Cannes Lions 2025 – DM9 fatura Leão de Ouro e Brasil acumula 6 prêmios em Print & Publishing

LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp

O Brasil brilhou na categoria Print & Publishing do Cannes Lions 2025, conquistando um total de seis prêmios: um Leão de Ouro, dois de Prata e três de Bronze. O resultado reforça a excelência da indústria criativa brasileira em comunicação impressa e editorial, com destaque para grandes agências como DM9, VML, BETC Havas e David.

O presidente do júri deste ano na categoria Print & Publishing foi o brasileiro Ícaro Dória, presidente e chief creative officer da DM9 Brasil, que liderou a avaliação das campanhas internacionais e valorizou as soluções criativas e estratégicas apresentadas no Cannes Lions 2025.

Leão de Ouro

Plastic Blood – OKA Biotech | DM9, São Paulo

Campanha inovadora que usa sangue plástico para alertar sobre a presença de microplásticos no corpo humano e a importância da doação de sangue. A DM9 uniu ciência e emoção para gerar um impacto visual forte e conscientizar sobre os avanços em biotecnologia e sustentabilidade. O projeto reutilizou microplásticos extraídos de mil bolsas de sangue descartadas (450 litros), transformando-os em objetos impressos em 3D como copos e sacolas, que foram expostos para chamar a atenção sobre a poluição interna causada pelo plástico.

Segundo estudo da University of Newcastle, uma pessoa ingere cerca de 5 gramas de microplásticos por semana, o equivalente ao peso de um cartão de crédito. Além do impacto social, o projeto reforça a OKA Biotech como referência em materiais biodegradáveis e naturais, alternativa sustentável ao plástico convencional.

Laura Esteves, VP de criação da DM9, afirma:
“Plastic Blood transforma a poluição plástica em uma crise de saúde humana, chocando e forçando as pessoas a enfrentarem o que carregam dentro de si devido ao uso diário do plástico.”

Leões de Prata

The Shakespeare Bic – BIC | VML, São Paulo

Para celebrar os 75 anos da icônica caneta BIC Cristal, a campanha reescreveu Romeu e Julieta de Shakespeare usando apenas uma única caneta. Em um projeto que combinou tecnologia avançada, inteligência artificial e análise de caligrafia, um robô recriou toda a obra-prima literária à mão em 212 páginas, percorrendo 3 km de escrita em 20 dias. A ação une tradição e inovação, homenageando o poder da palavra escrita e reforçando o legado cultural da BIC.

Gold = Death – Urihi Yanomami | DM9, São Paulo

 

Com “Gold = Death”, a DM9 denuncia a mineração ilegal de ouro nas terras Yanomami e os graves crimes contra esse povo. A campanha destaca a importância da vida e cultura Yanomami diante da ganância e devastação ambiental. Em parceria com a Urihi Associação Yanomami, a ação revela que 71% do ouro produzido no Brasil vem da extração ilegal, que já dizimou cerca de 10% da população Yanomami.

Para conscientizar, foram usadas barras de ouro apreendidas para gravar manualmente 50 certidões de óbito de indígenas vítimas da mineração ilegal. As peças foram expostas internacionalmente, em países que importam ouro ilegal, para pressionar por mudanças.

Leões de Bronze

Coupon Rain – Mercado Livre | GUT, São Paulo

Ação interativa que substituiu o tradicional papel picado por cupons de desconto durante a final do Campeonato Paranaense, estimulando o engajamento dos torcedores e as compras online de forma inovadora e divertida. A campanha, amplificada por influenciadores e redes sociais, criou uma “caçada” aos cupons escondidos em fotos da final, reforçando o DNA inovador do Mercado Livre e sua conexão com a paixão nacional pelo futebol.

Scholarship in Books – Uniasselvi Scholarships | BETC Havas, São Paulo

A campanha “Bolsa em Livros”, criada em parceria com a BETC Havas, Uniasselvi e Instituto KondZilla, promove o hábito da leitura e oferece bolsas de estudo escondidas entre os parágrafos de livros de autores renomados, como Quem Pensa Enriquece e Projeto de Vida. Ao encontrar o código secreto, leitores de comunidades por todo o Brasil podem acessar cursos gratuitos de graduação na Uniasselvi. A iniciativa une educação e transformação social, incentivando a leitura como caminho para o crescimento pessoal e profissional, além de democratizar o acesso ao ensino superior.

Shot on Faber-Castell – David, São Paulo

I
Inspirada na famosa campanha “Shot on iPhone” da Apple, a ação da Faber-Castell usa lápis da linha Supersoft para criar ilustrações hiper-realistas que parecem fotografias de alta resolução. A campanha destaca a incrível fidelidade de cor e detalhe dos lápis, reposicionando a marca como referência em arte profissional, além de materiais escolares. Com o conceito criativo que brinca com a palavra “Shot” (capturado), a campanha reforça o talento humano na criação, em contraponto às imagens geradas por inteligência artificial. Veiculada em mídia out of home, a ação impactou mais de 6,5 milhões de pessoas, gerando aumento de 22% nas vendas da linha.

A cobertura do Marcas pelo Mundo em Cannes tem o patrocínio de Lew’Lara/TBWA, Artplan, JNTO, Central de Outdoor e Vox Haus.
LinkedIn
X
Facebook
Threads
WhatsApp