Entrevista: Marketing da Chilli Beans – As estratégias de Caito Maia para vencer a crise

Chilli Beans - Caito Maia e Elisangela Peres

A Chilli Beans, maior rede especializada em óculos e acessórios da América Latina, com mais de 900 lojas espalhadas pelo mundo, também teve que se reinventar para o período da quarentena.

Por oferecer um serviço essencial, como a venda de óculos de grau, algumas lojas de rua da marca permanecem abertas e ajudam Caito Maia, fundador e CEO da Chilli Beans, a entender um caminho a ser seguido: No próximo semestre, a marca deve apostar ainda mais nas vendas dos óculos de grau. “Os óculos de grau são necessidade, então vamos mudar a nossa estratégia para o consumidor, que está mais cauteloso na hora da compra” afirma.

O executivo, que há mais de 20 anos encabeça as operações da rede de lojas Chilli Beans, dá dicas para empresários, entre elas: “O relacionamento entre as empresas e clientes tem que ser mais humano” , ressalta.

A internet passa a ser a grande aliada da marca: O executivo criou uma estratégia de vendas com os próprios colaboradores em seus aplicativos de mensagens. Ao todo a marca emprega 6 mil vendedores, que com os contatos dos clientes via whatsapp, devem ajudar a movimentar as vendas.

“A gente tem 6 mil vendedores, cada um com 100 a 150 contatos no whatsapp, isso multiplicado por 6 mil dá uma média de meio milhão de clientes da Chilli Beans.” “Eu ativei essa base com meus vendedores e dei uma comissão para eles, para comprar pelo site. É um aprendizado da quarentena que eu vou usar nas lojas também quando voltarem a abrir, principalmente nos dias de menor fluxo.” Completa.

Além das estratégias de vendas, a marca também pensa em como estar próxima ao consumidor durante a quarentena. A nova coleção de óculos do Dia das Mães foi lançada em live da cantora Ludmilla, além disso Caito também aposta em um grande evento da marca para o mundo inteiro. No dia 3 de maio, às 19h, os amantes da moda, música e arte poderão acompanhar um formato inédito e pela primeira vez aberto ao público em seus canais no YouTube, Facebook e Instagram. O evento online e ao vivo terá participação especial do ator Felipe Titto, vai contar com um pocket show da cantora Gloria Groove e anúncio da coleção especial com a Ludmilla, além outras atrações surpresas e doações para o enfretamento do novo coronavírus

“Nós somos a primeira empresa do mundo a fazer uma live corporativa. Vamos fazer um exercício de marca e vamos mostrar como a gente lança um produto para o mundo todo”.

Assista: