e Giulia Joau

Mídia:  Mauricio Almeida, Fabiana Rodrigues, Ester Ribeiro, Juliana Coralli, Lais Dalcin, Giovanna Passo, Lidia Rodrigues, Alinne Lopes, Raquel Tavernari, Rivagna Valcaci, Leandro Lessa, Tainah Toledo, Italo Brito e Priscila Santos

Head Produção: Renata Sayão

RTVC: Renata Schincariol, Giuliano Springhetti e Léo Alves

Produtora: MAGMA

Direção: Thatiane Almeida

Produção executiva: Manuel Nogueira

Atendimento: Lili Pulz

Coordenação de produção: Renata Munaretto (Santa API)

Direção de fotografia: Pepe Mendes e Milena Seta

Assistente de direção: Patrícia Jaeger

Diretor de produção: Arabi Mesquita e Guilherme Valiengo

Produtora de elenco: Manu Menezes

Direção de arte: Poliana Feulo e Nídia Aranha

Figurinista: Nai Albuquerque

Make: Welida

Coordenador de Pós Produção: Time Liquor, Partners in Crime

Montagem: Lorrana Souto

Finalizadora: Jacqueline Lima

Pós produção: Liquor Media

Colorista: Diogo Comum

Produtora de Som: Supersonica

Produtora Musical: Elga Flanger

Atendimento: Tatiana Nascimento

Produção Executiva: Marilia Franco

Produção Gráfica: Eduardo Bueno e Emerson Russo

Revisão: Céres Vecchione e Ricardo Milesi

 

Leia outras notícias:

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/bradesco-convoca-publico-a-encarar-o-futuro/

https://marcaspelomundo.com.br/destaques/bradesco-traz-mensagem-com-olhar-de-esperanca-para-2021/